estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso SÍMBOLO/EMBLEMA como COSME DAMIÃO! (clicar imagem)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....
Cliquem na imagem para se saber alguma coisinha...

o braço amado do slb! mística sempre!

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?
Onde ANDA a MÍSTICA do GLORIOSO SLB?

O BENFICA DE WEIGL É UM ATENTADO À MEMÓRIA DO NOSSO DEUS!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!
(clicar imagem) Com a sua MISERÁVEL MENSAGEM ao MERCADO!

para o ano é a décima! vivó BENFICA!

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...
com o BI/39 porque ele MERECE TUDO do BENFICA!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!
NÃO há VERDADE DESPORTIVA à 7ª Jornada!(clicar)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)
é o REGRESSO do ESCANDALOSO COLÃO ao LEÃO!

o momento decisivo do campeonato! vamos slb!

até quando o colão ao dragão e leão?

até quando o colão ao dragão e leão?
Ninguém pede a demissão dele? (roubos actualizados, cliquem)

segunda-feira, 14 de março de 2011

a prova dos nove ao plantel do Benfica..


O Benfica empatou com o Portimonense (de Carlos Azenha!) em casa a um golo, e ficou mais distante do título. Para mim que via o título como impossível desde a segunda jornada, não é isto motivo de choque. Este jogo deu essencialmente para tirar conclusões sobre muitos dos jogadores que temos no plantel e que não são primeiras escolhas de Jesus. Sobre todos eles (excepto Carole), já tinha várias noções sobre o seu real valor. Por muito que alguns só fossem jogando aqui e ali 10 minutos, deu sempre para ver qualquer coisa. Quanto mais não fosse que não tinham mostrado tudo o que podiam mostrar.

Foi portanto um jogo bom para fazer a prova dos nove aos restantes jogadores do plantel, menos utilizados. Aqui fica a minha apreciação individual a todos eles:

Moreira – É um guarda-redes hoje em dia fraco. Não comprometeu e praticamente não teve trabalho… mas deste já vi muitos jogos, sei o que vale. E é pouco.

Carole – Estava muito curioso por vê-lo em acção, sobretudo porque as referências dele em França eram boas. E em França, país cuja formação tem uma reputação a defender, não é qualquer um que chega aos sub-21. É evidente que precisa ainda de muito trabalho defensivo, posicionalmente andou um pouco perdido, mas estou muito confiante. Este faz-se! Confiante com a bola nos pés e a sair para o ataque, rápido, bom toque de bola… parece ser jogador de equipa grande, e tem qualidade. Gostei mesmo.

Roderick Miranda – Nunca entendi a promoção que o Benfica fez deste seu “talento” do Caixa Futebol Campus. Jorge Jesus costuma dizer que no futebol há muita coisa que não é explicável por palavras, mas que é fundamental para vingar. Pois bem, essas coisas são claramente o que impedem (e impedirão) Roderick de chegar a um nível compatível com a exigência do Benfica. Não se impõe em campo, é muito mole e lento, pavoneia-se até excessivamente. Não comento o lance em que faz penalty, porque isso é inexperiência pura. Critico o resto. Que já se foi vendo em outros jogos, até mesmo nos juniores. Como é possível Jesus ter-lhe dado hipótese e ter deixado ir embora Miguel Vitor, esse sim com condições para ser um “centralão”. Há coisas que não entendo, francamente. Sou um adepto da formação, mas nunca tive grandes expectativas para o Roderick… hoje foi apenas o confirmar de tudo quanto já tinha recolhido mentalmente sobre ele.

Jardel – Duro de rins e lento, parece ser o protótipo de defesa central para equipas de pequena e média dimensão. Fortíssimo em bloco baixo, com um físico e um tempo de entrada à bola verdadeiramente bom, é do piorio com a equipa a jogar em bloco alto. Nem as compensações aos colegas sabe fazer, lê mal o jogo, tem enormes dificuldades em acompanhar avançados que lhe surjam pela frente lançados. Mais um erro de casting…

Luís Filipe – Deste, tal como de Moreira, não há muito a dizer. Acaba contrato este ano e deve ir à sua vida.

