Tocamos PUB/LINK'S

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Casa do FC Porto no Rio de Janeiro desfalcada


manhã, como habitual, mal acordei liguei a televisão. Aqui no Brasil os primeiros e largos minutos dos telejornais são sobre violência, assaltos, tiroteio e coisas do género.

Desta vez a notícia do dia, e com maior destaque que o foco da febre amarela, era sobre uma operação de detenção de criminosos perigosos no Rio de Janeiro, mais concretamente no morro da Mangueira. Em princípio não liguei à notícia, até porque coisas do género são banais por aqui.

Porém, ao olhar para as imagens, percebi logo que estavam a ser detidos adeptos do FC Porto no Rio de Janeiro. Um deles foi detido trajando a rigor (as imagens, para se ver bem que a foto acima não é uma montagem, são da Globo e estão disponíveis na Galeria de Fotos desta notícia).

A operação, denominada Carnaval, baseou-se em escutas telefónicas e resultou em quatro detenções e na apreensão de uma tonelada de maconha e de uma quantidade significativa de crack e de cocaína (para além de moto, carros e armas roubados). No entanto, a operação não foi totalmente bem sucedida porque o chefe, conhecido como Tuchinha, e incriminado pelas escutas telefónicas, não foi detido.

Para os mais distraídos, é bom lembrar que os núcleos de adeptos do FCP no Brasil, começaram a desenvolver-se quando alguns árbitros de futebol portugueses, devidamente patrocinados, começaram a fazer turismo no Brasil e particularmente no Rio de Janeiro, onde foram deixando muitas das camisolas do FCP que lhe eram oferecidas em conjunto com outras lembranças. O volume de viagens de árbitros permitiu que em poucos anos o FCP passasse a dispor de núcleos de adeptos, não só no Rio de Janeiro, mas em todas as capitais de Estado do Brasil.

Cabe também descansar os portistas mais distraídos, lembrando que o crack que foi apreendido não inclui nenhum dos craques brasileiros que vão chegar neste mercado de Inverno ao FCP.

Os efeitos mais negativos destas detenções far-se-ão seguramente sentir no envio de fruta da época para a casa mãe, matéria em que os núcleos portistas no Brasil, particularmente o do Rio de Janeiro, se especializou.

Preocupada está a conhecida Escola da Mangueira que se tornou mundialmente conhecida por, nos últimos anos, ter conquistado vários títulos no desfile de Samba e que agora está sendo acusada de beneficiar de influências ilícitas da quadrilha de Tuchinha. Aparentemente, a quadrilha financiava, através do dinheiro obtido com o tráfego de droga, a Escola da Mangueira. As instalações da escola dispunham de uma passagem secreta para permitir aos traficantes escapar à polícia. A escola está também sob suspeita de o dinheiro do tráfego de droga ter servido para influenciar as votações dos árbitros do desfile.

Dos dois lados do Atlântico, a realidade tem coincidências incríveis.

Post retirado com a devida vénia desse grande blogue de benfiquismo, Benfica FC, cujo link está nos Gloriosos blogs.

Nem há palavras para descrever este post, só me apetece dar os parabéns ao autor e referir que apesar de o Brasil ser chamado um país de terceiro mundo lá pelos vistos a justiça funciona, aqui em Portugal, um país que ainda agora teve a presidéncia da União Europeia a justiça não funciona como se tém visto pois eles andem aí......há muitos e muitos anos....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-vindos ao Coluna dÁguias Gloriosas

Os donos deste Blog optaram por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.