Eu sei que o Weigl e o Grimaldo, são os teus cavalos de batalha... :)
E, embora relativamente a Grimaldo eu concorde contigo relativamente à sua insuficiência defensiva (embora ache que Grimaldo seja um jogador que faça imensa falta ao Benfica e devesse alternar com outro DE consoante a dificuldade dos jogos - Grimaldo nos jogos onde somos mais dominadores, NT nos jogos mais equilibrados), já quanto a Weigl, discordo. E discordo porquê? Porque, tal como fazem com Gabriel, há muita gente a cascar em jogadores quando eles simplesmente estão fora de posição ou a fazer funções que não estão na sua génese.
O Weigl não tem força física, velocidade, poder de choque, etc? Certo, mas, ele não é um Fejsa, nem um Matic... ele é um médio defensivo de construção. O Xavi também não tinha nada do que referi atrás, certo? Weigl é um jogador que precisa de um "cavalo ao seu lado", de um 8 de campo inteiro.
O Weigl, juntamente agora com o Vertoghen, têm como maior capacidade terem mais sangue frio e técnica defensiva. São jogadores que lidam bem com a pressão do adversário quando têm a bola no pé e não cometem erros parvos quando submetidos a essa pressão. Podes dizer sim, e aí concordo contigo, que o Weigl não encaixa no esquema de jogo do JJ (nem no do Lage encaixava), mas isso não faz dele um mau jogador.
Eu sou fã assumido de JJ, mas, acima de tudo sou benfiquista, e acho que o Benfica tem excelentes jogadores, mas uma tática e dinãmicas (quer ofensivas, quer defensivas) que sub-aproveitam, e de que maneira, os nossos jogadores.
Mas isto é apenas a minha opinião, na realidade eu quero é que o Benfica ganhe :)
O Xavi no ataque dava muito mais que o Weigl alguma vez deu pelo Benfica e defensivamente aquela equipa do Barça pareciam todos cães atrás da bola.
A atitude dele em campo defensiva e ofensivamente só prejudicam a equipa.
Ele veio para uma equipa que vinha apenas da melhor primeira volta de sempre. O que aconteceu? Golos sofridos quadruplicaram e os marcados diminuíram. Curiosidades: o Benfica o ano passado só não sofreu golos quando ele não jogou. Sem falar da final da taça.
O Bruno Lage não o tirou enquanto podia. O JJ tirou-o mal se lixou com ele em campo. Florentino devia estar cá em vez dele. E repara que o Benfica até com Pizzi no meio do terreno (que já é inacreditável) não chega a fazer tão mau do com Weigl.
Mas isso não faz do Weigl um mau jogador por si só, faz do Weigl um "mau jogador para o modelo de jogo do Benfica". Comparar o impacto do Xavi no Barça, com o impacto do Weigl no Benfica, não faz sentido, basta olhar para o restante 11 de ambas as equipas... Só estava a comparar "características úteis no momento defensivo" para um médio defensivo.
Volto a dizer: não tens nenhum jogador no meio-campo de construção do Benfica (exclui os extremos) que seja um jogador tão fiável com posse bola sob pressão para além do Weigl (o Gabriel, Taarabt e Pizzi têm mais técnica mas não são tão seguros/fiáveis). Agora, se isso é importante no modelo de jogo do Benfica já é outra conversa...
Por último, eu não estou com isto a dizer que o Weigl deve jogar no onze do Benfica, ou que a presença dele é benéfica para a equipa (para mim, num meio campo a 2, e com o plantel do início da época, a dupla teria de ser Florentino + Gabriel). Só estou a dizer que o acho um bom jogador, e que é usado no Benfica num modelo de jogo que não o potencia (assim como, atualmente, acontece com o Everton - o facto de os laterais subirem muito, mesmo em ataque posicional, obriga o Everton a desgastar-se imenso na transição defensiva - não aconteceria isto se o DE fosse o Eliseu por exemplo).
Mas é só a minha opinião. Reforço que, desde que o Benfica ganhe, até pode ser com o Weigl a apanha-bolas :)
Relativamente aos jogadores citados, sobretudo o Weigl, a mim parece-me que é como diz o Mesquita, e faço uma analogia: Tínhamos um parafuso para apertar, fomos a um Aki e vimos que o preço das chaves de parafusos rondava os 3€, entretanto reparámos que os martelos estavam a 1€, e decidimos comprar um martelo para apertar o parafuso. Esta é a simplificação da contratação do Weigl, tem muitas mais variáveis. A oportunidade do negócio por exemplo, sempre a oportunidade de negócio e não o reforço efectivo da plantel, e como é óbvio correu mal, agora continuamos com o parafuso para apertar e desfizemos-nos das chaves de parafusos que tínhamos... e continuamos a usar o martelo com o parafuso.
