em Guimarães a mesma coisa e vão haver mais jogos assim que ninguém tenha a menor dúvida disso.......
não estamos a disputar o Campeonato do 'jogar bem'......
estamos a disputar o Campeonato dos 'pontos e vitórias'......
o Sporting jogou bem durante 18 Campeonatos seguidos.....
ganhou 0(zero) campeonatos em 18 anos......
contra o Leixões não quero que o Benfica 'jogue bem'....
quero que o Benfica 'ganhe'......
se jogar bem....melhor......
se não jogar bem desde que ganhe......é para o lado que eu durmo melhor......
só porque o Benfica já fez alguns belos jogos esta época não vamos agora pedir exibições em todos jogos 'á selecção do Brasil de 1982'.......
a equipa do Benfica correu muito na quinta-feira frente ao Bate Borisov.....
e a União de Leiria ou me engano muito mas vai tirar pontos ao Sporting e ao Futebol Clube Pinto da Costa.....
aqui fica uma excelente análise de quem percebe imenso de futebol..........
Benfica repete Guimarães: ganha sem jogar bem
Apesar de ter sido a equipa que mais quis mandar no jogo, que assumiu a iniciativa e nunca deixou de procurar a vitória, o Benfica conseguiu o segundo triunfo fora sem jogar bem. É a vencer jogos em circunstâncias como estas que, muitas vezes, se entra no caminho do êxito. De resto, o Benfica, mesmo marcando cedo e de bola parada, o que já começa a ser um hábito, não conseguiu impor a dinâmica de outros jogos e o que pareciam ser facilidades iniciais tornaram-se dificuldades muito sérias. É certo que o relvado não ajudou, mas o Benfica afunilou demasiado o jogo, fazendo exactamente o que menos lhe interessava, frente a um adversário que jogou com três centrais e dois pivôs defensivos. Faltou ao Benfica jogo pelas alas e qualidade no último passe, em algumas situações. Independentemente disso nota-se que é uma equipa guerreira, com uma cultura de vitória melhor do que a da época passada. E tem a tal vantagem de estar a conseguir ganhar mesmo quando não joga bem, o que é fundamental para quem quer ser campeão.
2 Keirrison continua inadaptado
Tendo deixado Cardozo no banco, Jorge Jesus voltou a apostar em Keirrison no ataque, mas este brasileiro continua a ser, claramente, um jogador inadaptado. Está a complicar a sua própria acção e quem sabe se até o futuro no clube, pois não tem conseguido aproveitar as oportunidades que tem tido - e já são algumas… - e está a lutar com uma concorrência muito forte. Sabe-se que é um jogador com talento, mas a verdade é que não o tem demonstrado e, nesta altura, arrisca-se a ir para o fim da linha, pois para o mesmo lugar o Benfica também tem Cardozo, Saviola, Nuno Gomes e Weldon. Quando me refiro aos problemas que o Benfica teve ontem no último passe não posso esquecer que se é verdade que os avançados não estavam a ser bem servidos, não o é menos que Keirrison não conseguia criar espaços para receber a bola.
3Leiria foi adversário perigoso
O Leiria, utilizando muitos jogadores na faixa central, beneficiou do facto de ter conseguido empatar cedo, o que lhe permitiu manter a estrutura inicial, que apontava para uma grande concentração defensiva e transições rápidas, confiando na qualidade de jogadores como Carlão, Silas e Ricardo Pateiro, e mais tarde na velocidade de Kalaba. A postura leiriense fez deste um jogo perigoso para o Benfica, que apesar de dominar não conseguia fazer fluir o seu futebol e mais do que uma vez permitia à equipa da casa sair da zona de pressão e de criar lances de perigo. Aliás, pertenceu ao Leiria a grande oportunidade da segunda parte.
4Contra três centrais os laterais têm que subir
À semelhança do que aconteceu em Guimarães, o Benfica em Leiria voltou a ver-se atrapalhado ao jogar contra três centrais. Isto aconteceu porque a equipa não percebeu que o espaço estava nas alas e insistiu em jogar pelo centro. Nas poucas vezes que a equipa procurou as alas criou lances de perigo. No actual esquema do Benfica, é preciso ter laterais que subam e saibam aproveitar os corredores. Maxi Pereira sabe fazê-lo mas ainda não está no seu melhor e Shaffer raramente subiu. O único que percebeu que era por ali que havia caminho aberto foi Aimar, mas mesmo assim insistiu poucas vezes em cair nas linhas.