Airton – Gostei, jogo complicado para ele tanta a falta de talento que o acompanhou sobretudo no sector defensivo, mas no que dependeu dele foi um bom jogo. Confortável com a bola nos pés (apesar de ter falhado vários passes longos), mostra ainda para mais ter a dimensão como jogador que uma equipa grande pede. Foi o esteio de um Flamengo campeão brasileiro, e isso não é para todos. Qualidade !

César Peixoto – É um jogador cujo papel sempre tenho defendido no seio do plantel. Não é jogador para jogar nas faixas laterais, muito menos contra equipas pequenas onde se pede aos jogadores das faixas que sejam rápidos e que façam muitas “piscinas” ao longo dos 90 minutos. Mas no miolo, sobretudo em jogos onde se peça capacidade de circulação de bola e muita cultura táctica, é um jogador importante. Neste jogo actuou nas faixas, e conseguiu uma sólida exibição inclusivamente no apoio ao ataque. Claro que se para o ano puder ficar um Miguel Rosa em vez do Peixoto, é uma solução que não enjeito. Mas se não for esse caso, então é claramente para manter… não vale a pena ir dar tiros no escuro para o mercado de transferências, o Peixoto serve para os jogos em que será necessário.

Felipe Menezes – É um insulto aos adeptos e a alguns bons centrocampistas formados no Benfica, como David Simão, Miguel Rosa ou Ruben Pinto. Fraco tecnicamente, sem a perspicácia e inteligência característicos de um número 10, e finalmente sem qualquer velocidade. É o jogador mais ridículo de todo o plantel, e um dos piores que já vi com o manto sagrado. Como se aguenta dois anos no Benfica é que é mistério. O Jesus não tem olhos na cara para os brasucas?

Franco Jara – Voltou a confirmar tudo o que tem mostrado. É tão craque que dói, e mesmo não tendo feito um grande jogo é hoje em dia o avançado do plantel em melhor forma. Juntamente com Aimar (de que não falo neste post, por ser obviamente um talento de classe mundial, indiscutível) foram as duas melhores peças do Benfica na 1ª parte.

Alan Kardec – Gostava muito que desse certo. Gostava mesmo muito. Alto, muito rápido e muito ágil, bom jogo de cabeça. Não é grande coisa com os pés, e vai desenrascando no uso do corpo para guardar a posse de bola. Mas… a forma como encara o jogo é incrível. Não consegue ler as jogadas para se posicionar da melhor forma, anda o jogo todo à procura da bola mesmo que o Benfica passe o jogo nas imediações da baliza adversária. Vai ao primeiro poste quando um jogador se prepara para fazer um cruzamento largo ao 2º poste, vai ao 2º poste quando a jogada nunca na vida indicia que possa haver cruzamento para lá do 1º poste… inacreditável. Já o vinha notando há vários jogos, mas hoje foi demais… foram os 90 minutos mais ridículos que vi a um avançado na Luz. Podem falar-me de confiança, mas a confiança nota-se noutras coisas.. um passe que não sai bem, a finta que não resulta, o remate que sai enrolado. Não é na leitura de jogo e no posicionamento. A dispensa parece-me certa.

Ainda alinharam Nuno Gomes, Gaitan e Salvio, mas sobre esses não há muito a dizer. O Nuno Gomes já não é para estas andanças, mas dá que pensar ser usado primeiro o Kardec que ele. Gaitan e Salvio são valores seguros.

Ora posto isto, e olhando para o plantel, o que vejo de aceitável é:

GR: Roberto e Júlio César
Defesa esquerdo: Coentrão e Carole
Defesa Direito: Maxi Pereira
Defesas centrais: Luisão e Sidnei
Médios defensivos: Javi Garcia e Airton
Médios centro: Ruben Amorim e César Peixoto
Ala esquerdo: Gaitan
Ala direito: Salvio
Número 10: Aimar e Martins
Avançados: Saviola e Jara
Ponta de Lança: Cardozo

É portanto evidente que em termos de qualidade, o plantel é muito curto. Não dá, como sempre defendi que não dava, para todas as competições. É apostar nas taças, porque o resto já lá vai. Saindo previsivelmente Coentrão no Verão, será preciso encontrar um lateral pronto para ser titular. Carole tem valor, mas precisa de crescer.

