estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso SÍMBOLO/EMBLEMA como COSME DAMIÃO! (clicar imagem)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....
Cliquem na imagem para se saber alguma coisinha...

o braço amado do slb! mística sempre!

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?
Onde ANDA a MÍSTICA do GLORIOSO SLB?

O BENFICA DE WEIGL É UM ATENTADO À MEMÓRIA DO NOSSO DEUS!

o que as televisões todas escondem! (clicar imagem)

o que as televisões todas escondem! (clicar imagem)
Os ROUBOS da FPF, FONTELAS e PROENÇA ao BENFICA!

DESMASCARAR AS MARIANAS PEDROTOS, VÍTORES PINTOS E BERNARDOS RIBEIROS!

até quando o colão ao dragão e leão?

até quando o colão ao dragão e leão?
Ninguém pede a demissão dele? (roubos actualizados, cliquem)

DIRECTOR DE Comunicação do PORTO!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!
(clicar imagem) Com a sua MISERÁVEL MENSAGEM ao MERCADO!

GRANDE TREINADOR/HOMEM! UM SENHOR! ETERNO OBRIGADO PELO WEIGL TER SAÍDO!

OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!

OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!
Amo-te SPORT LISBOA e BENFICA! Rumo ao 39º!

para o ano é a décima! vivó BENFICA!


este golo? weigl rematava melhor!

só 20 anos? eles fazem isto desde 1976! (clicar imagem!)

só 20 anos? eles fazem isto desde 1976! (clicar imagem!)
mas desde CONCEIÇÃO que é a MAIOR VERGONHA MUNDIAL!

TODOS PELO NOSSO BENFICA! SEMPRE!

GANHAR A TAÇA DA LIGA e a de PORTUGAL...

GANHAR A TAÇA DA LIGA e a de PORTUGAL...
e o 39ºCAMPEONATO! Rumo ao BI/39 TRI/40 BENFICA! (clicar imagem e ver o SHOW di BOLA na 2ºparte!)

GRANDE ENTREVISTA do nosso PRESIDENTE! RUMO AO BI/39!

é este o CAMINHO do BI/39 BENFIQUISMO...(clicar imagem!)

é este o CAMINHO do BI/39 BENFIQUISMO...(clicar imagem!)
muita MÍSTICA nos jogos FORA e na CATEDRAL da LUZ!

o campeão é DE LONGE A MELHOR EQUIPA DE PORTUGAL!

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...
com o BI/39 porque ele MERECE TUDO do BENFICA!

que seja DECISIVO no BI/39º! VAMOS BENFICA!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!
NÃO há VERDADE DESPORTIVA à 7ª Jornada!(clicar)

já foi há muito tempo! voltar a GANHAR!

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)
é o REGRESSO do ESCANDALOSO COLÃO ao LEÃO!

SCHMIDT devolveu-nos a GLÓRIA! DANKE ROGER!

que haja muita MÍSTICA em CHAVES...(clicar imagem!)

que haja muita MÍSTICA em CHAVES...(clicar imagem!)
e na LUZ contra os LAGARTOS! vamos BENFIQUISMO!

o momento decisivo do campeonato! vamos slb!

ANTIS ENRABADOS NA LUZ SEM DÓ NEM PIEDADE!

ANTIS ENRABADOS NA LUZ SEM DÓ NEM PIEDADE!
em APENAS😂 4 minutos e 4 CM!😂 (clicar!)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sven-Goran Eriksson - O «revolucionário»


Eriksson nasceu na Suécia a 5 de Fevereiro de 1948. Desde cedo se interessou pela prática desportiva, nomeadamente o futebol. Com 28 anos de idade concluiu o curso de Educação Física, formando-se como treinador de futebol. Em 1975/76 estreou-se à frente de um clube sueco da III Divisão. Após ter levado o modesto clube à II Divisão, mudou-se para um outro clube sueco. Foi então treinador do IFK Gutemburgo e na sua primeira época neste novo clube, conquistou a Taça da Suécia. Em 1981/82 conquistou também a Taça UEFA, o Nacional da Suécia e a Taça da Suécia.

Na mesma época, o Benfica atravessava um mau momento e a direcção de Fernando Martins procurou então, dado que Baroti não continuaria na Luz, contratar o sueco, para levantar o Benfica, da crise de resultados que atravessava. À chegada á Luz, começaria por dar um aviso à navegação: “Os jogadores do Benfica terão de trabalhar duramente”.

A verdade é que, na época de 1982/83, o clube da Luz sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e chegou à final da Taça UEFA. A turma de Eriksson deixaria, no campeonato, o F.C. Porto a quatro pontos e o Sporting a nove, perdendo apenas um jogo em 30 realizados. Eriksson treinou o Benfica ainda em 1983/84, assegurando mais um título, mas de imediato rumou para Itália, onde o “calcio” falou mais alto ao coração do jovem treinador nórdico.

