estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso SÍMBOLO/EMBLEMA como COSME DAMIÃO! (clicar imagem)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

UM dos 10 clubes MÍTICOS do MUNDO! SL BENFICA!

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....
Cliquem na imagem para se saber alguma coisinha...

até quando o colão ao dragão e leão?

até quando o colão ao dragão e leão?
Ninguém pede a demissão dele? (roubos actualizados, cliquem)

maio de 2022 tem que ser GLORIOSO ASSIM!

que o espírito de eindhoven se mantenha até ao final da época!

que o espírito de eindhoven se mantenha até ao final da época!
Rumo ao 38º TÍTULO Nacional BENFICA! (clicar imagem)

o GLORIOSO SLB ESTÁ ONDE MERECE! VAMOS!

LEVEM MÍSTICA/ENERGIA POSITIVA AOS AÇORES!

LEVEM MÍSTICA/ENERGIA POSITIVA AOS AÇORES!
Levem SÍMBOLOS/EMBLEMAS do BENFICA! Rumo ao 38º!

rumo aos oitavos-de-final e ao 38º!

o afilhado do proença vai ajudar o 5porting!

o afilhado do proença vai ajudar o 5porting!
Cliquem e vejam as NOMEAÇÕES CIRÚRGICAS!

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

sigam o EXEMPLO do Samaris...

 

e usem/utilizem 'MÍSTICA!'

PS-OBRIGADO nós também...


grande benfiquista 'ANDREAS!'

(o Weigl fugiu do Gerson na Luz, foge de todos...já este grego...)

'UNO di NOI!'

25 comentários:

John Billy #37 disse...

Esta foto é brutal. Não era grande jogador mas era grande homem. Que tenha muito sucesso.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Grande Benfiquista JOHN BILLY,

a GLORIOSA HISTÓRIA do BENFICA...

está cheia de 'SAMARIS'...

ou seja de GRANDES HOMENS!

PS- também temos MENINOS na nossa história infelizmente como sabes...

PAULO MADEIRA
NUNO GOMES
GRIMALDO
WEIGL

o que ACONTECEU com ELES?

o Porto e o Sporting estão AGRADECIDOS...

fartaram-se de GANHAR TÍTULOS...
(até o BOAVISTA foi CAMPEÃO! e o BRAGA também tinha SIDO em 2010 se o JESUS não COLOCA o grande SAVIOLA no LUGAR CATIVO do NUNO GOMES no Benfica até o JJ chegar!)

com os MENINOS da/na LUZ...

JSilva disse...

Em relação ao mercado está desiludido pela postura dos responsáveis pelo Benfica.
As primeiras contratações indicavam que o Benfica tinha feito o trabalho de casa e estava no bom caminho.
Fizeram uma festa pela entrada da Champions e bem, eu pensava que a maior parte do dinheiro seria para novas (trinco e defesa esquerdo)contratações, para depois termos o retorno Desportivo e mais tarde o Financeiro. Nada disso foi feito, o que significa que o Clube não tem dinheiro, o que é muito grave e é necessário urgentemente uma Auditoria Externa para apurar todos os danos que foram feitos ao nosso Benfica.
Renovações de contratos a jogadores tolas, ordenados pagos a certos jogadores ridículos, contratações de entulho absurdas, tudo isto são crimes cometidos que lesaram gravemente o Benfica.
Em relação ao defesa esquerdo andaram a trás do wendell, não percebo como não foi contratado a muito tempo se o preço era o que foi falado, não veio, também não veio mais ninguém, incompetentes.
Em relação ao meio campo, a não contratação do Al Musrati vai ser o maior erro para a equipa e nós adeptos vamos pagar bem caro, mais um ano para esquecer. O Braga não quis vender e nós como somos os bobos da corte vamos emprestar o Chiquinho a eles, incompetentes.
O Mister queria mais um central porque cada um ia fazer mais de 60 jogos, então a bailarina vai aguentar jogar tantos jogos a um nível normal, claro que não vai conseguir e o nosso Benfica que não tem culpa de ter lá incompetentes é que vai pagar.
Em relação ao Vinicius foi um crime quando não foi vendido na altura por 45 Milhões, pois como somos um Clube rico é normal não vender (vão para o C.), agora foi emprestado por 2 anos(????) e com compra obrigatória de 10 M, Atenção, se concretizar as condições contratuais previstas, não dá para perceber.
Passado um ano temos as mesmas lacunas, nada foi feito, assobiaram para o lado e nós adeptos é que vamos pagar, pelo nosso amor e dedicação ao nosso Benfica.
Sinto-me enganado e destroçado pela incompetência dos responsáveis pelo Destino do nosso Grande Benfica.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Grande Benfiquista JSILVA,

agora já está vamos fazer o quê...