Precisamos de centrais… temos Miguel Vitor, que para mim seria já titular ao lado de Luisão. E temos de aproveitar outro. Para 4º central, dando algum benefício da dúvida, manteria o Jardel.

Na direita, espero que se confirme a renovação de Maxi e a vinda de Wass. Do que já vi de Wass, pode ser uma boa alternativa, também para ir crescendo mas já sem envergonhar no curto prazo. Nas alas precisamos claramente de jogadores. Salvio é para manter nem que custe 15M€ (escusam de gastar esse dinheiro às mijinhas em Menezes, Shaffer, Fernandez, Kardec, Éder Luís, Jardel, etc), recuperando Urreta e contratando Nolito fica fechado. Na frente, precisamos de alternativa a Cardozo… poderá ser já Nelson Oliveira? E ainda há David Simão e/ou Miguel Rosa, que podiam complementar Ruben Amorim como médios mais polivalentes para jogarem como interiores por exemplo.

É preciso acima de tudo acabar com as contratações de valor inseguro. Para valores inseguros, temos os jogadores da nossa formação. De resto, só se devem contratar jogadores realmente bons. Estou farto de, ano após ano, ter de ver pela frente jogadores como Kardec, Felipe Menezes, Fábio Faria, Jardel, Balboa, Shaffer, Patric, JL Fernandez, Luís Filipe, Weldon (apesar dos golos do ano passado), Zoro, e poderia continuar a noite toda a enumerar os fracassos desta gestão desportiva, que superam em número claramente o número de jogadores que são contratados e que realmente rendem. Jesus não está isento de responsabilidades, a escolher jogadores dá-me arrepios. Já a potenciá-los a história é outra.

Fica desde já o alerta, a próxima época tanto pode dar para facilmente termos um plantel forte e cheio de boas soluções, como pode dar para o pesadelo deste ano. Em que gastámos 50M€ em jogadores (já contando com os 4,2M€ gastos em Janeiro), não tivemos alas decentes até Gaitan e Salvio se adaptarem totalmente (já para Novembro, Dezembro), e em que tirando os onze mais usados e 3 ou 4 outros jogadores, o resto que está no plantel é pouco mais do que lixo sem lugar no Benfica, enquanto há jogadores como Rodrigo, Urreta e Miguel Vitor incompreensivelmente emprestados a clubes sem dimensão.

Espero que este ano sirva de lição. Se é óbvio que nos lixaram no campeonato à grande, não menos óbvio é que temos um plantel com menos soluções que no ano passado, e isto passados 50M€… incompreensível. A prova dos nove a isto que digo foi hoje, e toda a gente pôde ver. Que a lista de dispensas tenha engrossado hoje, e que a sensatez nos traga um Benfica mais forte e com mais opções no próximo ano. Agora vamos atacar as Taças e no campeonato impedir que o Porto saia dele invencível. É o que há a fazer.

um grande post este não haja dúvidas...


não concordo a 100% com tudo o que aqui está dito mas....


é assim que se defende na minha opinião os SUPERIORES INTERESSES DO SPORT LISBOA E BENFICA...


não é com lengas-lengas e lamechices do tipo....ah o 'Roderick ainda é jovem tem que jogar e merecer oportunidades'....isso até é verdade mas não é no Benfica que isso tem que acontecer...é no Paços de Ferreira!  e depois tem que provar lá que tem condições para jogar no Benfica...


não é andar a jogar na equipa principal do Benfica e a fazer penaltis infantis como se estivesse a jogar nos juvenis....


o Sporting esteve 18 anos sem ser Campeão Nacional por causa de histórias e brincadeiras destas....


outra foi...'ah o Moreira tem que jogar para compensar não ter jogado na Taça da Liga'...bardamerda pra esta filosofia no Benfica e de alguns benfiquistas pá...


o Benfica não é uma Creche....


o Benfica tem que ganhar TÍTULOS....


e para isso tem que jogar aqueles que nos podem dar garantias de títulos no presente e no futuro...


quem devia ter jogado com o Portimonense era o Júlio César que precisa de minutos e de competição...