Trabalho e êxito, duas palavras que caracterizam um sueco simpático e correcto...

Na época de 1982/83 a ansiedade dos adeptos, em ver o Benfica recuperar o título de Campeão e o prestígio europeu era enorme. Eriksson mostrou então desde o seu primeiro dia as suas principais características, isto é, tranquilidade, simpatia, educação e mostrou ser um homem de diálogo fácil e sabedor da responsabilidade que tinha em treinar uma equipa como o Benfica. Com

Sven-Goran Eriksson, mais do que resultados alcançados, ganhava especial saliência o futebol praticado. Na Luz, ou não, frente a adversários mais ou menos acessíveis, o Benfica era reconhecido pela sua atitude dentro das quatro linhas. O futebol de Eriksson era pressionante e bloqueava grande parte dos adversários ainda dentro do seu meio-campo e tudo graças à condição física e entrega aos jogos dos jogadores.

O sucesso alcançado na Suécia e em Lisboa, em tão curto espaço de tempo despertou de imediato o interesse de diversos clubes. Eriksson, traído pela ambição, rumou então para Itália onde treinou durante 5 anos, estando durante os três primeiros ao serviço da AS Roma e nos dois últimos em Florença, a treinar a AC Fiorentina.

Dada as dificuldades do clube da Luz em arredar facilmente o título nacional, João Santos possibilitou, então, o regresso do sueco ao Estádio da Luz. Toni, aceitou manter-se na equipa técnica, como seu adjunto. Dois anos após o seu regresso, Eriksson com a sua conhecida competência, voltou a conduzir o Benfica à final da Taça dos Campeões Europeus.

Eriksson teve duas honrosas passagens pela Luz

O nome do Benfica voltava assim ás bocas dos europeus que tiveram a possibilidade de assistir na tarde de 23 de Maio de 1990, na presnça de 65.000 espectadores em Viena a um S.L. Benfica vs A.C. Milan. A equipa da Luz, jogou de igual para igual, mas acabaria por perder a partida para os italianos. Aos poucos o sueco ia reformulando a equipa, substituindo alguns dos habituais titulares. Colocou William no lugar de Aldair, Paulo Sousa a alternar com Valdo e no ataque utilizou duas novas aquisições: Rui águas e Isaías. O Benfica conquistaria então, o 29º título em 56 campeonatos disputados.

Seguiu-se a 3ª época de Eriksson nesta segunda passagem do sueco pela Luz e já em 1991/92, o técnico faria alterações significativas na equipa-tipo: Neno a guarda-redes; Paulo Madeira a defesa-central ao lado de William que dividiu a titularidade com Rui Bento; no meio-campo Schwarz ou Kulkov em vez de Paulo Sousa, e Isaías a dividir titularidade com Pacheco; na linha avançada, Magnusson ou César Brito, com Iuran.

Em Portugal os resultados não foram os melhores, mas a nível europeu, o Benfica eliminou o Arsenal, em Londres por 3-1 num dos melhores jogos da história do “glorioso”.

Mas a continuidade de Eriksson nos comandos do clube da Luz não estavam garantidos e o sueco, consciente das dificuldades em vencer um campeonato em Portugal, partiu novamente para Itália. Treinou a Sampdória UC e a SS Lázio.

Após quatro épocas no clube de Roma, saiu para passar a comandar a selecção inglesa. Era então, a concretização de um sonho, para o técnico sueco, que nunca escondeu a sua admiração pelo futebol inglês. Eriksson ficou então na história do clube da Luz, por ter sido o «revolucionário» do futebol benfiquista. O sueco fez a passagem da crise para a Europa e é ainda hoje, um profissional honesto, com grande capacidade de trabalho e análise dos esquemas e desenvolvimentos tácticos.
Em suma, Sven-Goran Erikson, durante cinco épocas no Benfica, alcançou três títulos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Esteve no clube da Luz em períodos distintos, a primeira passagem no início da década de 80 e a segunda no fim da mesma e princípio da década de 90.

Eriksson foi sempre admirado pelos benfiquistas No Benfica, o sueco orientou a equipa de futebol em 301 jogos, alcançando 204 vitórias e 56 empates, marcando-se 700 golos para 205 golos sofridos. Recentemente o seu nome voltou a ser dado como possível sucessor de Jesualdo Ferreira, mas um novo regresso à Luz ficou adiado.


Eriksson mostrou-se satisfeito pelo possível, interesse dos «encarnados» mas o facto de ser seleccionador de Inglaterra afastou o seu regresso a uma casa que bem conhece. Os adeptos gostam de Eriksson e o sueco gosta do Benfica. Sem dúvida que marcou uma parte da história deste “glorioso” clube. Obrigado Eriksson!

Texto: Rafael Santos / «O Benfica» / «Livro de Ouro», DN, Sport Lisboa e Benfica





Sem comentários: