estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso SÍMBOLO/EMBLEMA como COSME DAMIÃO! (clicar imagem)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....
Cliquem na imagem para se saber alguma coisinha...

o braço amado do slb! mística sempre!

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?
Onde ANDA a MÍSTICA do GLORIOSO SLB?

O BENFICA DE WEIGL É UM ATENTADO À MEMÓRIA DO NOSSO DEUS!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!
(clicar imagem) Com a sua MISERÁVEL MENSAGEM ao MERCADO!

para o ano é a décima! vivó BENFICA!

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...
com o BI/39 porque ele MERECE TUDO do BENFICA!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!
NÃO há VERDADE DESPORTIVA à 7ª Jornada!(clicar)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)
é o REGRESSO do ESCANDALOSO COLÃO ao LEÃO!

o momento decisivo do campeonato! vamos slb!

até quando o colão ao dragão e leão?

até quando o colão ao dragão e leão?
Ninguém pede a demissão dele? (roubos actualizados, cliquem)

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

e daqui do Alqueva desejo um...

ao Glorioso Sport Lisboa e Benfica...

e aos amigos deste blogue...

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

obrigado Jorge Jesus, Vieira e Rui Costa...


mais os jogadores do Benfica claro pelo inesquecível 2010 que o Glorioso nos proporcionou este ano...


um grande 2011 para todos no Benfica e para todos os benfiquistas.....


que isto se repita....





e obrigado também aos gloriosos adeptos do Benfica pelo apoio constante ao clube em tudo o que é sítio e o regresso da Mística com as 'Míticas Bandeiras com o Símbolo do Glorioso'....

obrigado a todos e um Glorioso e...

a única coisa boa da RTPN...


são estas carinhas larocas que aparecem lá de vez em quando....

porque de resto no que toca à informação desportiva está uma pouca-vergonha de todo o tamanho a RTPN....

atacam e desrespeitam o Benfica todos os santos dias....

seja em programas desportivos seja em telejornais...

e claro defendem a todo o custo o Corrupção FC da Cedofeita..

o Benfica tem que tomar uma posição perante o Governo sobre a vergonha que se tornou a RTPN...

que é paga por todos os contribuintes portugueses....

mas que funciona como uma televisão ao serviço de Pinto da Costa e dos seus interesses...

e esta ein? há pois é bébés...


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

que saudades das crónicas do grande RAP...


Deve ter sido uma das prendas mais repetidas junto dos benfiquistas que sabem ler. E até dos que não sabem. "A Chama Imensa", livro que reúne as crónicas de Ricardo Araújo Pereira sobre o Benfica no jornal "A Bola", é um retrato do amor (às vezes ódio) de um homem pelo seu clube. O Gato Fedorento, sócio número 17.411, fala-nos das origens do seu benfiquismo e de uma fé no seu clube de tal maneira inabalável que resiste à lógica, bom senso e matemática

É possível que a águia Vitória não volte a voar no Estádio da Luz. Vai fazer muita falta?

Sim, fará falta. E é pena. O Benfica era o único clube que conseguia organizar um espectáculo daqueles com o seu símbolo. Os leões não voam tão bem e os dragões padecem do mesmo mal que a maior parte dos penalties que se vão assinalando a favor do Porto: não existem. Ainda assim, S. Jorge matou um. Veja como deve tratar-se de um bicho irritante, para conseguir fazer com que um homem que era santo perdesse a paciência.

Qual é a sua memória mais antiga do estádio da Luz?

Talvez um Benfica-Porto de 1981. Cheguei ao terceiro anel antigo logo a seguir ao almoço, porque os jogos eram à tarde e não havia esta mariquice dos lugares marcados, como na ópera. A certa altura, Pietra deu uma soberba sarrafada ao Frasco, que ficou a contorcer-se no chão. Um consócio que estava ao meu lado gritou, com muita humanidade: "Se ele está a sofrer, o melhor é abatê-lo!" Ganhámos 1-0, golo de João Alves. Resultado magro mas, tendo em conta que o árbitro era António Garrido, foi goleada. Nesse ano, fomos campeões e ganhámos a taça, também ao Porto, 3-1 na final. Três golos de Nené. Veloso marcou um na própria baliza logo a abrir, para lhes dar um de avanço, a ver se o jogo ficava mais equilibrado. Não resultou.

Por que razão escolheu o Benfica?

Quando eu era pequeno, o meu primo António convenceu-me de que o Benfica era o melhor clube do mundo. Sem querer tirar mérito ao meu primo António, não é difícil convencer uma pessoa disso, uma vez que é verdade. Quanto ao meu primo António, é do Benfica por causa de um barbeiro que lhe cortava o cabelo no Areeiro. Portanto, em última análise, sou do Benfica por causa do barbeiro do meu primo António. Até agora, foi o máximo que consegui apurar acerca da minha genealogia benfiquista.

No seu livro fala do Shéu e do Rui Costa, de querer ser como eles. Há algum jogador da actual equipa que lhe mereça essa empatia e admiração?

Em princípio, invejo o destino de todos os rapazes que vestem aquela camisola. Hoje, gosto especialmente do Maxi [Pereira] e do Fábio [Coentrão], uma vez que só não mordem nos adversários porque as regras não permitem; do Ruben Amorim, porque é do Benfica desde os três meses - e isso nota-se no seu futebol; do Luisão e do David Luiz, porque são a melhor dupla de centrais desde Mozer e Ricardo Gomes; do Aimar, porque descobre jogadores isolados para surpresa de toda a gente - incluindo dos próprios, que se apanham sozinhos sem saber como à frente da baliza; do Carlos Martins, porque é um digno sucessor de Carlos Manuel, a locomotiva do Barreiro; e do Roberto, porque é do tamanho de um guarda-fatos que a minha avó tinha e cada vez defende melhor. E, enfim, dos outros todos.