com uma CATREFADA de CENTRAIS e AVANÇADOS...

e mais LATERAIS e MÉDIOS OFENSIVOS...

o Benfica vai ABORDAR a CHAMPIONS...

num GRUPO com:

BAYERN
BARCELONA
DÍNAMO de KIEV

sem um ÚNICO DEFESA-ESQUERDO e TRINCO!

porque o GIL DIAS e o MEITÉ são uma ADAPTAÇÃO...

e o GRIMALDO e o WEIGL são o que SÃO!

enfim...

PS- que os DEUSES estejam com o BENFICA....

como estiveram com o SPARTAK e PSV...

PAULO SANTOS disse...

Grande Samaris. Nunca irei esquecer aquele corte sobre o orelhas mexicano que se preparava para nos marcar um golo.
Tudo de bom.
Deve-se sentir orgulhoso, sai de Portugal a falar melhor Português do que o treinador...e com os ordenados completos até ao ultimo tusto... muito bem, sabe-a toda. Ser Benfiquista é isso, não perdoar nada a ninguém...nada de facilitismos. Quem facilita acaba sempre por ser prejudicado...é só ver o que aconteceu ao Benfica...
O grande Grego faz meia dúzia de jogos mais ou menos, faz um grande corte, que sejamos justos ás tantas valeu um titulo, dá umas sarrafadas e uns murros nos adversários, leva do marroquino dos caloteiros e fica-se. Tudo isto no ultimo ano de contrato. Por coincidência, a imprensa Grega faz chegar a Portugal uma "bomba" - Samaris se não renovar pode ir para os corruptos. A imprensa "amiga" faz o trabalho de sapa, e o grande craque tem a recompensa exigida : renovação de contrato, com um salário principesco. Brutal, vale a pena ser bom pelo menos meia dúzia de jogos em três épocas. A seguir não conta para o totobola. Não corresponde quando chamado, parece um jogador acomodado, - devia ter negociado o contrato e renovação jogo a jogo...pensam os manda chuvas a sentirem-se enganados, mas logo se sentem eufóricos :-pelo menos não foi para os andrades corruptos...bem feito. Com estes a rirem-se que nem malucos.
Depois vem uma lesão arreliadora. Não, em Portugal e no Benfica não me tocam. Vou para Espanha. Lá é que são bons, não quero saber se aceitam ou não. E lá foi.
Recuperação em casa, na bela Grécia, junto aos seus, que o Seixal e o Departamento Médico do Benfica só é bom para recuperar jogadores como o André Almeida...não percebem de ossos Gregos...
Lá veio quando obrigado, lá foi fazendo as suas visitas a Espanha á revelia do Benfica e dos seus Médicos. Decidiu dar alta a si mesmo e apesar de não autorizado por quem o operou, diz estar pronto para integrar o plantel a 100%...claro que deu raia. Mas durante todo este tempo o Benfica nunca lhe faltou com nada...inclusive com o seu principesco salário. A decisão de que não contava para o treinador estava há muito tomada. A rescisão era inevitável. O acordo é que seria de certeza bem mais complicado, até porque já não poderia fazer mais um takle estupendo nem dar uns beliscões a um qualquer adversário. Mas poderia sempre torcer que nem um adepto pelo Clube e assim fez o grande Samaris...além de jogador foi um adepto espectacular...os sócios e adeptos gostam...só do André Horta é que não... e pronto lá caíu nas boas graças de todos e lá conseguiu o que negociou graças a meia duzia de jogos mais ou menos bem conseguidos e a um carrinho maravilhoso. É de homem, foi de homem. Aliás o Clube não precisa da sua ajuda para nada. Anda a vender jogadores abaixo do preço de custo, a emprestar jogadores mas a ficar a ser responsável pelo salário ou percentagem alta do mesmo...o Benfica é um Clube rico, não precisa de "esmolas" de ninguém. Nem de jogadores emprestados. Isso é para Clubezecos como o Barcelona o Atlético Madrid, o PSV, e os caloteiros aqui do lado que ainda por cima vêm o PSG a pagar os ordenados de um tipo qualquer que ganha 3,8 Milhões...esses é que precisam O Benfica não.

