1) Arbitragens escandalosas de juízes e assistentes afilhados do sistema, de Lourenço Pinto e da máfia portista – completamente impune graças a um sistema de justiça decrépito e ineficaz -, puxam o Benfica para baixo, e empurram o FC Porto para cima, subvertendo todo o decurso do campeonato.
2) A Sport Tv, detentora dos direitos de transmissão televisiva, e alinhada a norte, filtra as imagens que passa, procurando desarmar as razões de queixa benfiquistas. Os comentários de narradores e convidados fazem o resto.
3) Nos programas de debate televisivo, o alinhamento editorial (sobretudo na SIC Notícias, do qual o sportinguista Paulo Garcia é o principal responsável) privilegia sistematicamente os lances de polémica contra o Benfica – nem que seja uma falta a meio-campo, ou um amarelo por mostrar -, passando quase sempre ao de leve pelos muitos que prejudicam o clube da Luz.
4) Neste tipo de programas, dois opinadores sistematicamente coligados (do FC Porto e do Sporting), fazem, a partir dessa maioria absoluta (contrastante com o peso social dos clubes), os telespectadores de parvos, pretendendo convencê-los do contrário daquilo que (ainda assim) vêm, e por entre sorrisos cínicos e interjeições odientas cumprem o seu papel de branqueamento da realidade, perante a impotência de um benfiquista isoladamente minoritário (apesar de representar o clube claramente mais popular).
5) No fim da época, há festejos na Avenida dos Aliados, e há quem respire fundo em Lisboa por não ter de os suportar no Marquês de Pombal. A gestão de Pinto da Costa e a equipa do FC Porto são amplamente elogiadas em toda a imprensa, inclusivamente por aquela que se esquece rapidamente dos motivos e meios que os levaram a ganhar.
6) O ciclo das vitórias garante estabilidade e dinheiro para se alimentar a si próprio e voltar a vencer, nem que seja com bolas de golfe, com intimidação, com transfusões sanguíneas, com eritropoietina, com agressões impunes, com manipulação mediática, com amarelos distribuídos a preceito, penáltis inventados e outros por marcar - permitindo que Pinto da Costa e seus acólitos dêem largas aos recalcados complexos provincianos que não conseguem esconder.
in 'Vedeta da Bola'
Desculpem incomodar mas eu só entrei para perguntar se essa senhora chamada Verdade Desportiva" não foi uma que foi assasinada há 30 anos atrás pela quadrilha dos andrades??
ResponderEliminar