José Mourinho: «Seria normal ver o Benfica de novo campeão»
ANÁLISE À DISTÂNCIA DO QUE SE PASSA NO FUTEBOL PORTUGUÊS
R – Tem tido tempo para espreitar o que se passa no futebol português?
JM – Não tenho visto muito, confesso, mas quero enaltecer o facto de a época passada ter sido muito competitiva. Até ao fim do campeonato não se sabia quem ia ser o campeão. E isso é bom, embora nós, treinadores, queiramos ser campeões com 20 pontos de avanço. É o que se quer a bem da competição. Foi o Braga a lutar com o Benfica até ao fim, como este ano pode ser outra vez o Braga, o FC Porto ou mesmo o Sporting.
R – Vê com naturalidade o Benfica novamente campeão?
JM – Não me surpreendia nada ver o Benfica de novo campeão. Se o FC Porto foi bi ou tri, porque não há de o Benfica ser também? Será perfeitamente normal. Tem equipa para isso, fez uma aposta clara em manter a estrutura do seu plantel, porque tem legítimas aspirações. Quer voltar a ser campeão e quer regressar à ribalta do futebol europeu, lutando pela Liga dos Campeões. Mas, repito, não tenho grandes condições para poder avaliar as equipas. O que eu gostava de dizer é que acho que era merecido para o Braga jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões.
R – A propósito de Benfica, porque deixou sair o Rodrigo?
JM – O Rodrigo é um dos maiores talentos da cantera do Real Madrid. Um jogador com grande potencial que o Real Madrid aceitou vender ao Benfica por dois motivos: primeiro, para acelerar a sua evolução, num bom clube e num bom campeonato. É o clube ideal para ele. Segundo, o Real vende mas com opção de recompra, e isso é uma prova evidente de que o Real confia na qualidade do jogador.
R – Que comentário lhe merece o facto de o seu antigo adjunto, André Villas-Boas, ser o novo treinador do FC Porto?
JM – Costumo dizer que no futebol já nada me surpreende. Se o FC Porto achou que ele era o treinador indicado, porque não há de ser? Os resultados é que determinam sempre se as decisões tomadas são as mais ou as menos corretas. Muitos podem perguntar porque é que escolheram alguém que nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica. Tudo vai depender dos jogos e dos resultados. Se ganhar tudo é o treinador perfeito. Agora não venham fazer comparações comigo, porque eu quando fui para o FC Porto já tinha trabalho de campo feito, o que é bastante diferente. E ainda assim puseram-me muitos pontos de interrogação. Os resultados que consegui é que acabaram por dar razão à opção feita pelo presidente do FC Porto.
Sinceramente não gosto de ouvir esse senhor a falar sobre o Benfica.
ResponderEliminarele é benfiquista....
ResponderEliminarEle não disse mentira nenhuma, o FCP deu um tiro no escuro, e se falha a liderança de PC pode acabar, e o FCP vai passar um mau bocado nos próximos anos...
ResponderEliminarPS: É benfiquista, mas gosta mais de comprar pernetas ao FCP do que bons jogadores ao SLB...
É benfiquista e não é pouco. Mesmo que não goste de admiti-lo, que é, isso é!
ResponderEliminarJNF,
ResponderEliminarele não admite porque quer treinar a selecção...
e como de parvo não têm nada...
e quanto ao seu benfiquismo mesmo que não soubesse bastava estar atento ás suas declarações públicas desde que saiu de Portugal para treinar o Chelsea...
e têns razão...
não é pouco...
João Davim,
é claro que nao disse mentira nenhuma....
e o Vítor Baía sabe disso...
por isso saiu...
para voltar com o Rui Moreira...
pelo menos tentar....
vão ser giros os próximos tempos...
quanto ao teu PS apenas te digo que te estás a esquecer do Jorge Mendes...
e do acordo que este têm com o PC..
É um excelente benfiquista então. Faz sempre negócios milionários para o porto e para nós é sempre tudo caro. Di Maria é caro, David Luiz é caro, colocou o Tiago a forçar a saída para lhe baixar o preço. Já paulos ferreiras e quaresmas são baratos. Para além da sua postura com o benfica ser sempre a mais correcta. Em Novembro do ano passado dizia que não acreditava que o Benfica mantesse a pedalada. Em Março dizia que sería bom o Braga ganhar o campeonato. Esse mito de ser benfiquista é uma treta bem pregada. E mesmo que o seja, o facto de ser benfiquista não faz a sua opinião mais válida. Olha, sabes quem era benfiquista? o Damásio. No entanto foi um dos cancros do Benfica. Foi um excelente benfiquista ao recusar o Benfica e pegar num porto moribundo (que o era na altura) fazendo-o campeão europeu.
ResponderEliminarNão te reconhecia essas demagogias. Eu considero a opinião daqueles que contribuem para manter o Benfica em cima. Os que contribuem para empurrá-lo para baixo, de mim só têm desprezo.
Dezazucr,
ResponderEliminarele não recusou o Benfica...
o Benfica é que lhe quis impôr o Jesualdo como adjunto...
olha o que aconteceu depois...
a gratidão que Jesualdo teve na maneira como se referiu ao Benfica bastas vezes....
uma coisa é profissionalismo...
outra são sentimentos pessoais...
mas não estou aqui a fazer a apologia do Mourinho...
nem torço pelas suas equipas...
por isso esquece isso das demagogias...que eu já esqueci..
e respeito a tua opinião, abraço
Hoje em dia, um treinador português que se assuma benfiquista, dificilmente chegará a seleccionador. E Mourinho defende os seus interesses, obviamente.
ResponderEliminarclaro JNF...
ResponderEliminar