Lá foi embora o grande Samaris. Homem com "O" grande como diria alguém. Adepto para sempre e feliz da vida com uma mensagem de despedida muito sentida dirigida a nós adeptos que o vemos partir com muita pena de não o vermos por cá a chular o Clube mas a trabalhar...ou pelo menos a ter de aparecer nos treinos.

Grande homem este craque . Quando nos voltarmos a cruzar na GIAFKA, em Patras, sua terra Natal, vou-lhe voltar a pedir um autógrafo. Mas agora espero que já não lhe seja tão difícil de o dar. Com muletas custa mais...

LedZep disse...

Já vi que já não te lembras do colão que o Braga teve nesse ano.
Já agora,pela tua ordem de ideias de jogadores meninos e olhares não intimidatórios,no seu tempo o Nené que nunca sujava os calções, também era um menino?
O João v. Pinto qual franzino,também era um menino?
Ficam só estes dois,mas haveria muitos mais.
Abraço.

PAULO SANTOS disse...

Quanto ao mercado, foi mais do mesmo. Dos chamados três grandes somos a equipa com mais opções equilibradas para todos os sectores...equilibrada porque o equilíbrio também se pode medir pela falta de qualidade. Muitos jogadores. Muita falta de qualidade para um Clube como o Benfica.
Continuamos sem um GR de topo, embora Vlachodimos não tenha estado muito mal...
Continuamos sem um quarto central de qualidade...
continuamos na lateral direita com excesso de jogadores que fazem o lugar mas que não valem um defesa direito de qualidade... Serge Aurier está sem clube e pode ser inscrito. Tem o selo de qualidade do Nuno Espirito Santo. Também foi dispensado por ele, tal como o Jonas...
Continuamos na lateral esquerda com meio lateral...a adaptação de Valentino pode ser a solução...
Continuamos com um meio campo muito macio e permissivo, onde poucos marcam e fazem pressão, além de que não existe jogador que remate de fora...
Continuamos sem extremos suficientes, com qualidade, para jogar neste sistema de três centrais...não tem nada de saber é : 1x3x4x3, só assim resulta bem, com jogadores pressionantes e rápidos, os dois médios fortes com um a ter mais saída, ou á vez, ajudados sempre por um central, dois extremos rápidos no apoio a um ponta de lança...Há muito poucas equipas de topo a jogar com três centrais mas as que há jogam assim...Darwin até pode fazer uma ala, mas não me parece que aconteça, dá trabalho...

Não se pode "aldrabar"/alterar um sistema só para colocar jogadores por si pedidos a jogar.

manu disse...

Muito bem Paulo, excelente texto! Isto de jogar por amor ao clube já lá vão uns anitos...
No dia de ontem, ainda mantive a esperança, com Chiquinho a caminho de Braga, que estivessemos a negociar Al Musrati... foi só um sonho.
Em vez de um verdadeiro lateral esquerdo, chega-nos mais um lateral direito, já são 4 para aquela posição! Pouco acompanhei a carreira do Lázaro ( até poderá ser uma agradável surpresa), mas atualmente o Gilberto não merecia, pois o jogador é o nosso lateral direito em melhor forma, decisivo com dois golos no Spartak e agora com o Tondela. Agora sim! Mais adaptado ao clube e à realidade do futebol europeu, não sendo um virtuoso tecnicista, ganha em alma e raça, sim, a fazer lembrar o "velho" Maxi Pereira! É a minha opinião.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

LEDZEP,

não digas/escrevas DISPARATES sff ok

é claro que me lembro do COLÃO...

que teve o BRAGA nesse ano/época...

e tu LEMBRAS-TE de ALGUÉM...

que tenha DESMASCARADO mais esse COLÃO do BRAGA...

do que este BLOGUE?