Costuma ver os juvenis na Benfica TV e o futsal de veteranos?

Claro. Estou de olho num puto que parece o Valderrama (acho que lhe chamam mesmo Valderrama) e gosta de fintar várias vezes o mesmo adversário antes de avançar para a baliza. No futsal de veteranos, acompanho com especial interesse a carreira de um avançado que talvez tenha dois ou três quilos a mais. Isto para falar apenas nas modalidades que citou. Mas se um velhote vestir a camisola do Benfica e começar a jogar chinquilho, sou menino para ir apoiar.

A enumeração dos maiores flops do clube é uma ocupação frequente entre benfiquistas que se querem rir deles próprios. Qual é para si a mais fracassada de todas as contratações do glorioso?

Se calhar, é mais fácil fornecer-lhe o meu onze ideal de cepos: na baliza, Bossio. Moretto, Zach Thornton e Butt esperam oportunidade no banco. Lateral direito: Dudic, embora Ricardo Rojas e Gary Charles tenham valor para ocupar o lugar. Centrais: Jorge Soares e Paulão, o coice de mula. Jorge Bermúdez, Machairidis, Simanic e outros 10 ou 20 que não me ocorrem agora também eram exasperantes. No lado esquerdo da defesa, o meu coração balança entre Steve Harkness, Alessandro Escalona e Emmanuel Pesaresi. Mas se me der 5 minutos, talvez encontre pior. Trinco: Michael Thomas, com Marco Freitas, Jamir e Paulo Almeida no banco. Daqui para a frente, seria preciso escolher 5 entre Taument, Glenn Helder, Leónidas, Manduca, Luís Carlos, Luís Gustavo, Clóvis, Uribe, Hassan, Marcelo e Pringle. Uma tarefa difícil.


O que sente ao ver isto [link para o vídeo promocional da Operação Coração, no YouTube]?

Sinto alívio por já não estarmos nessa situação e incredulidade por ter sido possível convencer as pessoas a fazer essas doações. Depois lembro-me do título da Operação Coração que tenho emoldurado na minha secretária e percebo tudo um bocadinho melhor.


E isto [o golo e as lágrimas de Rui Costa depois de marcar ao Benfica enquanto jogador da Fiorentina]?

Eu estava no estádio nesse dia e na bancada também estávamos todos a chorar. Que quer que lhe diga?, os benfiquistas são pessoas sensíveis. Hoje, este episódio continua a emocionar-me, apesar de se ter tornado comum: quando o Inter marcou ao Sporting, Luís Figo também chorou. Chorou a rir, mas chorou.

Não estão em "A Chama Imensa" as crónicas todas. Como fez a selecção?

Excluí as que tinham ainda menos interesse do que as que ficaram. Só fiz ponto de honra em manter todas as que falavam de Rui Moreira. Um homem que é proprietário de um cão que ressuscita merece a distinção. Haja respeito pela Páscoa canina.

Como é ser um dos "dois rafeiros atiçados às canelas" de Miguel Sousa Tavares?

É surpreendente, porque sempre apontei para o lombo. Miguel Sousa Tavares tem uma relação um pouco conflituosa com os factos e uma grande capacidade para ignorar evidências, como certos documentos que temos vindo a ver, ler e ouvir. Ora, como disse a avó de um adepto do Benfica chamada Sophia de Mello Breyner, "vemos, ouvimos e lemos / não podemos ignorar". Palavras sábias.

Durante o período em que foi cronista de "A Bola", qual foi o melhor alvo?

Deve ter sido o Pinto da Costa. É quase inevitável, uma vez que se mantém no cargo há décadas e é um homem multifacetado, que ora declama poesia como João Villaret, ora dá indicações de trânsito como um GPS. O facto de estar a cumprir pena de suspensão por tentativa de corrupção activa enquanto se queixa das arbitragens também é divertido.

Qual é para si a equipa mais fácil de caricaturar do nosso campeonato?

É possível que seja o Sporting. Sempre que o Benfica está no fundo, o Sporting tem a gentileza de aparecer para demonstrar que é possível descer um pouco mais. Um dia depois de termos levado 5 do Porto, o Sporting jogou contra o Guimarães. Estava a ganhar 2-0. Nisto, o Vitória reduz. Depois, empata. A seguir, marca o golo da vitória. Até me passou um bocadinho da azia.

Acha que ainda vamos lá este ano?

Claro. Mas eu sou suspeito, uma vez que continuo a acreditar mesmo quando já é matematicamente impossível.

via o Glorioso 'Apanhados Quânticos'

não há palavras para descrever esta entrevista do grande Ricardo Araújo Pereira.....


vejam a maneira como ele se refere a Pinto da Costa e ao Fóculporto mais o Sporting e digam-me lá se não gostavam de o ver a defender o Benfica nos programas televisivos de futebol....


um show autêntico o RAP....


o Pinto da Costa levava 15-0 do grande RAP....

ps,

achei engraçado a memória mais antiga do Ricardo Araújo Pereira do Estádio da Luz ser igual à minha...


Benfica 1-Porto 0 de 1981 com golo do luvas pretas João Alves...


um golo fora da área se não estou em erro...


e se não me falha a memória o Alves esteve para não jogar esse jogo pois foi pai nesse dia ou estava para ser segundo creio...


esse golo e essa vitória foram fundamentais para o título de Campeão Nacional nessa época...


tinha 9 anos nesse jogo mas lembro-me bem que fui cedo para a Luz com o meu avô paterno...


ele gostava de ver os jogos na Luz lá em baixo numa das laterais das balizas mas nesse dia fez-me a vontade e vimos o jogo no mítico 3º Anel...


nunca mais larguei o 3º Anel e ainda hoje não consigo ver o Benfica na Luz sem ser na Superior...


chego a ter convites para a central e camarotes mas vou sempre lá para cima....


obrigado saudoso avô Bento...

e na Farmácia Franco...



amanhã antes de ir para o Alentejo passar o fim de ano passo pela Luz para também colocar (de igual modo) a minha cidadania em dia....

e a 'vitória foi-se' disse o Corruptor-Mor...


faltou-lhe dizer que a promessa também foi com o crlh...

a 'Vitória foi-se' disse Pinto da Costa....

como ninguém no Benfica (como sempre aliás...) lhe vai responder respondo-lhe eu sócio do Benfica há 30 anos com o número abaixo do 15 mil....

tens razão seu cabrão....

a 'Vitória foi-se' esta última época...

mas foi para o teu clube corrupto....

como se pode ver nestes vídeos abaixo....

a Vitória foi parar a outro lado....











em 2010 a 'Vitória foi-se' para os lados da Cedofeita....

o Galeto da Cedofeita...

e o momento da época passada foi este...



para mim como benfiquista....


foi aqui que tudo mudou em relação ao título...


quando foi preciso Javier Saviola não falhou...


outros no lugar dele falhariam o remate ou caiam para trás....


como quase sempre aliás...


é com jogadores como Saviola que se ganham títulos....


que na Luz tenham aprendido a lição....


Obrigado El Conejo!


algo de estranho se está a passar...


a palhaçada do ano de 2010...


a 'mise en scéne' mais descarada e hipócrita...

que o 13 lhes dê azar...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

e muita coisa pode acontecer ainda...


por isso o corruptor-mor 'mostra medo' ao invés de confiança como quer fazer transparecer....

só quem não conhece e percebe o modus operandis do corruptor-mor é que pode ficar surpreendido com mais esta jogada palaciana....

o que ele quer é fazer passar uma mensagem aos jogadores e reforçar a liderança do puto André...

e fazer passar uma mensagem aos agentes do futebol e em especial aos árbitros de que o Porto tem que ser Campeão pois o clube já renovou com o treinador e tudo e por isso merece e não o façam gastar mais dinheiro blá blá...

de uma coisa tenho a certeza....

o corruptor-mor tem medo do Benfica de Jorge Jesus...

por isso anda de mise en scéne em mise en scéne...

desde o final da época passada...

Alex Ferguson é um ingrato e recusou o regresso do Beckham (coitadinho do David que marcou tantos golos no Man Utd).....



se fosse no Benfica a esta hora haveria já uma corrente enorme para o regresso de Beckham....

 nos últimos 24 anos o Sir Alex Ferguson ganhou 11 campeonatos ingleses e prepara-se para ganhar o seu 12º título de Campeão Inglês em 24 anos....

ou seja a cada 2 campeonatos ganha 1....

agora vejam quantos campeonatos nacionais ganhou o Benfica nos últimos 24 anos....

e em específico nos últimos 16 anos....

apenas 3 campeonatos...

mesmo assim muitos benfiquistas queriam o regresso de Simão Sabrosa já a entrar na pré-reforma...

mesmo assim muitos benfiquistas desejam a renovação do contrato de Nuno Gomes com 35 anos...

o que é que se pode dizer perante isto?

que o Benfica parou no tempo....

até que dá uns toques o Funes Mori...



mas é claro que por muitos toques que dê nunca será um dos nossos...


para ser um dos nossos terá que dar muitas entrevistas...


à revista Caras..


e à Flash e TV Guia...


aí sim será um dos nossos....

uma má notícia para os 'nuno gomistas'...


uma 'boa notícia' para os benfiquistas......

é sempre muito triste dar estas notícias...

a notícia de um 'aborto espontâneo'....

novo site da Fundação Benfica...




segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fernández para o lugar de Fábio Coentrão?



pelas imagens deste vídeo o que me parece é que este argentino é mais parecido com o Fábio Coentrão que faz toda a lateral-esquerda do que com o Di Maria que é um extremo-esquerdo puro....

o Eterno Benfica de sonho do Betinhóide...


esta personalidade imensa a Presidente...


o Eterno guarda-redes....


o Futuro(e Eterno claro) meio-campista....


e o Eterno ponta-de-lança


 e a Revista Caras a substituir a 'Mística'

este é o Benfica do JNF do Eterno Benfica...

uma criança que (pasme-se a ingenuidade e infantilidade) 'escreveu' que o Miguel Veloso devia vir para o Benfica porque...

'Desde a saída de Ramires que o Benfica ainda não conseguiu descobrir um jogador com qualidade para o substituir. É claro que Ramires está um patamar acima de todos os que já passaram esta época por aquele lugar (e que Veloso também), mas o ex-camisola 24 do Sporting tem características futebolísticas que me levam a pensar que desempenharia este lugar melhor que Salvio, Amorim, Martins ou Gaitán.'


o JNFzinho escreveu isto em cima no seu blogue....


não é de admirar para quem acha que o Bagão Félix pode ser Presidente do Benfica....


este Benfica faria as delícias de Pinto da Costa...


porque seria sempre um Benfica passivo e submisso...


gozado e humilhado por todos...


irei sempre combater neste blogue o caminho que todos os JNFs desta vida queiram dar ao Eterno e Glorioso Sport Lisboa e Benfica.....

à atenção dos jogadores do Benfica...

no Corrupção FC todos falam neste 'momento'....

desde o presidente corruptor ao treinador....

e claro os jogadores.....

cabe aos profissionais do Benfica dar a devida resposta....

na primeira oportunidade para tal...

por uma questão de honra...

parabéns Jorge Jesus..e claro parabéns...

imagem via o Glorioso 'Guachos Vermelhos'

ao Fábio Coentrão pela sua extraordinária evolução como defesa-esquerdo.....


ao Jorge Jesus porque tornou um bom jogador num dos melhores do mundo....


ps,


então isto não tem direito a 1ªpágina dos desportivos?


o jornal O Benfica já tem a capa desta próxima sexta-feira....

domingo, 26 de dezembro de 2010

um Bagão Félix à José Eduardo Bettencourt...


há anos que se faz de Bagão Félix um putativo candidato à Presidência do Sport Lisboa e Benfica....

nos jornais e restante imprensa....

e nos últimos tempos até em alguns blogues do Benfica anti-Vieira quando as coisas correram mal à equipa de futebol....

houve até um rapazinho que defendeu a saída imediata de Vieira e a entrada de Bagão Félix...

brincadeiras de míudos....

quero dizer aqui que nunca na vida votaria em Bagão Félix para Presidente do Benfica...

estão a ver o Bagão Félix com aquele tamanho e aquela voz de padre a entrar no balneário e a falar para os jogadores?

estão a ver o Luisão a olhar para ele?

e os restantes jogadores em especial os brasileiros?

o Bagão Félix está para o Benfica como o José Eduardo Bettencourt está para o Sporting....

o discurso do JEB pura e simplesmente não chega aos ouvidos dos jogadores.....

muitos deles acham-no ridículo e um betinho que aterrou no clube de pára-quedas...

e o de Bagão Félix seria o mesmo no Benfica....

quando falam até parece que 'percebem muito'....

mas depois no dia-a-dia de uma equipa de futebol e as suas vicissitudes a realidade é outra por completo......

cada vez que vejo o Bagão Félix a falar na televisão sobre o Benfica dá-me vontade de rir...

espero até que nunca seja dirigente do clube....

padres no Benfica não...

um 'quadro' de Valdo na antiga Catedral...

o Mítico Valdo em entrevista...


Chegou ao Benfica em 1988 e, depois de sair para o PSG, em 1991, voltaria à Luz em 1995. Espalhou magia até 2004, altura em que, aos 40 anos, decidiu finalmente terminar a carreira. Em conversa com A BOLA, o médio, que reside em Portugal há muitos anos, recordou e partilhou momentos e histórias. O seu objectivo agora é treinar.

- Já passaram mais de 22 anos desde que chegou ao Benfica. Ainda se lembra dos pormenores da sua transferência para a Luz?
- Estava tudo a correr bem até o senhor Manuel Barbosa [n.d.r. empresário de Valdo] dar uma entrevista à televisão de Porto Alegre, a dizer que o Benfica tinha dinheiro. Já não me lembro bem dos valores, mas se era um milhão passou para dois [risos]. Deu grande confusão porque o Benfica não queria pagar e o presidente do Grémio dizia: Quem tem, paga! Mas tudo se revolveu.

- Que impressões teve ao chegar a Lisboa?
- Já tinha estado em Lisboa antes disso. Salvo erro foi a 19 de Dezembro de 1987, depois de um jogo amigável entre as selecções de Brasil e Alemanha, em Brasília. Estava de férias e o Manuel Barbosa, com aquela lábia, disse para eu vir cá só para conhecer o clube. Quando saí do aeroporto, caramba... Um montão de jornalistas! Tiraram-me fotos com a águia e tudo, imaginem quando voltei para Porto Alegre [risos]... Portant,o quando vim em definitivo, em 1988, foi tudo muito tranquilo porque conhecia o clube. Já não me assustei tanto com a imponência do velho Estádio da Luz.

- Quem eram os bem-dispostos e os mal-humorados da equipa?
- O Lima era muito engraçado, o Hernâni, o Silvino, o Pacheco e o Veloso também. O Mats [Magnusson] era, digamos, o mais emburrado, mais introvertido. O Thern, com aquele jeitinho dele, era muito engraçado e o Paneira também. O Schwarz era o mais sério de todos, um profissional extremo [risos].

- E o mais brincalhão?
- O Paneira, claramente, mas o mais engraçado acabava por ser o Lima, pela figura dele, com aquele topete enorme, a tocar violão [risos]. Recordo-me da estreia dele a titular, lá para a 12.ª jornada, depois do normal período de adaptação. Estávamos no túnel da antiga Luz e o presidente João Santos foi falar com ele. Vamos lá Lima, duas batatas hoje!, disse. O Lima voltou-se para ele e disse, apontando para o Magnusson: Fogo, então o seu avançado tem um golo em onze jornadas e eu que vou jogar pela primeira vez de início tenho de marcar dois?! O Lima tinha muitas tiradas assim [risos]...