Quanto ao Grimaldo, julgo que na altura que veio, foi também uma oportunidade de negócio que surgiu e quisemos aproveitar. Perfeitamente justificável e razoável, o pior é que à conta da oportunidade de negócio, nunca mais fomos buscar ninguém para encostar o Grimaldo. Entretanto esprememo-lo, e o próprio jogador pura e simplesmente não evoluiu. Ainda hoje estava a ver as imagens da equipa a treinar, o Grimaldo parecia uma criança no meio dos miúdos mais velhos ali aos saltinhos.
Uma vez mais digo que não concordo com queimar jogadores, mas se houvesse a mesma impaciência com o Grimaldo como temos tido com os avançados centro que contratámos nas duas épocas anteriores, nesta altura já teríamos um defesa esquerdo "decente".
TRIUNFO EXPRESSIVO
-
Águias patentearam superioridade sobre emblema da Linha de Cascais e
golearam por claros 6-1, seguindo invictas no campeonato e na liderança
isolada.
N...
A Três Pontos de Ser Líder
-
*NUMA JORNADA FAVORÁVEL AO BENFICA POIS JOGOU NO SEU TERRENO.*
Para memória futura. *Jogo 5653*. De cima para baixo. Da esquerda para a
direita: Carrera...
Corruptos até ao osso
-
https://peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=PT123282
Alguns falavam numa estátua ao maior fugitivo para Vigo nesta palhaçada que
tem sido o frut...
Difícil
-
Vencemos ontem o Farense no São Luís por 3-1 e apurámo-nos para os
quartos-de-final da Taça de Portugal. Depois de irmos para o intervalo a
perder e a joga...
MENTALIDADE, FLUIDEZ, E AGRESSIVIDADE
-
O principal problema do Benfica está diagnosticado, e não é o Bruno Lage.
Posto isto, o Bruno Lage está na posição que efectivamente tem mais poder
dentr...
Sempre por ti, Benfica
-
Ontem foi dia de voltar a apoiar o *Benfica* no estádio. A vontade de
apoiar o *Benfica* é sempre grande mas a distância não permite mais. Ontem
estivem...
SLB CHALLENGE: SLB 2009/10 VS SLB 2022/23
-
Duas equipas campeãs nacionais, a de 2009/10 e a de 2022/23.
Ambas com um sistema tático parecido, o 4-4-2.
O desafio é um frente a frente por posição e ...
João Gabriel ARRASA Proença!
-
e desmascara o* 'EMBUSTE' *...
que ele é sempre foi...
seja como árbitro e agora dirigente...
o Pedro Proença só tem...
um OBJECTIVO na sua vida...
...
Comparação
-
(Este cartoon representa na perfeição o que penso da presidência do Rui
Costa)
Não sei se por pressentir de alguma forma o desastre que se avizinhava ou...
Obrigado por continuarem a lutar
-
Mais uma vez o meu obrigado aos jogadores do Benfica por continuarem a
lutar. Mesmo depois de tudo perdido e de tudo o que lhes fizeram esta época
lutara...
Aproveitar o que foi tão merecido!
-
É tempo de aproveitar o que foi tão merecido!
Este apuramento para a Champions teve sorte nos adversários que tivemos
pela frente este arranque de época,...
E o vosso 2019, como foi?
-
O meu ano foi assim:
» ganhar no estádio do ladrão e arrancar para o título
» golear o clube dos depósitos e do Cashball em pleno WC
» CAMPEÃO NAC...
Resumos
-
Por respeito aos que aqui perdem tempo, devo confessar-vos que ando
cansado. Isso reflecte-se na publicação de artigos. Mas vejo os jogos.
Ontem, o Benfica...
Ainda a AG
-
Tenho lido muito lixo e muitas mentiras por essas redes sociais por isso
decidi voltar a escrever sobre o assunto.
PONTO 1: Antes de começarem a ler e in...
Sou do Benfica E isso me envaidece Tenho a genica Que a qualquer engrandece Sou de um clube lutador Que na luta com fervor Nunca encontrou rival Neste nosso Portugal.
Ser Benfiquista É ter na alma a chama imensa Que nos conquista E leva à palma a luz intensa Do sol que lá no céu Risonho vem beijar Com orgulho muito seu As camisolas berrantes Que nos campos a vibrar São papoilas saltitantes
5 comentários:
Adotando uma frase dos que criticam tudo e todos... Até o levo ao aeroporto. Pior contratação de sempre do Benfica (até pelo preço que custou)
Caro Coluna,
Eu sei que o Weigl e o Grimaldo, são os teus cavalos de batalha... :)
E, embora relativamente a Grimaldo eu concorde contigo relativamente à sua insuficiência defensiva (embora ache que Grimaldo seja um jogador que faça imensa falta ao Benfica e devesse alternar com outro DE consoante a dificuldade dos jogos - Grimaldo nos jogos onde somos mais dominadores, NT nos jogos mais equilibrados), já quanto a Weigl, discordo.
E discordo porquê?
Porque, tal como fazem com Gabriel, há muita gente a cascar em jogadores quando eles simplesmente estão fora de posição ou a fazer funções que não estão na sua génese.
