depois de perder os 2 Clássicos com o Benfica...
(há algum Decreto/Lei que nos impeça de o ser?)
nesse Campeonato Nacional de 2005/2006...
Porto 0-Benfica 2
Benfica 1-Porto 0
nós esta época até conseguimos marcar 1 golito...
portanto cabe a Rui Vitória e aos jogadores do SLB...
repetir o que o holandês e os jogadores do Porto...
fizeram há 10 épocas atrás...
em que por exemplo também não conseguiram...
ganhar os 2 jogos ao Braga...
empatando ambos...
tal como empataram no Dragão com o Sporting...
um Campeonato Nacional é uma MARATONA...
não é uma CORRIDA de 100 metros...
e outra de 400...
contra o mesmo adversário...
o Giovanni Trapattoni foi Campeão no Benfica..
e também perdeu com o Porto na Luz...
cabe a Rui Vitória repetir o que estes homens fizeram...
continuo a acreditar que o Benfica pode ser Campeão...
mesmo que o Sporting vença hoje...
PS- este é o post que acho...
que devo fazer neste momento...
sei porque o Benfica perdeu...
e vou falar nisso claro...
9 comentários:
Grandíssimo,
Vi o jogo todo a pensar nos teus posts.
O Benfica entrou bem, criou muitas oportunidades, falhou muitas oportunidades, mas estava evidente que seria um milagre se conseguisse estar naquela vertigem de ataques durante 90 minutos.
Quando surgiram os momentos de defender, o Benfica foi completamente incapaz de ser seguro e forte, porque muitos jogadores estavam a aproveitar o momento defensivo para descansar.
A equipa esteve sempre partida, com Mitroglou, Jonas e Gaitan sempre na frente, ajudando pouco.
Gaitan ainda ajudou um pouco na primeira parte, mas na segunda raramente corria de volta para ser mais um médio.
Quem é que me fez mais confusão a defender?
O Renato!
O Renato tão depressa fazia uma boa jogada como a seguir recuava A PASSO, sem qualquer intensidade, sem qualquer preocupação em defender e equilibrar a equipa.
Muitas vezes o Samaris era o único médio a tentar equilibrar, contra 2 ou 3 do FCP e o Renato A PASSO, sem agressividade defensiva nem posicionamento correcto.
O Renato devia ter sido claramente instruído sobre o que é um jogo GRANDE... num jogo destes não pode andar a desperdiçar energia em correrias loucas e depois defender a passo.
No lance do primeiro golo:
Samaris foi o médio que baixou (movimento normal do trinco, juntando-se à linha dos defesas e protegendo o defesa direito adversário, de onde vinha a bola) e Renato seria o segundo médio, aquele que ficaria mais à frente da defesa, a equilibrar, do lado da bola...
o que é que o Renato fez?
O Renato ficou à entrada da área, parado, a defender com os olhos, sem se posicionar DO LADO DA BOLA... sem perceber que o Herrera estava ali pronto a receber a bola e a enquadrar-se com TODO o tempo do mundo.
Quem é que ainda tentou correr para o Herrera? O SAMARIS!!! O Renato só ficou a olhar, num posicionamento em que não trouxe NADA à postura defensiva daquele lance.
Basicamente o Renato optou por se limitar a FAZER NÚMERO na defesa, sem realmente defender, sem realmente ser agressivo... e depois estava claramente na expectativa de que o Benfica recuperasse a bola para ele então PODER BRILHAR... o gajo esteve o tempo todo do jogo à espera de bilhar a ATACAR em vez de se preocupar primeiro em BRILHAR A DEFENDER.
RESULTADO: O Samaris andou ali feito louco, a apagar fogos, para depois o Renato receber a bola redondinha e se poder esticar lá prá frente.
Num jogo grande, foi fatal!
Tivesse o Renato optado por uma postura mais cautelosa, de descansar quando a equipa ATACAVA, em vez de descansar quando a equipa defendia, e provalmente não sofreríamos o primeiro golo, nem o segundo.
O Renato quis usar o cabedal para mostrar que é forte a proteger a bola, mas esqueceu-se de usar o cabedal para recuperar a bola.
E ISTO foi um mal do Renato, mas não só, porque em muitos momentos teria sido necessário defender com 10 jogadores e deixar apenas um na frente.
Mas o Jonas não baixava, o Gaitan não defendia com intensidade, o Pizzi não se juntava ao meio como deveria ter feito...