- Teve alguma praxe no Benfica?
- No Benfica não, mas no Grémio tentaram. Eu era muito magrinho quando cheguei, pesava 43 ou 44 quilos, era só cabelo e dentes. Eles estavam sempre a dizer-me: É hoje, é hoje! Eu morria de medo mas não podia dar parte fraca, tinha de cantar de galo. Um dia avisei-os. Olhem uma coisa, eu sou da favela. Se me fizerem alguma coisa vão ver o que vos faço enquanto dormem, um a um! A verdade é que nunca me tocaram, ficaram com medo que eu fosse maluco [risos].
rui costa e o jeito malandro de jogar

- Quem era o líder no balneário?
- O Veloso foi sem dúvida um grande capitão, mas não havia uma só voz. Cada um tinha algo a dizer. O Ricardo Gomes, que dispensa apresentações, o Vítor Paneira... O Schwarz falava pouco mas também se expressava à sua maneira, dentro do campo, com aquele estilo aguerrido que não dava uma bola como perdida. E, claro, tenho de mencionar o Mozer, um dos grandes líderes do Benfica quando cheguei.

- O Rui Costa acabou por ser o seu sucessor.
- Sim. Já tinha feito talvez uns dois jogos com o Rui e o Paulo Sousa. Disse aos dirigentes: Vocês não precisam de ir buscar alguém para o meu lugar, têm o Rui Costa. Eles diziam-me que ele era novo, mas tentei fazê-los ver que quem sabe, sabe e há que começar por algum lado.

- O que via nele?
- O Rui tinha uma forma de jogar diferente, mais parecida com a do jogador brasileiro do que com a do europeu. Tinha aquele jeito malandro de jogar, de bater na bola, com disciplina mas um estilo mais vagabundo, a fugir ao protocolo. Como eu e como a maioria dos sul-americanos.

- Você e o Ricardo Gomes tiveram carreiras paralelas durante muitos anos, eram quase inseparáveis...
- Vou dizer-lhe uma coisa, no bom sentido: dormi mais vezes com o Ricardo do que com a minha mulher [risos]. Fomos colegas de quarto durante 12 anos! Bastava quase um olhar para comunicarmos. Naqueles jogos cruéis, em que sentíamos que as coisas estavam muito complicadas, eu dizia-lhe: Bacana, que jogo feio... E ele respondia-me: Nem me digas nada, hoje a coisa está horrível... Sempre tivemos grande cumplicidade. Eu, o Ricardo e o Mozer tratávamo-nos por bacana. Ainda hoje são grandes amigos, tal como o Lima.

- Lembra-se de alguma história engraçada com o Ricardo Gomes?
- Houve uma na minha segunda passagem pelo Benfica. O treinador era o capitão Mário Wilson e tínhamos jogo com o Sporting, em Alvalade. Um exercício do treino culminava com centros para a área e finalização, e num dos cruzamentos o Preud'homme socou a bola, ela passou por cima do Mário Wilson e apareceu o Ricardo Gomes, que rematou de primeira e acertou mesmo no cachaço do professor, que disse logo, com aquela voz característica. F... Quem fez este remate não joga domingo! Mas quando olhou para trás e viu o Ricardo Gomes mudou de ideias. Esse joga, esse joga! [risos].

- No actual Benfica, quem são Valdo, Mozer e Ricardo?
- [risos] É difícil comparar. O Benfica tem jogadores fantásticos. O Aimar é realmente diferente, tem magia e um toque refinado. Pessoalmente, gosto muito do Luisão, grande central, e vê-se que é um jogador que sente o Benfica a cem por cento. David Luiz também é bom jogador e o Fábio Coentrão é fantástico.

- Se pudesse, o que mudava na sua carreira?
- Talvez não devesse dizer isto, mas, sinceramente, se estivesse a começar tentaria ser mais polémico, pois hoje esse tipo de jogadores são mais mediáticos e têm mais importância. Digo isto, mas, devido à minha forma de ser, não sei se teria coragem. E atenção: não basta ser polémico, há que ter talento também e corresponder na arena. Da mesma forma, a imagem tem muito peso actualmente: um jogador com olhos verdes e cabelo loiro e espetado vende mais do que um negão feio de dentes tortos. O negão até pode jogar melhor mas só vende 50 camisolas, ao passo que o outro não joga tanto mas vende um milhão...

- E mágoas?
- Mágoa só tive uma, foi o facto de o Benfica não me ter deixado ir aos Jogos Olímpicos de Seul. Fiquei cá para disputar uma porcaria de um jogo com o Penafiel, com todo o respeito por esse clube. Ganhámos nove a zero. Era o capitão da selecção olímpica brasileira, que perdeu na final para a Rússia. Mas naquela época os clubes podiam proibir os jogadores de ir... Se me perguntar também se merecia estar mo Mundial 1994, respondo que sim, mas o Carlos Alberto Parreira assim não entendeu. E agora vou dizer-lhe uma coisa, a propósito da selecção: não queria estar na pele dos jogadores brasileiros em 2014 [risos]. Só há um resultado possível, a vitória [risos].

- Recorda-se bem da final da Taça dos Campeões Europeus, em 1990, perdida para o Milan?
- Naqueles jogos tudo se decide pelos detalhes. Eles tinham uma grande equipa... Nós também, mas eles... Jogámos de igual para igual, mas o Hernâni, que chamávamos de Mano, ouviu um apito da bancada, hesitou, parou e o Rijkaard furou e marcou.

- Perdeu ainda uma final da Taça de Portugal, frente ao Belenenses.
- Aquela derrota custou-me, até porque tinha pela frente o Baidek, e perder para o Baidek é brincadeira... [risos] Senti um pouco culpado pela derrota porque fui expulso por causa de uma discussão com o árbitro Alder Dante.

