Jorge Jesus vê a onda benfiquista crescer e, no regresso à Catedral, tem mais um dado para motivar os seus jogadores - em caso de vitória sobre o Olhanense, o Benfica somará 23 pontos à nona jornada do campeonato e, para se encontrar tão bom ou melhor registo, é preciso recuar mais de 20 anos (!). Nem no ano do último título, quando as goleadas eram palavra banal no balneário encarnado, a formação comandada por Jesus conseguiu lograr tão bom arranque.
Neste momento, as águias somam meia dúzia de vitórias e dois empates e, caso a estas se junte mais uma contra os algarvios, só mesmo o Benfica de Sven-Goran Eriksson, em 1990/91, consegue ser melhor. A vitória só passou a valer três pontos em 1995/96, mas se convertemos as anteriores para o mesmo registo, ficamos a saber que, na dita campanha de há 21 anos, já o emblema da Luz chegava à nona jornada com 25 pontos, relativos a oito vitórias e um empate, na altura contra o Boavista (1-1, no Estádio da Luz).
Era uma equipa que vinha embalada pela presença na final da Taça dos Campeões Europeus (1989/90, derrota contra o AC Milan) e contava com a inspiração de vários nomes bem conhecidos, entre eles Vítor Paneira e Pacheco. No banco, Toni era o adjunto, e O JOGO ouviu ainda outros três elementos que ajudaram à conquista de um título fechado com apenas uma derrota (em Setúbal): Schwarz, César Brito e Paulo Madeira.
O antigo treinador e jogador encarnado recorda que a equipa de 1990/91 "fez um percurso quase imaculado" e traça desde logo o paralelo com a actual campanha. "A actual equipa está substancialmente melhor do que na última época. Conseguiram boas aquisições, que têm correspondido e sido determinantes.
É um Benfica diferente para melhor. Tem jogadores de grande nível e, mesmo quando não jogam tão bem, como em Aveiro, têm ganho. É um lugar-comum, mas é a pensar jogo a jogo que se vai ganhando confiança em cada competição. Há objectivos definidos, e cada jogo é uma grande responsabilidade", analisa.
Já César Brito sublinha que "só se consegue lá chegar com bom ambiente". "Esta equipa também é muito boa, está moralizada e faz lembrar a de há dois anos, quando foram campeões. Dá gosto ver jogar este Benfica, e as aquisições foram acertadas", elogia o antigo ponta-de-lança. Recordando uma época em que "o Benfica ganhava sem margem para dúvidas",
Vítor Paneira não duvida que é possível aos comandados de Jorge Jesus repetir, inclusive, a façanha de vencer o campeonato com apenas uma derrota. "Tínhamos um excelente grupo e sabíamos bem o que queríamos. Creio que é possível repetir o que nós fizemos naquela altura, porque esta também é uma equipa forte e solidária. Vê-se a equipa compacta, mas, em termos de campeonato, é preciso esperar também para ver o que conseguem fazer os rivais, e o Sporting está a crescer", observa.
Na visão de Pacheco, a formação actual tem "procurado a estrela de campeão". "Esta equipa conseguiu ter autoconfiança em termos de grupo, libertou-se desse estigma que trazia da época passada e este ano está mais forte. A onda começa a crescer e envolve a Direcção, até os jogadores que não jogam - gostam de se sentir parte de um grupo vencedor -, e o público ajuda mais, seja em casa ou fora."
E se Paulo Madeira chama a atenção para o facto de "ser um feito maior este Benfica conseguir igualar o registo de há 20 anos, porque nessa altura havia mais diferença dos grandes para os outros", Schwarz completa a ideia com a receita para levar Jesus a fazer novamente história: "É preciso sacrifício, concentração e entreajuda. Tem havido concentração e dedicação no campo, com e sem bola. Este é um bom grupo e vê-se inteligência em jogo".
Toni
"Benfica diferente para melhor"
Essa era uma boa equipa, que fez um percurso quase imaculado, apenas com uma derrota em Setúbal. A actual equipa está substancialmente melhor do que na última época. Conseguiram boas aquisições, que têm correspondido e sido determinantes. É um Benfica diferente para melhor. Tem jogadores de grande nível e, mesmo quando não jogam tão bem, como em Aveiro, têm ganho.
Paulo Madeira
"Faz lembrar a época de há dois anos"
É um feito maior se este Benfica conseguir igualar o nosso registo de há 20 anos, porque nessa altura havia mais diferença dos grandes para os outros. Agora, toda a gente treina de forma parecida e tem condições; a diferença muitas vezes está nas individualidades. Agora, uma vitória do Benfica contra o Olhanense é perfeitamente possível, porque esta equipa está a fazer lembrar um pouco a de há dois anos.
Vítor Paneira
"Esta equipa também é forte e solidária"
Éramos uma grande equipa e jogávamos um futebol de alta qualidade. Creio que é possível repetir o que nós fizemos naquela altura, porque esta também é uma equipa forte e solidária. Vê-se a equipa compacta, mas, em termos de campeonato, é preciso esperar também para ver o que consegue fazer o Sporting, que está a crescer. Mas o Benfica actual pode perfeitamente igualar a nossa marca.
Schwarz
"Dinâmica e concentração muito grandes"
Para se conseguir esse tipo de resultados, é preciso sacrifício, concentração, entreajuda. Este Benfica está a fazer um bom trabalho e tem bons jogadores individualmente. Está com uma dinâmica muito grande e a pensar jogo a jogo. Tem havido concentração e dedicação no campo, com e sem bola. É um bom grupo, e vê-se inteligência em jogo. Este parece-me um Benfica diferente para melhor.
Pacheco
"Equipa libertou-se do estigma"
O Benfica tinha um plantel muito equilibrado nessa altura. Tinha muitos e bons jogadores, tal como, aliás, tem agora. Éramos uma equipa versátil, como esta. Tínhamos um excelente convívio, e isso era muito importante. A estrela de campeão procura-se, e esta equipa sentiu necessidade de ter autoconfiança. Conseguiu fazê-lo, libertou-se desse estigma que trazia da época passada e este ano está mais forte.
César Brito
"Também dá gosto ver jogar este Benfica"
Isso devia-se à grande equipa que o Benfica tinha na altura. Era um plantel fantástico, e este também me parece muito bom; tem jogadores excelentes e um bom banco. E havia bom ambiente. Só assim se consegue lá chegar. Esta equipa também é muito boa, está moralizada e faz lembrar a de há dois anos. Dá gosto ver jogar este Benfica, e as aquisições foram acertadas. O resto vem por acréscimo.
vai ser um Benfica histórico este o de 2011/2012...
o Benfica de Artur Moraes...
3 comentários:
ASSIM SEJA!!
GLORIOSAS SAUDAÇÕES GRANDE COLUNA!!
BENFICA SEMPRE!!
Obrigado Campeões!
Vejam lá se dão um abraço meu ao Mestre JJ ok :)
e um obrigado também já agora...
Saudações Gloriosas
Temos de colaborar todos, a começar por encher o estádio já neste sábado, com o Olhanense. A equipa não pode vacilar até ao sporting e tem de chegar lá muito forte, para vencer sem margem para dúvidas.
Enviar um comentário