QUEM?

no época da nossa R3CONQUIS7A...

o PORTO teve 30 PONTOS a MAIS!

30!

com o NUNO GOMES no lugar de:

JONAS
JOÃO FÉLIX

o BENFICA tinha sido CAMPEÃO?

ò LEDZEP ledzep...

PS- o NÉNÉ faz PARTE do meu 11 de SONHO...

que eu já coloquei aqui no blogue mutas vezes...

o JOÃO PINTO?

o JVP?

mas tu queres COMPARAR...

o GRANDE João Vieira Pinto...

e o MÍTICO/LENDÁRIO NÉNÉ...

a NÍVEL MENTAL com o NUNO GOMES?

para COMPETIR em ALTA COMPETOÇÃO?

mas tu tens NOÇÃO sequer da DIFERENÇA?
(tal como para com o JONAS e JOÃO FÉLIX!)

o NÉNÉ deve ter sido SÓ o JOGADOR do BENFICA...
(mais até que o GLORIOSO CARDOZO!)

que MARCOU mais GOLOS...

ao PORTO e ao SPORTING...

que eu VI desde 1979 na LUZ!

o Nuno Gomes NUNCA MARCOU SEQUER um GOLITO ao PORTO na CATEDRAL!

olha falando de NOVO nessa ÉPOCA do BRAGA em 2010...

estás a ver o BENFICA 1-PORTO 0...

do GOLO do GRANDE SAVIOLA?

naquela BOLA...

o NUNO GOMES caia para TRÁS PÁ!

porque ACUSAVA a PRESSÃO!

borrava-se TODO!

mas tu tens lá NOÇÃO...

vocês não percebem pá não vale a pena...

há um ANO ATRÁS eu disse/escrevi aqui:

'NÃO DEIXEM o JOÃO MÁRIO ir para o SPORTING'
(tal como fiz na altura com o ADÁN!)

depois vieram-me dizer:

'mas tu NÃO GOSTAS de jogadores pequeninos/fracos no Benfica'

eu respondi:

'o JÃO MÁRIO ele NÃO É FRACO nem FÍSICA e nem MENTALMENTE, ele é RIJO nos 2 ASPECTOS'

já viste o que ele está a fazer?

e ainda NÃO VISTE nada...

alguma vez viste aqui um post:

'DESPACHEM/VENDAM o RAFA!'

alguma vez?

QUANDO?

epá ò LEDZEP...

tu estás a FALA com ALGUÉM...

que DESDE HÁ 45 ANOS...
(não estás a falar com UM MENINO das REDES SOCIAIS do BENFIQUISMO ok)

lida com JOGADORES de ALTA COMPETIÇÃO...

que disputaram/foram DISPUTAR...

tão somente CAMPEONATOS do MUNDO e JOGOS OLÍMPICOS!

de uma MODALIDADE DESPORTIVA COLECTIVA!

portanto eu SEI o que estou a DIZER quando estou a ESCREVER!

escreveste:

'Já agora,pela tua ordem de ideias de jogadores meninos e olhares não intimidatórios'

tu NÃO SABES com quem estás a falar...

é compreensível...

que digas isso...

voltando ao NÉNÉ que referiste a seguir:

eu LEMBRO-ME BEM do OLHAR do NÉNÉ na ALTURA a JOGAR...

eu segui AQUELE BENFICA dos anos 80 DIARIAMENTE...

ele tinha um OLHAR de uma ÁGUIA que NÃO HESITA!

ele era LETAL ali na ÁREA...

depois SORRIA e perguntava pela FAMÍLIA...

aos jogadores do Porto e Sporting...