- A sua família não ficou triste.
- É verdade, quase toda a minha família sempre foi do Belenenses. A minha filha fugiu um bocadinho, é do Sporting, mas a minha esposa é do Belenenses a mil por cento. Praticou esgrima no clube e o avô dela foi um dos fundadores do clube. Sou o único a carregar a bandeira do Benfica [risos]. Mas a verdade é que também tenho um grande carinho pelo Belém.

- Nunca pensou em treinar o Belenenses?
- Foi se calhar a coisa em que mais pensei. E é um dos meus grandes objectivos. Mas vou fazer o caminho inverso: em Janeiro devo regressar ao Brasil. Devo ficar dois ou três anos, como treinador e gestor de uma equipa, o Serra Macaense, da II divisão carioca. Tenho confiança de que vou fazer um bom trabalho e o objectivo é plantar lá uma semente para colher aqui. Tenho o curso de treinador e já exerci no Brasil, em Balneário Camboriú e no União de Rondonópolis, em Mato Grosso.

- Que treinador o marcou mais?
- Tive vários, no Brasil e na Europa. O Toni, por exemplo, era incrível. Ainda hoje me pergunto como pode estar parado. Creio que acabou por ser prejudicado por aquela sua forma de ser apaixonada, aquele coração. Quando se segue a carreira de jogador ou treinador não se pode exteriorizar certas coisas, há simplesmente que ser profissional, e aquela imagem do Toni a chorar quando saiu do Benfica fragilizou-o muito. Mas é meu amigo pessoal, amo-o e, tecnicamente, foi dos grandes treinadores que tive. O Eriksson era um estratega, o Artur Jorge dava muita força mental aos jogadores, era fantástico nisso...

- Cumpria sempre à risca o que os treinadores lhe diziam?
- Às vezes fugia um pouco do guião, mas quando o fazemos convém que dê certo, senão estamos ferrados [risos]. Lembro-me de um jogo contra o Marítimo, aqui na Luz, em que estava a chover muito, e o periquito, alcunha que dei ao Eriksson, disse que todos tinham de jogar com pitons de alumínio. Mas eu nunca joguei de pitons de alumínio na minha carreira, nunca. Lá tive de entrar assim, mas parecia que estava de saltos altos [risos]. Fui à linha lateral e disse ao Luís, o roupeiro, para me trazer umas botas com pitons de borracha. Ele foi buscar e a partir daí comecei a jogar normalmente. No fim, o Eriksson só dizia: Porca miséria, nunca mais digo nada ao Valdo...

- Quem é o melhor treinador do Mundo?
- Mesmo que se queira dar outra resposta, é o José Mourinho. Os resultados e os números comprovam-no. É realmente diferente, muito mais próximo dos jogadores do que às vezes parece. E amo as respostas e as entrevistas dele [risos].

- E o melhor jogador do mundo?
- É o Messi. O Cristiano Ronaldo também é fantástico, é uma máquina muito bem trabalhada, mas o Messi é a essência do futebol, é puro.

- Que companheiros mais o impressionaram na sua carreira?
- Um foi sem dúvida o João Vieira Pinto, o Pintinho. Sempre tive curiosidade de jogar com ele, e um dos motivos porque voltei ao Benfica foi por causa dele. Era um jogador diferente dos outros, pequeno mas atrevido e muito inteligente, com notável visão de jogo. E o que mais me impressionava era o poder de elevação dele. Para mim, o João está entre os ilustres do futebol português, ao lado de nomes como Figo, Futre e o pequeno génio, o Chalana, que continua a ser o meu preferido. Aliás, quando eu vim para o Benfica na primeira vez, o Zico disse-me: Vais encontrar lá um tipo chamado Chalana. Joga muito, é brasileiro. Mas o João também era de outro planeta, uma entidade à parte dentro do Benfica. Adorava jogar com ele.

- Ofereceu Bruno Telles ao V. Guimarães e tem aconselhado outros jogadores ao futebol português.
- Sim. Já aconselhei muitos ao Benfica, mas nunca aconteceu encaixar algum. Mas não sou empresário e não tenho jogadores, apenas sou apaixonado por futebol, gosto de observar e aconselhar jogadores que dignifiquem o futebol brasileiro. Aqui em Portugal já aconselhei o Jonas, o Deivid, o Léo, o Gamarra, o Ibson ou o Paulo Almeida, que não deu certo. Também me engano, claro, mas acredito que a minha margem de erro é menor em relação a muitas outras pessoas.

- Como tem visto o Benfica desta época?
- Perdeu Ramires e Di María, duas peças importantes do esquema da época passada, mas não podemos agarrar-nos a isso porque senão quando o Eusébio parou o Benfica tinha fechado as portas. Não sei o que tem faltado, só sabe quem acompanha por dentro no dia-a-dia, mas o que vejo de diferente é a falta de alegria dos jogadores. Vejo uma equipa triste e sem aquela desenvoltura de jogo contagiante. Quem percebe um pouco de futebol vê e sente isso, mas o motivo não sei.

- Era um jogador elegante, que opinião tem sobre o Cardozo, cujo estilo gera tanta discussão?
- Quando os avançados fazem bons jogos e ajudam a equipa mas não marcam golos, acabam também por ser criticados. Eles só têm uma solução: marcar golos, sejam bonitos ou feios, com a canela ou de bico. E o Cardozo cumpre isto à risca, marca golos, independentemente de participar muito ou pouco no volume de jogo da equipa. Ele é tipo um atirador de elite e esses só são chamados quando é preciso, não andam aí na rua para cima e para baixo de arma na mão.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

as cheerleaders deste blogue desejam....


a todos os gloriosos benfiquistas visitantes do mesmo um Feliz Natal!

e o CEO também....

e neste Natal só me apetece dizer...



o que Javi Garcia disse este ano...

a Mística no Natal...


ou um Natal com Mística...

o mítico Valdo sobre o já mítico Tacuara...

via o Glorioso 'Red Pass'

há pois é bébés...

prendinha de Natal para o Record...

até que enfim que alguém falou no Benfica!