5Javi García é quem equilibra a equipa
Num jogo em que não acho que haja alguém a merecer o título de melhor em campo, prefiro realçar a importância de Javi García no meio-campo do Benfica. Muito forte fisicamente e muito bom em termos tácticos, é ele quem permite aos outros médios saírem para o ataque de forma despreocupada, porque sabem que contam sempre com ele para o que der e vier. Sem Javi García em campo o caudal ofensivo não poderia ser o mesmo. Para além de equilibrar a equipa e ser fundamental no sistema defensivo, é também o espanhol quem protege e compensa as subidas de David Luiz.
6Substituições meteram medo
As substituições do Benfica tiveram um papel importante no desfecho da partida. Não por aquilo que Cardozo e Nuno Gomes acrescentaram em termos de futebol jogado, mas sim pelo respeito que impuseram ao adversário. A entrada dos dois goleadores numa equipa que já tinha bons avançados em campo meteu medo e condicionou o jogo.
análise de João Vieira Pinto.....
o tal da 'meia-dúzia de Alvalade'......
(num jornaleco de Cedofeita)
Todos dizem que o Brasil'82 foi a melhor equipa da história do futebol. E, confirmando a tese que expões no texto (sobre vencer vs jogar bem), o campeão do mundo nesse ano foi... a Itália.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarnem mais JNF....
ResponderEliminarescrevi o que escrevi porque já sei que vão pegar em tudo e mais alguma coisa para criticar a equipa....
e nós os benfiquistas não podemos entrar nessa 'lenga-lenga'.....
o Benfica não jogou bem mas fez um jogo competitivo, fez um jogo para ganhar....
não jogar bem e não fazer um jogo competitivo isso aí é que é preocupante....
foi o que aconteceu em alguns jogos o ano passado....
gostei da atitude de ontem da equipa..
e gostei muito daquela defesa do Quim no fim....
já li aí em blogs, nos jornais, já ouvi por aí que mais cedo ou mais tarde o Júlio César vai ser titular....
não está em casa o valor do rapaz(gostei de o ver defender contra o Bate Borisov) mas será um erro histórico(tal como o ano passado) tirar o Quim da baliza...
vê-se claramente que o Quim está em forma....
está muito motivado...
e um guarda-redes não é só defesas....
pelo menos no Benfica.....
é presença, é espírito, é personalidade, é dar confiança aos colegas.....
e o Quim neste momento tá com isso tudo....
nem que o Júlio César seja o melhor keeper do mundo....
eu sinto que é com o Quim que vamos chegar ao título......
saudações gloriosas
Compreendo perfeitamente isso que dizes do Quim, mas só te digo: é até ao primeiro frango. Quando isso acontecer vais ver que se vai a presença, a personalidade e tudo isso. Porque já o vejo a defender há muitos anos e no aspecto psicológico considero-o muito parecido com o Ricardo. Quando as coisas lhe correm bem é um bom gr, seguro (embora já tenha sido mais), confiante. Mas se sofre um frango num jogo e é criticado por isso é muito provável que não pare por aí. Mas obviamente que espero estar enganado e que esta época faça um excelente trabalho e que sejamos campeões com ele na baliza, claro. Ou com qualquer outro. Quero é o caneco.
ResponderEliminarOutra coisa: realmente esse comentário do JVP está fantástico. É sintomático ler o que alguém que efectivamente percebe muito de futebol diz. E digam o que disserem ele ficou um grande benfiquista. Vê-se (via-se no DD na RTP) que os seus olhos brilham quando fala do Benfica. Nunca vi um jogador assim e a falar é igual ao que era no campo. Não me sabes dizer que publicação é essa onde ele escreve?