ò LEDZEP vai brincar nas REDES SOCIAIS...

com os WEIGLISTAS e GRIMALDISTAS...

que ONTEM tiveram mais um DIA MAU...

nas suas 'CARREIRAS'...

então NINGUÉM QUIS...

os NOVOS HERÓIS da LUZ?

então o PSG...

e o POCHETTINO....
(que os GRIMALDISTAS/WEIGLISTAS adoram!)

veio BUSCAR o CEPO do NUNO MENDES....

e não veio BUSCAR o VOSSO GRI?

como é POSSÍVEL isto?

o Nuno Mendes NÃO TEM CÉREBRO!

não tem o CONHECIMENTO PROFUNDO!

não tem o CONHECIMENTO do JOGO!

e o GOLÃO do GRIMALDO em BARCELOS?

e a ESTRONDOSA EXIBIÇÃO do GRI em AMESTERDÃO?

então NÃO CHEGOU...

para CONVENCER o PSG e o POCHETTINO?

o Nuno Mendes até MARCOU um AUTO-GOLO nesta JORNADA!

como é POSSÍVEL?

então NÃO SOU EU que EMBIRRO com jogadores?

que PERSIGO jogadores?

que tenho BIRRAS com jogadores como vocês dizem?

então mas NINGUÉM os QUER...

PORQUÊ?

nem os SELECCIONADORES dos seus PAÍSES....

os QUEREM!

porque SERÁ?

será do GUARANÁ?

se calhar...

viste o LIVERPOOL-CHELSEA neste SÁBADO?

neste VERÃO falou-se no INTERESSE do CHELSEA...

no WEIGL...

vai lá ver o JOGO se não o VISTE...

e depois vem cá dizer...

se ACHAS que ele PODE JOGAR no CHELSEA...

e quem é que SAI para ele ENTRAR naquela equipa...

Tuga662 disse...

O plantel está melhor que o ano passado ,os reforços deste ano para mim são jogadores muito competitivos inclusive o Gil Dias que arrisca-se a ser o próximo patinho feio mas eu acho que ele é um jogador interessante rapido com tecnica e bem trabalhado pode fazer lado esquerdo apesar de ele ser extremo de origem,fiquei desiludido com empréstimo de Chiquinho e não termos entrado em negociação pelo Musrati ou com PSV na ida de Vinicius tentar o Sangarré.Esperemos qie a união à volta da equipa e o espírito de grupo mostrado pelos jogadores de Benfica funcionem ate Dezembro e depois ir buscar um ou outro jogador para colmatar as insuficiências do plantel

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

o WEIGL um dia...

pode ir para ESTE CHELSEA lá isso pode...

mas é como FISIOTERAPEUTA...

ou como APANHA-BOLAS quiçá...

é uma questão dos WEIGLISTAS...

esfregarem todos muitos LIMÕES...

que o WEIGLINHO um dia...

ira para o CHELSEA do TUCHEL...

o THOMAS até é alemão e tudo...

tal como o KLOPP...

que foi BUSCAR o DEFESA-ESQUERDO TSIMIKAS ao Olympiacos...

e disse numa ENTREVISTA à LIVERPPOLTV...

que vê MUITOS JOGOS da LIGA PORTUGUESA...

porque tem SEMPRE jogadores interessantes para ver...

e então ele vai buscar o TSIMIKAS?

e não veio buscar o GRIMALDO?

eu não entendo sinceramente...

LedZep disse...

Caro coluna.
Tenho 57 anos de idade e 44 de sócio pá, portanto não me mandes brincar para as redes sociais.
Agora uma coisa te digo,andar sempre a achincalhar certos jogadores do nosso clube, mesmo que se tenha má opinião deles fica-te mal.
Já agora em relação ao lagarto Nuno Mendes,ainda é um projeto de jogador,pode chegar a jogador ou não,como tantos outros com aquela idade.
Espero que a próxima direção do Benfica te ponha como olheiro de futuros jogadores para o clube

dezazucr disse...

Ledzep (15:17), do Nené não posso falar pois não cheguei a vê-lo jogar, agora o João Pinto era um bicho competitivo, colocá-lo na mesma frase que esses 4 é um sacrilégio. O ser menino não tem nada a ver com ser pequeno, tem a ver com competitividade. O João Pinto nunca se encolheu e teve de lidar com autênticos animais em campo de cada vez que jogava com os corruptos então... Nunca se intimidou, fez grandes jogos contra eles e marcou vários golos nesses jogosdifíceis. O Nuno Gomes por exemplo em 13 épocas de Benfica, em que deve ter feito no mínimo 20 jogos (vou supor que em alguns não jogou) tem 1 golo para contar aos corruptos e 2 aos lagartos. Encolhia-se sempre. Com o sr Weigl em 6 jogos perdemos todos menos 1 empate, enfim. No entanto os benfiquistas gostam é de jogadores destes, sem competitividade nenhuma.

