Morientes jogou a final da Liga dos Campeões pelo Mónaco em 2004.
Fernando Morientes tem um passado recente curioso com o futebol português. Esteve envolvido nalguns dos mais importantes jogos de clubes como o FC Porto e o Benfica e saiu sempre a perder. Mais recentemente, o avançado do Marselha foi eliminado pelos encarnados da Liga Europa, algo que também aconteceu em 2005/2006 quando na altura defendia as cores do Liverpool. Dois anos antes caiu aos pés do FC Porto de Mourinho, na final da Champions, quando representava o Mónaco.
Comparadas as equipas, segundo ele "bem diferentes", o internacional espanhol elogia mais a orientada agora por Jorge Jesus.
"Não me lembro de muitos jogadores. Carvalho, Deco, McCarthy? Ah sim. O FC Porto tinha uma equipa muito aguerrida, não nos deu hipóteses. Mas gosto mais deste Benfica, na minha opinião, é melhor, embora diferentes. Penso que o Benfica tem melhores jogadores que o FC Porto de Mourinho. Mas isso também não é sinal de sucesso e a verdade é que o FC Porto venceu tudo, o Benfica ainda não", disse Morientes ao DN, elogiando depois a equipa encarnada.
"São muito poderosos. Como todas as equipas, têm defeitos, mas sabem escondê-los. Querem sempre a bola, não têm medo de-la. Se metem medo? Medo, não; metem respeito, e isso é pior", referiu.
Fernando Morientes não jogou frente ao Benfica no embate com o Marselha, mas obviamente esteve atento aos dois jogos. E é lesto ao revelar que os encarnados não deram hipóteses aos franceses.
"Estudaram-nos bem. Em Marselha, dominaram quando muitos pensavam que vinham jogar em contra-ataque. Foram superiores", disse, destacando depois um pormenor curioso da atitude de Jorge Jesus nesse encontro.
"Numa altura em que estavam empatados, o treinador colocou um avançado a poucos minutos do fim dos 90 minutos [Kardec entrou aos 86']. Muitos tinham apostado em aproveitar o prolongamento, ele quis ganhar antes. E conseguiu-o", disse Fernando Morientes, tentando depois fazer uma comparação do actual Benfica com o de 2006, na altura quando eliminaram o Liverpool... de Morientes.
"O Liverpool era mais forte, claramente. O Benfica não tinha nada a perder, arriscou e ganhou. Lembro-me do Simão, Miccoli e Karagounis. Também considero que o Benfica agora está mais forte", afirmou, considerando, no entanto, que o Liverpool ainda é favorito na actual eliminatória:
"Marcaram um golo fora e podem apenas vencer por 1-0 e seguir em frente. Têm jogadores fora de série, como Gerrard e Fernando Torres, que podem decidir de olhos fechados. É claro que o Benfica também tem grandes jogadores e tudo pode acontecer. Ainda assim, considero que o Liverpool é mais forte."
Melhor registo de golos
Ao derrotar na quinta-feira os ingleses do Liverpool por 2-1, no Estádio da Luz, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, o Benfica passou a deter o melhor registo de golos da história em competições europeias. No total, são já 28 os tentos convertidos pelos encarnados, orientados por Jorge Jesus, na edição da época 2009/2010 da Liga Europa. E também Óscar Cardozo, ao fazer os dois golos do triunfo, passou a somar nove tentos na Liga Europa, igualando assim o melhor registo de sempre numa só época, a par com Eusébio e José Torres, autores de nove golos na edição de 1964/65 da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Nessa mesma temporada de 1964/65, o Benfica totalizou 27 tentos numa prova europeia, o agora segundo melhor registo da história do clube.
in 'DN Online'
o Morientes é umas das opiniões mais avalizadas de Espanha hoje em dia.....
Sem comentários:
Enviar um comentário