Tocamos PUB/LINK'S

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

e o João Querido Manha disse (quase) tudo..



A CMVM não se pronunciou esta semana relativamente a diversas situações relevantes do empresariado futebolístico nacional, abrindo agora o espírito para uma maior compreensão das diatribes características deste negócio. Nos primeiros anos das sociedades cotadas, a entidade reguladora do mundo de sombras e sussurros das finanças evidenciou muita dificuldade em lidar com o papaguear destravado dos dirigentes da bola, mas agora já não lhes passa crédito.

A intervenção mais surpreendente foi do presidente do Porto, ao assumir ter sido o clube português e não o licitador russo a recusar 50 milhões de euros por Hulk. É verdade que corresponderia apenas a 50% da cláusula de rescisão, mas custa a entender que a maioria dos acionistas concorde com esta gestão.

O retorno desta aposta temerária seria desportivo. Com Hulk (e Moutinho, por junto) o FC Porto persegue um desígnio compensatório, através do triunfo no campeonato e, eventualmente, da Liga dos Campeões.

No polo oposto, o Benfica não conseguiu resistir ao assédio a um dos poucos jogadores que realmente incomodavam a concorrência, o espanhol Javi García, justificando o desfalque pela necessidade de fazer face às despesas, incluindo os erros gritantes do seu sector de compras, ao jeito de quem fica feliz com os dedos quando perde os anéis.

Pinto da Costa nunca diria que vendeu os melhores jogadores por ter necessidade de “honrar os compromissos” do clube. Enquanto a fiscalização da UEFA ao fair play financeiro não aperta esta malha, os compromissos dos emblemas, confundindo-se as SAD com os clubes, a frieza dos números com a paixão dos sócios, continuam a ser com a vontade de ganhar, sem olhar a preços. Primeiro ganha-se, depois fazem-se as contas – ficam os dedos e guardam-se os anéis.



3 comentários:

  1. Coluna.

    Passa no meu blogue e vê a noticia no link que eu postei.

    De tão ridiculo até parece noticia propria do 1 de Abril.

    ResponderEliminar
  2. A burrice é uma coisa que me aflige. E a burrice benfiquista é uma coisa que me aflige ainda mais. Tal como a falta de memória. Há meia duzia de anos atrás o Benfica era um clube que não sabia vender jogadores. Muito menos comprar! Vendia mal e comprava pior. Este fim-de-semana o Benfica realizou um encaixe financeiro de 60 milhões de euros líquidos, pagos a pronto! Soube premiar Javi, um jogador com um enorme coração benfiquista, que deu tudo ao clube e que assim teve a possibilidade de assinar o contrato de uma vida! Saiu a bem, para onde for vai dizer bem do Benfica e as portas ficam abertas para o seu regresso um dia no futuro. É verdade que a cláusula de rescisão não foi batida mas 20 milhões pagos a pronto, mais 3M por objetivos e 50% do valor numa futura transferência?!?! O Benfica pode até realizar um encaixe financeiro superior à cláusula de rescisão do jogador! Quanto a Witsel nada a fazer. Bateram a cláusula. 40 milhões a pronto! Nunca Witsel voltaria a render este valor de transferência. Portanto do ponto de vista financeiro são decisões irrepreensíveis. Podemos discutir sim do ponto de vista desportivo. E é aí que entra a equipa B. Afinal de contas a equipa B serve para quê??? Para encher chouriços?? Para meia dúzia de rapazolas fazerem turismo?? A equipa B serve para isto mesmo, como reserva territorial para estas situações. Sendo que, dentro do plantel principal há jogadores com valia para ocuparem as posições deixadas em aberto. Há Bruno César que tem futebol, dimensão fisica e "xispa" para ocupar o lugar de Witsel. Há Matic que finalmente vai ganhar espaço para se afirmar como o grande jogador que é. Há Aimar, há Martins, há Gaitan e Enzo Perez que também podem jogar no meio. E há ainda um desejo que se pode tornar realidade já em Janeiro à luz de desenvolvimentos recentes...Coentrão voltar à luz. Confiem em JJ, confiem na dedicação e na força dos jogadores. Critiquem o nosso clube, mas de forma construtiva, opinando e sugerindo novos caminhos, novas soluções. O bota abaixo só aproveita aos nossos adversários e inimigos. É que não fomos nós que andámos meses a fio a dizer que determinado jogador nunca sairia por menos de 100 milhões e afinal de contas acabou por saír por menos de metade, pagos ao longo de 3 anos! Esses é que devemos atacar e desmascarar!

    ResponderEliminar
  3. A burrice é uma coisa que me aflige. E a burrice benfiquista é uma coisa que me aflige ainda mais. Tal como a falta de memória. Há meia duzia de anos atrás o Benfica era um clube que não sabia vender jogadores. Muito menos comprar! Vendia mal e comprava pior. Este fim-de-semana o Benfica realizou um encaixe financeiro de 60 milhões de euros líquidos, pagos a pronto! Soube premiar Javi, um jogador com um enorme coração benfiquista, que deu tudo ao clube e que assim teve a possibilidade de assinar o contrato de uma vida! Saiu a bem, para onde for vai dizer bem do Benfica e as portas ficam abertas para o seu regresso um dia no futuro. É verdade que a cláusula de rescisão não foi batida mas 20 milhões pagos a pronto, mais 3M por objetivos e 50% do valor numa futura transferência?!?! O Benfica pode até realizar um encaixe financeiro superior à cláusula de rescisão do jogador! Quanto a Witsel nada a fazer. Bateram a cláusula. 40 milhões a pronto! Nunca Witsel voltaria a render este valor de transferência. Portanto do ponto de vista financeiro são decisões irrepreensíveis. Podemos discutir sim do ponto de vista desportivo. E é aí que entra a equipa B. Afinal de contas a equipa B serve para quê??? Para encher chouriços?? Para meia dúzia de rapazolas fazerem turismo?? A equipa B serve para isto mesmo, como reserva territorial para estas situações. Sendo que, dentro do plantel principal há jogadores com valia para ocuparem as posições deixadas em aberto. Há Bruno César que tem futebol, dimensão fisica e "xispa" para ocupar o lugar de Witsel. Há Matic que finalmente vai ganhar espaço para se afirmar como o grande jogador que é. Há Aimar, há Martins, há Gaitan e Enzo Perez que também podem jogar no meio. E há ainda um desejo que se pode tornar realidade já em Janeiro à luz de desenvolvimentos recentes...Coentrão voltar à luz. Confiem em JJ, confiem na dedicação e na força dos jogadores. Critiquem o nosso clube, mas de forma construtiva, opinando e sugerindo novos caminhos, novas soluções. O bota abaixo só aproveita aos nossos adversários e inimigos. É que não fomos nós que andámos meses a fio a dizer que determinado jogador nunca sairia por menos de 100 milhões e afinal de contas acabou por saír por menos de metade, pagos ao longo de 3 anos! Esses é que devemos atacar e desmascarar!

    ResponderEliminar

Bem-vindos ao Coluna dÁguias Gloriosas

Os donos deste Blog optaram por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.