John Billy #37 disse...

O Ramires é pequeno e franzino mas parecia feito de pedra. É aquele espírito antes quebrar do que torcer.

Mark Trencher disse...

Concordo, embora as fraquezas da equipa não tenham sido prioridade, nomeadamente continuarmos com um defesa-esquerdo que vai para a sexta época no Benfica e ainda é uma esperança, ou não termos um
verdadeiro trinco, ainda assim parece-mee que nesta época até contratámos com mais critério.
Há uma melhoria em termos físicos, e mesmo da maturidade dos atletas disponíveis.
Houve claro, uma ou outra situação com as quais podemos não concordar, não gostei da gestão do Vinícius por exemplo, e sinceramente sou daqueles que pensa que o Pizzi já está numa fase descendente da carreira e talvez devêssemos tentar colocá-lo noutro lado.
No global penso que se tentou fazer bem melhor que as trapalhadas e circos das últimas épocas, com gajos que só passam no Estádio da Luz para assinar e irem logo embora emprestados, ou carradas de jogadores para as equipas secundárias que ao fim de duas/três épocas já nem nos lembramos que nos pertencem ou pertenceram.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Grande Benfiquista Mário,

Apaguei o seu comentário sem querer ok

Eram 6 quando abri a seguir ao jogo de Portugal mas como o estou a fazer no smartphone apaguei o seu também sem querer obviamente, as minhas desculpas.

Se se lembrar e quiser comentar o mesmo de novo terei muito gosto como sempre em publicá-lo ok, obrigado

Mário disse...

Viva Coluna. Era a respeito de um nome que foi aqui falado... João Vieira Pinto. Tendo eu nascido em 78 como calculam JVP foi um ídolo... Tinha o meu quarto forrado de posters dele, a partir de dada altura era basicamente a luz do Benfica naquele tempo de trevas que nem gosto de relembrar.

Fez-me sempre confusão porque é que aquele jogador nunca recebeu qualquer espécie de homenagem do Benfica, pois entendo que merecia. Não é por ter saído para o Sporting que perdi a admiração pois saiu nas circunstâncias que sabemos. Portanto, há algum motivo especial que saibam, e que eu comum adepto não esteja a alcançar? É que ainda no outro dia via no nosso camarote tantos ex jogadores e pensei, poxa... Nunca vi aqui o João Pinto!

Nightdevil disse...

Por acaso no jogo anterior estava la

GR1904 disse...

Já viram a coincidência?

- o Benfica empresta Vinícius ao PSV e nem tenta contratar o Sangaré.

- o Benfica empresta o Chiquinho ao Braga e nem se intromete pelo Al Musrati.

Depois dizem que foi um bom defeso. Eu digo que resolveram os pequenos problemas, mas os maiores e que fazem toda a diferença entre ser ou não ser campeão, continuam lá.

Interesses da equipa? Ou de quem gere o clube? Não se esqueçam que só saíu uma mosca.

SLBenfica_mozambique disse...

Eu penso que ter ido para o Sporting e, ele nunca ter assumido a sua identificação total com o clube lhe foi fatal, (Lembro-me de ouvir uma entrevista dele em que perguntaram qual terá sido o melhor jogo de sempre e ele respondeu que foi um qq na selecção, A SÉRIO??? EU ESTAVA EM ALVALADE NOS 3-6 E, NAQUELE JOGO ELE A MAIS PERFEITA EXIBIÇÃO DE SEMPRE E, só aceito que ele não tenha dito que foi nesse jogo para não ferir o ego dos viscondes e isso para mim foi o Canto do Cisne dele, não é dos nossos).

dezazucr disse...

