Equipa portuguesa é “outsider” entre clubes da Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França.
Há nove clubes ingleses, seis alemães, seis italianos, cinco espanhóis e três franceses. E um português: o Benfica. Os “encarnados” são a única equipa europeia que não joga nas maiores ligas profissionais de futebol mas que faz parte dos 30 clubes do Velho Continente com maiores receitas, segundo o estudo da Deloitte "Football Money League- The Untouchables".
O colectivo da Luz aparece na 26ª posição e é um dos sete clubes da lista com receitas abaixo dos 100 milhões de euros. Mesmo assim, os 98,2 milhões de euros que recebe são suficientes para se situar acima do Everton, do Werder Bremen, do Nápoles e do Fulham. Desse pequeno conjunto de sete, os espanhóis Sevilha e Valência ocupam uma posição superior à do clube português.
O valor acumulado pelas receitas destes clubes que atingem individualmente menos de 100 milhões de euros é de 679,5 milhões de euros, que não consegue ultrapassar o número conjunto do Real Madrid e do Barcelona (836,7 milhões de euros).
Já em relação ao total conseguido por cada país, Portugal é o menos representado na lista dos “30 mais”. Sendo o Benfica o único clube nacional, o país fica com a quota mais reduzida: 1,9% do total de receitas. Os franceses conseguem 390 milhões de euros de receitas, o que lhes dá uma percentagem de 7,4%.
A Itália e a Alemanha, com seis equipas cada, têm uma representação semelhante. A primeira atinge 989,8 milhões de euros, correspondentes a 18,8%, enquanto a segunda alcança 925,5 milhões de euros, o que equivale a 17,6%.
Contando com menos um clube nesta lista do que os italianos e os germânicos, a Espanha consegue uma quota de 22%, que se deve também ao facto de as equipas com mais receitas serem o Real Madrid e o Barcelona. Os colectivos de futebol do país vizinho têm uma receita conjunta de 1.160,1 milhões de euros.
As equipas de Inglaterra são aquelas que mais se destacam em relação às receitas, tanto nas presenças na lista dos "30 mais" como no valor das mesmas. As entradas na tesouraria dos nove clubes ingleses somam 1.704,4 milhões de euros, equivalente a quase um terço do total, com 32,4%.
1 comentário:
Somos um clube do caraças! Simplesmente Glorioso!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com
Enviar um comentário