no blogue feito no post anterior a este...
(não concordo com tudo no texto mas o Benfica não sou eu...)
Bom, 4 dias depois, a azia já começa a assentar.
Faltam jogadores com personalidade na equipa do Benfica.
Estive estes dias a ver na Netflix o "Last Dance", documentário sobre Jordan e os Bulls.
Em determinada altura, quando os Bulls iam para o 1º tri, o director começa a falar demais em Kukov, um base croata muito bom que ele queria contratar. E falava nele como a última bolacha do pacote, prometendo mundos e fundos e dizendo que iam abrir os cordões à bolsa para o trazer para Chicago, que isto e aquilo. ISto quando se recusavam a aumentar Scotty Pippen, o 2º melhor jogador daquela equipa.
O que Jordan, Pippen e restantes fizeram? Nos jogos olímpicos em Barcelona'92, destruíram Kukov em campo, mostrando Pippen que era milhentas vezes melhor que Kukov.
Ora o que fazem os jogadores do Benfica?
Amocham e amuam. Porquê?
Porque falta personalidade nesta equipa. Estivesse cá Luisão, Jonas ou Sálvio e acredito que haveríam alguém que desse um murro na mesa e puxasse todos a cerrarem os dentes em prol do bem maior que é a equipa defendendo todos. Mas é só meninos.
E como já falámos n vezes, Weigl apenas veio fazer desmoronar o castelo de cartas que é esta equipa. Como é possível uma equipa que carburava, praticamente não sofria golos, fez uma primeira volta fantástica, nao tem estofo para aguentar uma derrota (o maior descalabro começou após a derrota com os corruptos)?
Weigl foi a areia na engrenagem.
E se Lage souber pensar por ele próprio, não comete o mesmo erro do Rui Vitória. Rui Vitória quando lhe foi dada uma segunda oportunidade pelo Vieira, aquando do episodio da luz, continuou a colocar os mesmos jogadores, mesmo que fosse óbvio que alguns deles lhe estavam a fazer a cama (Grimaldo, Jardel, Pizzi, ...), deu-lhes rédea e eles continuaram.
Ora Lage, se consegue ver as coisas deve perceber que já perdeu a equipa.
E se a quer recuperar, não só tem de começar a ganhar, como para isso tem de mudar drasticamente. E para isso deve mudar radicalmente e dar oportunidade àqueles que efectivamente querem correr pela equipa, pois precisam da oportunidade para mostrar o seu valor. O plantel do Benfica é vasto e tem muitos jogadores que têm estado encostados.
Samaris, Florentino, Jota. Nuno Tavares só conseguiu agora reentrar nas contas porque Grimaldo se lesionou. Eu faría estas 4 alterações. E de Rafa e Pizzi, um deles deve sair. Estão numa forma paupérrima. E Pizzi até pode ter marcado o golo, mas foi praticamente inexistente em jogo, o que é mais grave quando a equipa depende dele para criar.
Não podemos depender de um jogador tão frágil fisicamente. Samaris como central, Gabriel e Florentino como médios. Mantería Taarabt em campo pois Taarabt continua a puxar e a criar pela equipa, agora é preciso que o resto da equipa também queira correr e jogar!
Lage que acorde, pois neste momento os próprios jogadores estão a querer fazer-lhe a cama. Lage tem de mostrar que ainda vale alguma coisa. Continuar a fazer o mesmo (colocar os mesmos) e esperar resultado diferente, é mera insanidade.
texto do benfiquista 'Dezazucr'
Coluna o comentario tem algumas imprecisões.
ResponderEliminarEm relação ao Toni Kukoc não tem nada a ver com Weigl. Kukoc foi peça fundamental nos Bulls para o 2º three peat era dos melhores jogadores da liga um extremo que lançava bem, defendia fantastico, com uma mentalidade ganhadora. Era quando veio para os Bulls o melhor jogador europeu. Phil Jackson para mim o melhor treinador de sempre não só da historia do Basquetebol mas do proprio desporto adorava Kukoc foi ele que o pedio e até lhe deu a titularidade em detrimento do Dennis Rodman.
É verdade essa lição do Jordan e do Pippen nos jogos Olimpicos mas depois repito Kukoc foi muito importante para os Bulls nada tem a ver com o que se passa com Weigl. Pippen é verdade ganhava mal estava sempre a pedir aumentos, estava sempre a pedir que o trocassem pois queria competir com Jordan pelo titulo de MVP da liga (eram sem duvida os 2 melhores jogadores na altura da NBA), como relata e bem o documentario Last Dance mas a culpa até era dele pois tinha assinado um contrato creio de 8 anos no seu 2º ano, pois dizia ele queria estabelidade.
Enfim a analogia até pode fazer algum sentido mas o contexto é completamente diferente e estamos a falar de um "lurdinhas" como o Weigl e um vencedor, forte de mentalidade ganhadora como o grande Toni Kukoc. Nada tem a ver.
ResponderEliminarConcordo em parte com o seu comentário,mas eu tirava o Pizzi e o Rafa.
O Glorioso benfica,
ResponderEliminartens razão no que escreves, a gestão das equipas da NBA não é feita ao sabor dos jogadores, acho que o unico que teve esse poder em toda a história da NBA foi o Jordan, que esteve anos a ganhar uma "miséria" pelo contrato que tinha assinado, mas era o que tinha melhores rendimentos por causa da NIKE (ainda hoje é top3 de rendimentos, sem jogar há mais de uma década).
E O Kucoc levou uma lição no 1º jogo dos JO mas na final já fez uma exibição ao seu nivel.
No entanto, como demonstarção de um tipo de raciocinio acho que o Dezzacruz explicou bem o seu ponto de vista.
Viva o Benfica
Para já obrigado pelo destaque do comentário caro Coluna ;)
ResponderEliminar"Kukoc foi peça fundamental nos Bulls para o 2º tri"
Ninguém disse o contrário. Kukov foi efectivamente fundamental, mas antes de o ser, os próprios jogadores mostraram-lhe que o nível era muito alto e sería ele que tería que subir o nível para jogar e não os outros que baixassem.
O exemplo que dou é no sentido dos jogadores do Benfica terem baixado o nível desde que Weigl entrou ao invés de lhe mostrarem o nível alto que ele devería atingir. Amuaram. Se não viste o documentário, vê, é super interessante.
Os jogadores do Benfica amuaram. E não há ninguém que dê um murro na mesa. O treinador é dos principais responsáveis, mas os jogadores não são nenhumas prima-donas, também têm responsabilidade. Até porque deixaram de render tanto quando até chegar Weigl rendiam muito mais. Pode ser físico (de forma), mas também é mental. E já em vários momentos os nossos jogadores mostraram serem fracos mentalmente.
Uma equipa que se quer vencedora, vale-se muito de jogadores fortes mentalmente e que não aceitam a derrota de ânimo leve.
E Bruno Lage tem de perceber isso e trocar os jogadores para eles perceberem que não são intocáveis. Bruno Lage tem de arrepiar caminho se ainda quer fazer alguma coisa.