Mário, nesse dia em que estavam vários jogadores no camarite, o JVP também estava... curiosamente, uma vez que, também não sei a razão (tirando a saída para o sporting, mas se até o Pacheco foi perdoado, os moldes da saída do João até foram diferentes). A verdade é que andou estes anos todos chateado com o Benfica e o Benfica com ele. Mas acho que nos últimos 2 anos houve aproximação. Entrevistaram-no na BTV durante o primeiro período da pandemia e fiquei super contente de nesse dia em que várias lendas (Valdo, Nené, Simão, Ricardo Rocha, ...) estiveram no estádio. Mostrou que a relação está sarada ou para lá caminha. É muito importante termos as nossas figuras connosco, também nos trás boas energias.

Mark Trencher disse...

Boas, e peço desculpa por me intrometer nessa discussão.

Também nunca morri de amores pelo João Pinto, julgo que para começar fiquei "traumatizado" com aquele golo dele pelo Boavista que nos eliminou nas meias-finais da Taça em 1992. Também aquela história da quase ida para Alvalade ajudou, por incrível que vos possa parecer, fiquei mais "chateado" com ele do que com o Paulo Sousa e o Pacheco, na minha mentalidade de adolescente, os outros dois ao menos tiveram coragem de levar a traição até ao fim enquanto que o João Pinto se terá acobardado.
Entre inúmeras grandes exibições do João Pinto no Benfica em que estive presente, estão aquelas que quanto a mim foram as suas duas melhores exibições pelo Benfica, o 3 a 1 ao Sporting na Final da Taça (do Verylight), e o 6 a 3 em Alvalade, curiosamente não consigo dizer qual das duas foi para mim a melhor exibição.

Um outro facto que talvez ajude a esta minha "não idolatração" pelo João Pinto, será também o que aconteceu na época 97/98, e já me parecia acontecer desde a época anterior. Se bem se lembram, depois da sua lesão após a agressão do Paulinho Santos naquela roubalheira nas Antas, o Benfica recuperou bastante no Campeonato sem ele na equipa. Nessa mesma época estive presente no 4 a 1 em Alvalade em que ele marcou o nosso quarto golo pouco depois de entrar em campo. Naquele momento pensei para mim mesmo e até comentei com os meus amigos no Topo Norte, agora é que este gajo nunca mais sai da equipa e vamos começar a cair. O que é certo, é que o nosso melhor período na época foi mesmo enquanto ele esteve fora, mas julgo que aí a responsabilidade foi mesmo o "Sistema", obviamente que responsabiliza-lo pela quebra da equipa é injusto. Mas já naqueles tempos pensava que o estatuto que o João Pinto tinha (merecidamente) conquistado na equipa era um factor de desestabilização, era como se ele fosse uma espécie de eucalipto que secava tudo à sua volta.

Em todo o caso, segundo sei, o regresso do João Pinto ao Benfica não ocorreu em 2003 ou 2004, muito por causa da influência do Nuno Gomes dentro do Benfica que como tinha cortado relações com o João Pinto, boicotou esse regresso.

Em consciência, e apesar de como ter dito anteriormente o João Pinto não ser um dos meus mais favoritos, concordo que ele foi sem dúvida um dos nossos melhores 20 jogadores nos últimos 30 anos, e durante uns cerca de 5 anos terá sido mesmo (d)o melhor que envergou a nossa camisola.

Mário disse...

Não tinha conhecimento Dezazucr. Sim é isso, considero que é um jogador que marcou uma época, e que portanto deveria haver uma relação mais próxima. Fico contente se houver tal aproximação.

dezazucr disse...

Sim, lembro-me de haver um episódio com o Nuno Gomes. Talvez isso tenha agravado ainda mais a sua relação com o Benfica. Mas como disse, parece-me que nos últimos 2 anos o Benfica tem tentado reatar a relação.
Futre também tem 1/2 costela lagarta, mas não deixo de o considerar uma figura do Benfica, também me deu muitas alegrias.

dezazucr disse...

Penso o mesmo GR1904 (01:08), esperava mais sagacidade do Benfica nesses negócios. Principalmente com o Braga, nunca emprestaria um jogador ao Braga depois de ver a postura que têm nos negócios connosco. Sinceramente virava a agulha e começava a ver o Guimarães como parceiro privilegiado para ver se aprendiam, mas no Benfica continuam a não se dar ao respeito, pelo que continuaremos a ser desrespeitados.