«Porto tem a vantagem que tem com ajuda de terceiros enquanto o Benfica já foi muito prejudicado»

uma capa mítica de A Bíblia.....

os meus parabéns ao jornal O Benfica por esta capa mítica e histórica...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

nunca há pressão na corrupção Mister...


porque quando 'há pressão' na corrupção aparecem os Elmanos Santos deste país a certificarem-se de que ela, a pressão na corrupção, desapareça por completo.....

para além disto o Benfica cala-se quando os Elmanos Santos deste país aparecem a desaparecer com a pressão na corrupção....

para fazer telenovelas com Bernabés que há por aí aos pontapés aí o Benfica já não se cala e participa na contenda...

já quando é para defender o clube e a equipa de futebol dos ELGAMANÇOS o Benfica cala-se e vira-se para o golfe...

portanto caro Jorge Jesus esquece essa questão de....quando começar a pressão...

e começa a preparar a próxima época....

porque Cardozo não pode sair do Benfica...



agora no início do ano de 2011 nem no final desta época...

porquê?

porque apesar de toda a corrupção este ano o Benfica ainda pode ser Campeão....

porque se não for Campeão esta época o Benfica tem que fazer de tudo e mais alguma coisa para impedir nova hegemonia da Corrupção...

e encontrar um avançado como Cardoso não é fácil...

e com 28 anos no final da próxima época o Cardoso ainda terá mercado á vontade...

o Benfica se não for Campeão Nacional esta época tem que o ser na próxima a seguir...

custe o que custar...

por isso a SAD do Benfica tem que ter muito cuidado nas vendas e saídas dos jogadores...

por amor de Deus não destruam um GRUPO CAMPEÃO como o fizeram Manuel Damásio/Artur Jorge em 1994/1995 com as consequências nefastas para o Benfica que todos nós conhecemos....

ora nem mais Our Lord Jesus...


gostei da resposta que deu o 'Our Lord Jesus' ao hipócrita do corruptor-mor deste país....

pode ser que na Luz aprendam com o exemplo e alguns percam o medo de falar....

faltam apenas 8 dias para 2011 e por este andar o Benfica não vai ter equipa de futebol profissional no próximo ano...



um aparte só sobre esta capa....


não acredito que o Carlos Martins esteja desagradado com Jorge Jesus....


mas se for verdade o Carlos Martins que se lembre do jogador que era antes de ser treinado pelo Jorge Jesus....


e que nunca foi Campeão antes de ser treinado pelo Jesus....


portanto o Carlos Martins (jogador que admiro) só tem é que voar baixinho como o jacaré em relação ao Jorge Jesus.....


ele e todos os outros jogadores do Benfica...


porque Bernabés há por aí aos pontapés...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

cuidado com o Zé Couceiro e as suas caretas..


já viram esta careta dele à José Mourinho?

já o Villas Boas faz o mesmo....

o Mourinho devia fazer um franchising das caretas dele...

não precisava de trabalhar mais...

o crédulo Costinha...


ou Costinha o crédulo....

ah granda Fábio Coentrão:)

imagens via o 'Fábio Coentrão'

Parabéns e felicidades Campeão!


dizem que o Jorge Jesus se dá mal com os jogadores....


não se percebe então que tenha sido convidado para o casamento de Fábio Coentrão....

um Ture e um René Marin para a história...

(clicar na imagem para aumentar)

gloriosa do Sport Lisboa e Benfica....

fica a pergunta nada inocente é certo....

o que teria sido a história do Benfica nos últimos 15 anos se o Benfica tivesse tido sempre avançados e pontas-de-lança da categoria extraordinária destes TURE e RENÉ MARIN....

o que teria sido a história do Benfica nos últimos anos.....

se tivesse tido avançados que jogassem por mérito e rendimento...

enfim...

está encontrado o substituto de Barnabé...

os benfiquistas sobre o genial Pablo Aimar....


'Berrante De Encarnado' disse...
Também espero caro Coluna.

Aimar, quando está em forma e apto para jogar, é um jogador de classe mundial.

Só admitia tal saída, se fosse um negócio bem lucrativo para o Glorioso... E mesmo assim...

Também não podemos ignorar os seus 31 anos. Uma proposta irresistível, será sempre de, nó mínimo, analisar.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

22 de Dezembro de 2010 08:35


'dezazucr' disse...
O Aimar está a fazer uma das suas melhores épocas, adicionando a toda a qualidade que normalmente empresta ao seu jogo golos. Tem marcado em catadupa e deve ser neste momento o melhor marcador do Benfica se contabilizarmos todas as competições.

Gosto muito do Aimar e do Saviola. Conferem uma outra dimensão a este Benfica. O Aimar, pelo perfil e pela postura por mim também terminaría no Benfica. É um senhor!

22 de Dezembro de 2010 08:42


'Carlos Alberto' disse...
Meu caro Coluna, estou em crer que isso é conversa para boi dormir (ou para o Serpa vender o pasquim, o que é a mesma coisa).

O Aimar é um dos melhores jogadores do Benfica não é para desbaratar.