... Então, foram três médios portistas, mais um ou dois avançados, contra 5 do Benfica: os defesas e Samaris.
Renato, tal como Gaitan, andou ali a pouco defender.
Depois, naquele jogo partido, o cansaço causado pelos primeiros 50/60 minutos foi fatal à equipa que mais desprotegida jogou.
Quando chegou o momento em que se viu que o FCP estava a criar perigo, RVitória não mexeu, esperou mais 10 minutos e depois sofreu o 2 a 1.
Nessa altura, pelos 55 minutos, era momento de ESTANCAR aqueles ataques do FCP, acalmar o jogo, controlar, e depois tentar ganhar mas acima de tudo não perder.
O Empate teria sido um resultado bastante aceitável, que manteria o FCP a 6 pontos, e que não daria alento relevante ao SCP, que no máximo ficaria com 2 pontos de vantagem.
E aqui entra aquilo que tantas vezes dizes: "mais vale lá ir, que lá estar". Foi mesmo isso que não soubemos fazer na segunda parte, depois de tanto desperdício.
Seria a hora de dizer: "Toca a reunir, vamos ficar aqui sólidos, eles que se matem a tentar furar isto, e se derem espaço, atacamos como serpentes e tentar arrumar o jogo".
Mas não, não só não fizemos isso, como permitimos aos gajos jogarem no contra-ataque durante toda a segunda parte!!! Ou seja, eles para quem a vitória era essencial, tiveram 45 minutos a jogar no nosso erro e na nossa incompetência defensiva!!!
Assim, ressuscitámos o FCP e o SCP... porque quisemos ganhar sofregamente, em todos os momentos do jogo.
O Trapattoni teria feito falta ontem... "quando não podes ganhar, não percas".
Não critico que RV tenha mantido a estrutura na entrada do jogo, até pq realmente assustámos o adversário, tivemos muitas oportunidades e podíamos (devíamos) ter feito ali logo três golos na primeira parte.
Critico é que, não tendo acontecido, devíamos ter optado pelo Plano B, reunir as tropas, jogar ligados, baixar e UNIR os blocos, se necessário tirando o Jonas e o Gaitan (na segunda parte não fizeram NADA pq se desgastaram na primeira), e pondo um terceiro médio (TALISCA) e um ala rápido (seria Carcela), mas sempre com instruções para DEFENDER MUITO BEM, agressivos sem dar espaço.
Um autêntico desperdício, esta derrota contra um FCP partido em cacos. Estou TRISTE.
Basicamente tenrinhice e falta de experiência. Depois de uma primeira parte em que poderíamos estar a golear, depois de um hino ao desperdício, resolvemos não aparecer na segunda... desiludido depois da molha descomunal que apanhámos... 5 jogos com os rivais... 5 derrotas... há que arrepiar caminho...
Bom dia Coluna, perdemos por vários motivos, (um deles foi a sorte), mas há três motivos que mais me chamaram a atenção. Gaitán, Jonas e Júlio César.
o Benfica perdeu porque tem um aprendiz a treinar,a jogar assim contra o zbording nao temos hipoteses........
Celso Lopes
tudo verdade....o problema é que agora o balão esvaziou numa altura decisiva da época!
Confesso que fiquei apreensivo no início da segunda parte com o que vi no topo sul...
Coluna
É isso aí, meu caro. O nosso Benfica vai ser campeão!
Como eu queria ganhar todos os jogos. Como eu queria andar por esta altura, precocemente, a "bater cigarro" com o campeonato já no papo. Porra, não é possível, como não é possível os benfiquistas de todas as horas, principalmente os das más, perderem a crença, porque perderam um jogo que não acreditavam ser possível perder.
Ser Benfica é saber ultrapassar os percalços por mais dolorosos que sejam, é andar em frente e voltar a ganhar e ganhar. É, como tão bem o dizes, acreditar, não infundadamente mas antes porque o campeonato não se confina a um só jogo mas a muitos e não terminou ontem como não terminara antes. As contas serão acertadas lá mais para diante e, estou certo, que então não veremos ninguém à nossa frente.
Abraço benfiquista
José Martins,
consegue-me arranjar essa imagem?
colunadaguiasgloriosas@gmail.com
qualquer outro benfiquista que ma envie sff...
aos restantes benfiquistas que aqui comentaram prometo que vos respondo depois ok
estou em demasiado em baixo para o fazer agora ok
saudações gloriosas para todos
unknow,
o que tu queres sei eu...
Enviar um comentário