Tocamos PUB/LINK'S

quinta-feira, 10 de março de 2011

assim se mata a verdade desportiva....



1) Arbitragens escandalosas de juízes e assistentes afilhados do sistema, de Lourenço Pinto e da máfia portista – completamente impune graças a um sistema de justiça decrépito e ineficaz -, puxam o Benfica para baixo, e empurram o FC Porto para cima, subvertendo todo o decurso do campeonato.

2) A Sport Tv, detentora dos direitos de transmissão televisiva, e alinhada a norte, filtra as imagens que passa, procurando desarmar as razões de queixa benfiquistas. Os comentários de narradores e convidados fazem o resto.

3) Nos programas de debate televisivo, o alinhamento editorial (sobretudo na SIC Notícias, do qual o sportinguista Paulo Garcia é o principal responsável) privilegia sistematicamente os lances de polémica contra o Benfica – nem que seja uma falta a meio-campo, ou um amarelo por mostrar -, passando quase sempre ao de leve pelos muitos que prejudicam o clube da Luz.

4) Neste tipo de programas, dois opinadores sistematicamente coligados (do FC Porto e do Sporting), fazem, a partir dessa maioria absoluta (contrastante com o peso social dos clubes), os telespectadores de parvos, pretendendo convencê-los do contrário daquilo que (ainda assim) vêm, e por entre sorrisos cínicos e interjeições odientas cumprem o seu papel de branqueamento da realidade, perante a impotência de um benfiquista isoladamente minoritário (apesar de representar o clube claramente mais popular).

5) No fim da época, há festejos na Avenida dos Aliados, e há quem respire fundo em Lisboa por não ter de os suportar no Marquês de Pombal. A gestão de Pinto da Costa e a equipa do FC Porto são amplamente elogiadas em toda a imprensa, inclusivamente por aquela que se esquece rapidamente dos motivos e meios que os levaram a ganhar.

6) O ciclo das vitórias garante estabilidade e dinheiro para se alimentar a si próprio e voltar a vencer, nem que seja com bolas de golfe, com intimidação, com transfusões sanguíneas, com eritropoietina, com agressões impunes, com manipulação mediática, com amarelos distribuídos a preceito, penáltis inventados e outros por marcar - permitindo que Pinto da Costa e seus acólitos dêem largas aos recalcados complexos provincianos que não conseguem esconder.


1 comentário:

  1. Desculpem incomodar mas eu só entrei para perguntar se essa senhora chamada Verdade Desportiva" não foi uma que foi assasinada há 30 anos atrás pela quadrilha dos andrades??

    ResponderEliminar

Bem-vindos ao Coluna dÁguias Gloriosas

Os donos deste Blog optaram por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.