Abraço

espero que Pablo Aimar não saia do Benfica....


será um 'erro histórico' se o Benfica deixar sair o Pablo Aimar em Janeiro de 2011...

não acredito nesta notícia....

há que vender jornais nesta altura já que não há futebol...

em 2 dias já saíram do Benfica o Oscar Cardozo, o David Luiz e o Pablo Aimar....

segundo os jornais podem sair do Benfica em janeiro próximo...

lembram-se há muitos anos o que a dupla Manuel Damásio/Artur Jorge fez ao Benfica Campeão de Toni não lembram?

levámos 11 anos a voltar sermos Campeões Nacionais....

desfaçam em 6 meses/1 ano outra equipa Campeã Nacional que vamos voltar a penar 10 anos outra vez...

o Benfica precisa de dinheiro?

então vendam o David Luiz e contratem um central experiente para jogar ao lado do Luisão....

e vão buscar um bom central ao futebol português pois o Sidnei não oferece garantias totais....

não é a hora de vender Cardozo e Pablo Aimar....

é hora de começar a preparar a próxima época....

com estes dois grandes jogadores....

e depois daqui por um ano e meio aí sim pensar em ganhar dinheiro com eles e arranjar substitutos....

se bem que por mim o Pablo Aimar acabaria a sua carreira no Glorioso....

o Imbecil do dia...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

é um Caucasiano de insucessos...


o novo 'Director-Geral' do futebol Zbordinguista....

ps,

sempre me cheirou que o Bostinha não passava de um 'cacique'...

é assim que se fala grande Cardozo!


grande 'Tacuara'

a Floribella está feliz...


e ainda bem pois após o resultado de ontem em Setúbal vamos continuar a ter em 2011 a dupla infernal que são o Bettencourt/Costinha no Alvaláxia....


haja fôlego para aguentar com o riso...

cuidado com os Bernabés..eles andem aí..

Está tudo Maluco!

No passado sábado, fizemos uma das melhores exibições da época e derrotámos o Rio Ave por 5-2. No basket, ganhámos por 2 pontos em Ovar e o porto perdeu em Coimbra. Tal significa que já só dependemos de nós para ficar em 1º lugar na fase regular.

Em Hóquei, demos continuidade ao bom campeonato que temos vindo a fazer e continuamos em 1ºlugar. Ainda houve um docinho: O porto levou 9-3 para as competições europeias. Ganhámos em futsal, modalidade em que partilhamos a liderança com o belenenses. Ganhámos em Voleibol e mantivemos o 1º lugar. Até em Andebol ganhámos, o que não tem sido certo nesta época. Devo ainda salientar que vencemos em râguebi e que, nas camadas jovens do futebol, conquistámos 3 pontos nos iniciados frente ao Massamá e 3 ao belenenses em juniores.

No dia seguinte parecia que o Benfica havia entrado em estado de sítio. E porquê? Por causa de um número de circo. Tudo isto num sábado!

O Benfica ter conquistado tantas vitórias num só dia foi relegado para 2º plano. Coitadinho do Bernabé, não se faz, tratar mal um homem que tanto deu ao Benfica.

O LFV é um bandido. Houve logo quem aproveitasse para se lembrar que o LFV tinha sido o homem que destruiu o antigo estádio.

Ai que sacrilégio.

Mandou-se abaixo o antigo estádio, acabaram-se as entradas do Mantorras, as meninas já não podem gritar quando o Nuno Gomes se vai pentear para dentro de campo e agora, quo vadis Benfica, tratou-se mal o Bernabé e já não há o show da águia Vitória, o nosso símbolo.

Um crime lesa Benfica…

Entretanto, e como os malucos não somos apenas nós, os adeptos, a direcção já se apressou a desmentir publicamente o tratador da águia. Bernabé mentiu, Bernabé agrediu, Bernabé foi malcriado, Barnabé cheira a chulé dos pés, Bernabé tem uma borbulha com pus mesmo na testa.

Mas tantos defeitos, já há muito conhecidos mas só agora convenientemente tornados públicos, não foram suficientes para se notar um mal-estar entre as partes envolvidas nesta história: o tratador e o dono do circo.

O dono do circo só se começou a chatear verdadeiramente quando um dos seus empregados(?) ofereceu os seus préstimos a outro clube que utiliza a águia como um dos seus símbolos.

Aí sim, o Bernabé tornou-se intolerável. Mas só um pouco. Deixou-se que ele entrasse no estádio, passeasse a ave e fosse barrado pelo segurança. Mesmo a jeito para comparações com o Hulk.

Por acaso, o presidente do porto considera que o importante é ganhar e, já que parece que finalmente há alguma concórdia no balneário do Benfica, lá veio ele relembrar que o Jorge Jesus é um grande treinador e que gosta muito dele.

Isto tudo enquanto o Benfica se diverte com comunicados a desmentir o Bernabé, essa importante personagem para o futuro do Benfica. Acabou-se o Mantorras e vai-se enterrando o Nuno Gomes.

Compreendo! Os sócios do Benfica precisam que a direcção mostre firmeza! Não se brinca com o Benfica.

p.s.: Já li em vários sítios que a prestação de serviços do Bernabé ascendia a 200 mil euros / ano. A ser verdade, e nem é por não ir ao Circo Chen há uns 20 anos que chego a esta conclusão, está definitivamente tudo maluco.

Jesualdo com os dias contados....



o seu amigo Jorge Mendes vai agora tentar colocá-lo no Campeão Europeu 'Inter de Milão'......

para a Zulmira concretizar assim um sonho de criança....

fazer um 'Interrail'...