6 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Estou plenamente de acordo com amigo Coluna quando diz: "não é com miúdos de 19 anos como o Roderick que o Benfica deve contar para ganhar títulos"... Só um cego de bola poderia discordar.

Mas não nos esqueçamos que ele só jogou hoje, precisamente porque o Benfica já não disputava nenhum titulo neste jogo. Quem o lançou, que foram os mesmos que o andam a preparar, sabia muito bem disso e se algo mais estivesse em jogo do que apenas o calendário, não o teria lançado.

Honestamente e dando já o desconto da sua falta de experiência, acho que no global não jogou assim tão mal para aquilo que eu esperava dele num jogo competitivo de primeira Liga. Acho até que, tirando o penalti, foi menos batido do que o seu companheiro Jardel (esteve foi várias vezes ultrapassado). Roderick é um miúdo que tem personalidade nos pés, não tem medo de ter a bola e se não fosse um jovem com todos os condimentos para vir a ser um bom central, nem estava no Benfica.

Assim com eu, mais alguém no Benfica deve ter essa visão. Claro que o penalti foi lamentável, até porque foi infantil de mais para uma equipa de primeira Liga, para mais ainda ajudou ao empate, que é coisa que ninguém gosta nem a feijões. Roderick ainda não é jogador para o Benfica, é certo, mas pode vir a ser e só o tempo o dirá. É impossível ter certezas do que quer que seja - para o bem e para o mal - para já. Nem sempre se fazem jogadores no Paços De Ferreira, alguns até se perdem.

Outra coisa é o Miguel Vítor: Também concordo que este mostrava já um nível mais compatível com as aspirações do Benfica, apesar de ser de estatura ligeiramente baixa, mas quanto a isso nada posso fazer, só se pode contar com os que cá estão. Para o ano é algo a rever.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos caro Coluna

NSC disse...

Concordo com quase tudo.
Mas Jara não é craque; poderá eventualmente vir a sê-lo, mas ainda não é. É esforçado, lutador, tem alguma técnica, um bom remate, mas não banalizemos o craque.
Claro que o Lisandro quando chegou ao Porco também parecia um azelha...

Jotas disse...

Estou em perfeita sintonia com as opções tomadas por Jorge Jesus, em relação à revolução apresentada no onze que entrou ontem em campo, o Benfica não poderia correr qualquer risco de comprometer o apuramento na Liga Europa, por caprichos numa liga inquinada, que está decidida desde o seu início.
Este jogo e este resultado, não me causaram surpresa de maior e muito menos preocupação, nem sequer vou catalogar a categoria dos jogadores, porque julgo que todos deveriam perceber que por muita qualidade que alguns jogadores possam ter, o futebol é além de tudo um futebol colectivo feito de rotinas de jogo e obviamente foram notórias mais que qualquer coisa, a natural ausência dessas rotinas, com reflexos óbvios na exibição.
O Benfica está centrado e muito bem, nas provas em que depende de si para vencer, se o conseguir será uma grande temporada a todos os níveis.
Também tenho a consciência que muitos daqueles que pediam a cabeça do treinador no princípio da época vão ressuscitar com a leveza de raciocínio do costume, os mesmos que o veneraram de novo num ciclo de vitórias sucessivas, mas esses eu até entendo, agem com o coração e isso tolda sempre o raciocínio enfim, é o papel de adepto em que também eu caio algumas vezes, é normal, apenas lamento a falta de coerência.

Carlos Alberto disse...

Tão depressa??? hoje os beiguistas trabalharam depressa... nas 18 vitórias seguidas nem piavam.

Quem não os conhecer que os compre. LOL

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Um grande mas Grande Post!! a Minha Vénia Amigo Coluna!! À excepção de pequenissímos pormenores subscrevo...

Gloriosas Saudações

elxiko disse...

ainda bem que quem manda no Benfica é Jorge Jesus....