Este post é de um benfiquista, o MNM, que escreve num blog que identifico no fim do seu post, acho importante que todos os benfiquistas leiam isto a seguir...
Treinador de Bancada pelo MNM
Custa-me é constatar (a custo) que se calhar ainda não é desta que acertámos no treinador. E não é pelos resultados. Não só. Passo a explicar:
O treino tem evoluído muito nos últimos anos e os chamados treinadores da velha guarda (não necessariamente os mais velhos mas sim os que não se actualizaram e adoptaram novas metodologias) ficam cada vez mais para trás. E à medida que o futebol tem ganho velocidade e componente física (vejam um jogo de há 15/20 anos na rtp memória e parece que os jogadores jogam quase parados e sem marcações).
O Camacho já pegou na equipa há quase 5 meses,e, embora sejam indiscutíveis as limitações de plantel, há coisas que são evidentes:
1) A equipa tacticamente é fraca. A complementaridade do Rui Costa com os outros elementos do meio-campo tem sido um desastre e equipa é constantemente batida no meio campo por qualquer equipa da 1ª metade da tabela da Superliga.
2) Falta de Criatividade - Demonstramos uma falta de criatividade clara nos lançes de ataque. Regra geral, somos lentos no transporte de bola e previsíveis, em que grande parte das jogadas resulta de uma troca de passes entre o lateral e o extremo, sem rasgos e de uma forma que o adversário já percebeu o que vamos fazer 10 segundos antes de acontecer.
3) Os jogadores não evoluem. Qual o jogador que neste momente está a um nível melhor do que estava em Setembro/Outubro? Possivelmente só o Cardozo. O que não é difícil dado que pior do que ele estava a jogar nessa altura era impossível. O Di Maria está pior de jogo para jogo. O Kats está uma sombra e o Petit já não tem o peso de antigamente. And so on, and so on... E isto, meus senhores, é, em grande parte, mau treino. Em 5 meses já se deviam notar diferenças e isso não está a acontecer.
Digo isto por uma simples razão. Os jogadores são diferentes, reagem de forma diferente ao treino e ao esforço e segundo a posição, precisam de ser trabalhados de forma individual. Isto sem pôr em causa o treino colectivo como é evidente.
O treino científico é cada vez mais importante e coincidentemente 3 dos treinadores mais bem sucedidos ultimamente ( Mourinho, Ancelotti e Benitez) são referências neste tipo de treino. Pelo que sei o centro de Milanello é um autêntico laboratório state-of-the-art neste aspecto e os jogadores não duram até aos 36/38 anos por acaso. Por isso tenham atenção nos próximos tempos ao regresso do Ronaldo.
Wenger é também um excelente exemplo e claro, no Manchester temos o Queirós que me parece ser ele a liderar a componente mais académica do treino, passando mais o man management pelo Ferguson. Basta ver um jogo do Man U e percebemos logo que é o Queirós quem dá indicações para dentro de campo.
Outro treinador apologista deste tipo de treino é o Peseiro, que embora tenha sido escorraçado do Sporting depois de perder o título, acho que tem muita qualidade. Pôs o Sporting a jogar um excelente futebol e chegou ao fim da época a lutar por todos os títulos. O Jesualdo tb é um bom exemplo.
Gosto muito do Queirós, acho que era um grande treinador para o Benfica e espero que um dia lhe façam justiça, reconhecendo que tecnicamente é do melhor que há na Europa. As pessoas às vezes têm memória curta e já não se lembram de quem foi o principal responsável pela revolução nas selecções jovens que tantos frutos nos deu.
Para concluir, parece-me que o Camacho foi um treinador que não evoluiu e a equipa ressente-se. Além de que não me parece particularmente inteligente. Não chega dizer todas as semanas "salir a ganar", "cien por cien" e "muchas ganas" que vamos ganhar jogos. Os jogadores têm que saber para onde correr, o que fazer e como o fazer.
Publicada pelo MNM no Blog Benfiquistas desde pequeninos cujo link está nos Gloriosos Blogs
O meu comentário a este excelente post de lucidez e de grande benfiquismo
Excelente post este, os meus parabéns e também um obrigado pois acho que é importante para o Benfica e espero que alguém lá dentro na SAD o leia.
Também gosto de Queirós e seria muito bem vindo, dá-se bem com Rui Costa, podia ser uma boa dupla.
E Queirós não é só para treinar, tomaria conta do futebol do Benfica todo.
Recordo que foi com Queirós que o Sporting voltou a lutar por títulos nacionais.
Foi Queirós contratou para o Sporting defesas-centrais á sério e lhes mostrou como era e devia ser feito
Antes de Queirós em Alvalade os centrais eram os Moratos, Venâncios, Luisinhos etc....
Assim como nós tivemos o Paulo Madeira e Ronaldo e o Rojas...
Mas acho difícil ele sair do United, primeiro porque Sir Alex não deixa e porque há a chance de Queirós substituir essa Lenda do Futebol chamada Fergunson e isso seria muito importante para Portugal ter um treinador português Principal do Man Utd.
Também acho que o Peseiro um dia( não agora) poderá vir para a Luz, mas terá que ser com um bom adjunto lenda do Benfica( todos menos o maluco do Álvaro Magalhães que traiu o Trapatonni no ano do Título) e uma estrutura forte por trás a apoiá-lo, só o Shéu e o Lourenço Coelho é muito pouco.
Mas para mim o melhor treinador que se podia ir buscar para 2008/2009 era....Luiz Felipe Scolari!
Seria muito interessante o que ele diria nas conferências de imprensa sobre as arbitragens por exemplo.
E nunca daria tiros nos pés como Camacho está a dar agora com estas declarações sem nexo na Imprensa apenas querendo salvar a sua pele e imagem, estando-se nas tintas para os actuais jogadores e estes também parecem começar a estarem-se nas tintas para o espanhol.
Saudações Gloriosas e vou colocar este post no meu blog porque acho que quanto mais benfiquistas o lerem melhor.