A memória dos adeptos é curta. Quando Jesus chegou ao Benfica, o clube estava de rastos: tinha ficado em 3.º lugar no campeonato e não passara da 5.ª eliminatória da Taça de Portugal e da fase de grupos da Taça UEFA.
Jesus operou o milagre de não só ganhar logo o campeonato, mas praticar um futebol como há muitos anos não se via na Luz. E na “horrível” época passada, conseguiu o 2.º lugar no campeonato, ganhou a Taça da Liga, e chegou às meias-finais da Taça de Portugal e da Liga Europa. Mas não foi assim tão mau...
Jesus iniciou no Benfica um ciclo novo: implantou um padrão de jogo, deu um estilo ao futebol encarnado e projetou o plantel, valorizando jogadores que já renderam (ou vão render) muitos milhões ao clube: Di María, David Luiz, Coentrão, Gaitán, Emerson.
Por tudo isto, o Benfica devia começar a pensar fazer de Jesus uma espécie de Ferguson da Luz. Um treinador da velha guarda, que não aderiu a modas de circunstância, que conhece muito bem os meandros do futebol, que tem pulso de ferro e garante boas exibições, mesmo quando não ganha.
Com Jesus, o Benfica valerá sempre mais – como acontece com o Manchester United de Ferguson.
Jesus devolveu a esperança aos benfiquistas, sendo em muitos anos o único treinador que o conseguiu. E o clube tem de agarrar isso com ambas as mãos, iniciando um ciclo novo que faça esquecer os tempos Jupp Heynckes, Camacho, Toni e companhia.
Se Jesus saísse, o Benfica voltaria à estaca zero, à instabilidade interna, à descrença, aos tempos em que a equipa passava um jogo inteiro sem criar uma oportunidade de golo. Seria inglório se isto acontecesse.
Jorge Jesus
o Ferguson da Luz...
Acho precipitado estar já a dizer que pode ser o nosso ferguson.
ResponderEliminarConcordo que fez uma grande primeira época e a segunda apenas foi má pelas ilusões e objectivos a que se propuseram.
O ferguson encontra-se lá à tantos anos porque tem crédito junto dos adeptos. No benfica esse crédito é sempre menor, em primeiro lugar porque os adeptos nunca darão o mesmo valor a um treinador como dão na inglaterra (infelizmente), em segundo lugar porque mesmo ganhando crédito esgotasse muito mais rapidamente.
Isto tudo para dizer o quê, na prática o fantástico campeonato ganho logo no arranque deu crédito a jj para ter um segundo ano bem abaixo das expectativas. A vitória no terceiro ano (espero eu) dará crédito para os dois anos menos bons. Mas nunca mais do que isso.
Ferguson ficou os primeiros 6 ou 7 anos sem vencer nada. A essência do benfica não deixa que isso aconteça. Se nem os que vencem campeonatos têm lugar garantido, quanto mais os que perdem.
Resumindo... completamente de acordo contigo mas nunca será o ferguson da luz.
Era a gozar quando meteste o nome do Emerson ao lado do Coentrão, Di Maria, David Luiz e Gaitan não era?
ResponderEliminarFora essa alarvidade, concordo com as linhas gerais!
Brilhante texto e pode-se dizer que é um sonho antigo que tenho.
ResponderEliminarFui dos que em 2009 tive duvidas da capacidade de JJ em estar no Glorioso mesmo sempre reconhcendo grandes capacidades. Pouco tempo isso aconteceu e já o referi para mim ficaria até ao fim da carreira. Sem duvida é o melhor treinador do clube desde Eriksson, é essencial para nosso bem que fique muitos e muitos anos no clube. O pior é a mentalidade de muitos Benfiquistas. Também já o referi são eles que se calhar têm impedido o clube de voltar ao que era. Imagina caro Coluna estar 5 anos sem ganhar nada, como aconteceu com Fergunson no United? Pois é isso seria impossivel e se hoje mesmo depois de tudo muitos o querem ver pelas costas e mesmo ganhando o despediriam é a imagem real de Benfiquistas da "treta".
Fergunson esteve 5 anos a levar de tudo e todos mas apenas fez do Manchester o maior e dos mais prestegiados clubes do Mundo. Seria impossivel isso acontecer aqui por culpa de muitos Benfiquistas.
Mais do que tudo o texto é dirigido a eles.
P.S- Nunca ninguém reflectiu porque Trapattoni Campeão quis logo sair do clube. Os Benfiquistas por exemplo so Forum "Ser Benfiquista" devem saber a resposta tal a forma brilhante como falam dos nossos principalmente do Mestre Jesus.
caros benfiquistas,
ResponderEliminareste texto não é meu atenção...
acima (do lado direito) da última foto deste post está lá...'by José António Saraiva'...
numa hora em que o treinador da Corrupção está cheio de problemas entre os seus e o Domingos ganha força em Alvalade achei importante colocar este texto aqui no blogue...
quanto mais força Jesus tiver mais possibilidades teremos de chegar ao Glorioso 33º Título...
porque eu não me esqueço que os Nuno Gomistas e os Moreiristas queriam o Jesus fora do Benfica no final da época passada e no início desta...
acham que tínhamos este Benfica hoje?
claro que não..
mas são burros que nem uma porta alguns pseudo-benfiquistas que gostam mais dos jogadores que do Benfica...
ou pelo menos colocam-nos em pé de igualdade como se isso fosse possível...
se o Jesus tivesse saído o Campeão Nacional desta época era o Porto ao pé coxinho ou até o Sporting...
ou o Braga....
com a decisão de manter Jesus no comando da equipa esta época o Presidente Vieira pode ter ganho aí este campeonato...
esta é a minha convicção e intuição...
vamos ver se estou errado ou não...
saudações gloriosas
Lamento o trabalho que te dou por comentar posts com atraso, caro Coluna.
ResponderEliminarMas tenho de o dizer.
É não só o melhor treinador dos ultimos 20 anos, como quando sair será muito provável andarmos mais 20 até acertar. Talvez ainda seja vivo.
Abraço Glorioso