Falta falar sobre o cafésinho do jorge sousa
ResponderEliminaranónimo,
ResponderEliminarpela primeira vez o Jorge Sousa não prejudicou descaradamente o Benfica...
se aquilo não é penalti então só será penalti quando arrancarem um olho a um jogador do Benfica....
aqui há uns 3/4 anos na Luz o Benfica estava a ganhar 1-0 ao Sporting.....
houve um lance parecido entre o Beto e o Liedson....
na altura foi penalti para toda a gente.....
era a favor do Sporting e contra o Benfica.....
o de ontem já não é penalti....
agora só quando tirarem o escalpe a um jogador do Benfica é que vai ser penalti.....
grande benfiquista Bruno Venâncio,
ResponderEliminaro João Vieira Pinto escreve no jornal O Jogo, se fores ao site está lá....
e sim eu também sei(e sinto) que ele é um dos nossos....
o Benfica devia reparar o que o Vale e Azevedo lhe fez e fazer-lhe uma homenagem na minha modesta opinião....
ele percebe muito de futebol....
não só do jogo propriamente dito mas também do que rodeia uma equipa do futebol.....
leio sempre tudo o que o grande JVP escreve....
quanto ao Quim percebo o que escreveste.....
por isso já falei no assunto e vou fazer um post sobre isso....
agora o Quim têm muito mais personalidade que o Ricardo....
e devidamente apoiado na Luz vai render.....
o Quim só têm um problema...
a 'altura'...
em Portugal disfarça....
a jogar na Uefa não....
muitos dizem que o Jorge Jesus quis dar minutos ao brasileiro....
é verdade....
mas pelo que conheço do JJ ele também quis guardar o Quim para este jogo...
e o Quim estava fresco ontem...
o Quim é um gajo que vai jogar ao Dragão e não têm medo de jogar lá...
não se borra....
o Quim têm que ser apoiado e motivado....
saudações gloriosas
Eu se fosse treinador punha o Júlio César. Como adepto, só quero que o Quim faça a melhor época da vida dele. Não peço mais nada.
ResponderEliminarEpa, no Jogo? Não sabia disso. Mas não me agrada nada a ideia de ter de comprar esse jornal. Mas já vi que as suas crónicas vêm no site e ainda bem. Ele costuma escrever quando? É sempre às segundas?
Eu só tenho medo dos árbitros e do... Quim (do Moreira tb).
ResponderEliminarSim, pq penso que este foi o único jogo do Quim esta época (e incluo os jogos amigáveis) que ele não errou/afundou. Em todos os outros jogos que jogou, Quim hesitou, errou, ... e nos golos sofridos teve sempre a culpa (menos neste e no penalty, mas não foi porcausa dos penaltys contra o Milan que toda a gente agora não fala mal do dele?), só que teve a sorte de não sofrer quando errou (exemplo: no 1º lance de perigo do Belenenses, só não deu golo pq o avançado foi azelha... já que o Quim tinha saído de novo mal da baliza).
O Moreira, fez um jogo oficial, e todos nós sabemos como sofremos o 1º golo.
Por isso, até ver, JC é o melhor GR do Benfica, mesmo só ter feito apenas 2 jogos.
Não, não sou anti... sou do BENFICA GLORIOSO!
NEM MAIS,CARO COLUNA! O NOSSO QUIM É UM GRANDE GUARDA-REDES, SE O APOIARMOS E TRATARMOS COM O DEVIDO RESPEITO AINDA VAI FAZER-NOS MUITO FELIZES!
ResponderEliminarBruno Venâncio,
ResponderEliminaro Benfica ganhou 31 campeonatos e todos eles foram com guarda-redes portugueses.....
não é hora de quebrar essa tradição, isso será quando ganhar campeonatos no Benfica será de novo banal....
o JVP escreve ás segundas-feiras mas em outros dias também.....
Venis,
tás a vtde aqui para criticar que nunca te chamarei anti-benfiquista....
era só o que faltava logo eu que fui chamado (e insultado) de portista no meu próprio blog....
o Moreira para mim não conta, é um míudo, um rapazinho porreiro e só...
não têm arcaboiço para ser titular no Benfica...
é bonzinho demais e isto não é com bons rapazes que se lá vai....
o Júlio César o ano passado jogava numa equipa que desceu de divisão...
o melhor para o Benfica é o Quim....
saudações gloriosas
Teresinha,
eu acredito que sim:)
saudações gloriosas
Não li todos os comentários mas parece-me que o K9 é um corpo estranho na nossa equipa!!!
ResponderEliminarcaro amigo Alentejano,
ResponderEliminaro Keirrison a jogar no lugar do Cardoso vai ter dificuldades....
agora a jogar atrás do Cardoso acho que nos vai ajudar na caminhada para o título....
é um jogador inteligente....
no Restelo não marcou mas jogou bem, fez bons passes, bons assists e desmarcações.....
abraço e saudações gloriosas