O Weigl não tem força física, velocidade, poder de choque, etc? Certo, mas, ele não é um Fejsa, nem um Matic... ele é um médio defensivo de construção. O Xavi também não tinha nada do que referi atrás, certo?
Weigl é um jogador que precisa de um "cavalo ao seu lado", de um 8 de campo inteiro.
O Weigl, juntamente agora com o Vertoghen, têm como maior capacidade terem mais sangue frio e técnica defensiva. São jogadores que lidam bem com a pressão do adversário quando têm a bola no pé e não cometem erros parvos quando submetidos a essa pressão.
Podes dizer sim, e aí concordo contigo, que o Weigl não encaixa no esquema de jogo do JJ (nem no do Lage encaixava), mas isso não faz dele um mau jogador.
Eu sou fã assumido de JJ, mas, acima de tudo sou benfiquista, e acho que o Benfica tem excelentes jogadores, mas uma tática e dinãmicas (quer ofensivas, quer defensivas) que sub-aproveitam, e de que maneira, os nossos jogadores.
Mas isto é apenas a minha opinião, na realidade eu quero é que o Benfica ganhe :)
Abraço
O Xavi no ataque dava muito mais que o Weigl alguma vez deu pelo Benfica e defensivamente aquela equipa do Barça pareciam todos cães atrás da bola.
A atitude dele em campo defensiva e ofensivamente só prejudicam a equipa.
Ele veio para uma equipa que vinha apenas da melhor primeira volta de sempre. O que aconteceu? Golos sofridos quadruplicaram e os marcados diminuíram. Curiosidades: o Benfica o ano passado só não sofreu golos quando ele não jogou. Sem falar da final da taça.
O Bruno Lage não o tirou enquanto podia. O JJ tirou-o mal se lixou com ele em campo. Florentino devia estar cá em vez dele. E repara que o Benfica até com Pizzi no meio do terreno (que já é inacreditável) não chega a fazer tão mau do com Weigl.
@ Troza,
Mas isso não faz do Weigl um mau jogador por si só, faz do Weigl um "mau jogador para o modelo de jogo do Benfica". Comparar o impacto do Xavi no Barça, com o impacto do Weigl no Benfica, não faz sentido, basta olhar para o restante 11 de ambas as equipas... Só estava a comparar "características úteis no momento defensivo" para um médio defensivo.
Volto a dizer: não tens nenhum jogador no meio-campo de construção do Benfica (exclui os extremos) que seja um jogador tão fiável com posse bola sob pressão para além do Weigl (o Gabriel, Taarabt e Pizzi têm mais técnica mas não são tão seguros/fiáveis). Agora, se isso é importante no modelo de jogo do Benfica já é outra conversa...
Por último, eu não estou com isto a dizer que o Weigl deve jogar no onze do Benfica, ou que a presença dele é benéfica para a equipa (para mim, num meio campo a 2, e com o plantel do início da época, a dupla teria de ser Florentino + Gabriel).
Só estou a dizer que o acho um bom jogador, e que é usado no Benfica num modelo de jogo que não o potencia (assim como, atualmente, acontece com o Everton - o facto de os laterais subirem muito, mesmo em ataque posicional, obriga o Everton a desgastar-se imenso na transição defensiva - não aconteceria isto se o DE fosse o Eliseu por exemplo).
Mas é só a minha opinião.
Reforço que, desde que o Benfica ganhe, até pode ser com o Weigl a apanha-bolas :)
Relativamente aos jogadores citados, sobretudo o Weigl, a mim parece-me que é como diz o Mesquita, e faço uma analogia: Tínhamos um parafuso para apertar, fomos a um Aki e vimos que o preço das chaves de parafusos rondava os 3€, entretanto reparámos que os martelos estavam a 1€, e decidimos comprar um martelo para apertar o parafuso.
Esta é a simplificação da contratação do Weigl, tem muitas mais variáveis. A oportunidade do negócio por exemplo, sempre a oportunidade de negócio e não o reforço efectivo da plantel, e como é óbvio correu mal, agora continuamos com o parafuso para apertar e desfizemos-nos das chaves de parafusos que tínhamos... e continuamos a usar o martelo com o parafuso.
Quanto ao Grimaldo, julgo que na altura que veio, foi também uma oportunidade de negócio que surgiu e quisemos aproveitar. Perfeitamente justificável e razoável, o pior é que à conta da oportunidade de negócio, nunca mais fomos buscar ninguém para encostar o Grimaldo. Entretanto esprememo-lo, e o próprio jogador pura e simplesmente não evoluiu. Ainda hoje estava a ver as imagens da equipa a treinar, o Grimaldo parecia uma criança no meio dos miúdos mais velhos ali aos saltinhos.
Uma vez mais digo que não concordo com queimar jogadores, mas se houvesse a mesma impaciência com o Grimaldo como temos tido com os avançados centro que contratámos nas duas épocas anteriores, nesta altura já teríamos um defesa esquerdo "decente".
Enviar um comentário