estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

Ser Benfiquista a SÉRIO acima de tudo e mais alguma coisa...

Ser Benfiquista a SÉRIO acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso nome e SÍMBOLO como COSME DAMIÃO! (clicar imagem, NOVO BLOGUE!)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

uma longa caminhada com um final feliz...o TETRA/36º!

o Benfica precisa da MÍSTICA GLORIOSA contra o Fóculporto!

o Benfica precisa da MÍSTICA GLORIOSA contra o Fóculporto!
vamos BENFIQUISMO! carrega o GLORIOSO rumo ao INÉDITO Tetra!

vai BENFICA! vamos TRICAMPEÃO! rumo ao TETRA/36º SLB!

Depois de Setúbal agora em Paços de Ferreira...eis o ROUBO ao TRICAMPEÃO!

Depois de Setúbal agora em Paços de Ferreira...eis o ROUBO ao TRICAMPEÃO!
Clicar na imagem para ver o escabroso COLÃO da ARBITRAGEM ao dragão!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Léo, um Senhor!


O Senhor Léo é o título deste post e com isto quero dizer tudo em relação a este defesa-esquerdo brasileiro que o Benfica em boa hora foi contratar pois desde que enverga a camisola do Benfica Léo têm tido um comportamento exemplar. Foi chegar, ser titular e agradar, a Léo só lhe falta um grande título pelo Glorioso e esperamos que seja este ano, apesar dos antibenfiquistas-primários existentes neste país tudo fazerem para que tal não suceda.

Léo está com 32 anos e em processo de renovação de contrato, acho que pela maneira como joga e pela sua atitude em campo Léo merece no mínimo um contrato de 2 anos com mais um de opção e assim acabar a sua carreira na Luz em grande. Não devemos olhar para o BI dos jogadores desde que estes apresentem alto rendimento e temos o exemplo do grande Milan que o ano passado foi Campeão Europeu com vários trintões na sua equipa, alguns quase quarentões.

Léo é dos que vestem a camisola do Glorioso e a sentem, está-lhe no sangue já a mística do Benfica, a exemplo de Mozer que pegou de estaca e se apaixonou pelo clube. A maneira como fez a jogada de domingo para golo de Adu e depois a forma como festejou os golos dizem tudo sobre o espírito deste jogador em relação ao clube, ele não está só pelo dinheiro, ele já é benfiquista, o Benfica já é uma causa sua para defender também.

Salvé Léo!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ADUrável vitória da Águia


O Benfica venceu ao cair do pano o Marítimo por 2-1 na 8ªjornada da Liga com um golo de Freddy Adu aos 87 minutos após bela jogada de Léo que foi para a direita e dali fintou um defesa fazendo lembrar por exemplo Vítor Paneira eheh, esta jogada de Léo e a maneira como festejou o golo definem o coração e carácter que têm este belíssimo defesa-esquerdo brasileiro que têm sempre uma atitude á Benfica em todos os jogos. Já Freddy Adu ameaça tornar-se o novo Mantorras e Vata, ou seja as nossas armas secretas finais e relembro aqui que nesses anos fomos campeões......

Neste jogo Quim teve a sua pior actuação do ano( e têm crédito para a ter) pois foi mal batido no golo pois estava adiantado em demasia, aliás nem devia estar ali naquele momento e no penalti podia ter feito melhor, há dias maus e este foi um deles, mas Quim continua a ser o nosso melhor guarda-redes e espero que jogue em Glasgow pois Quim não têm medo de ambientes difíceis. Com Quim expulso o Benfica jogou 1 hora com 10 jogadores e aqui Binya esteve simplesmente fabuloso, dá-nos a ideia que este jogador pode fazer dois jogos seguidos e só se cansa se ainda assim houver um prolongamento.....

Uma palavra para Butt que foi fundamental pois defendeu o penalti e Quim antes de ir para o balneário foi cumprimentá-lo e dar-lhe força, isto revela um bom espírito de grupo, aliás Camacho neste aspecto não falha, já na outra vez que cá esteve o seu Benfica tinha espírito de entreajuda o que ainda hoje novamente se viu e só assim foi possível esta vitória que considero fundamental pois para além de passarmos o Sporting vai nos manter a uma distância em que ainda vemos o Porto e assim temos que estar até os recebermos na Luz daqui a pouco mais de um mês. Agora é ganhar em Paços de Ferreira para irmos Glasgow com tudo e com este espírito podemos ganhar lá pela primeira vez, é essa a nossa fé e esperança.

sábado, 27 de outubro de 2007

As Lendas do Benfica


Neste vídeo estão algumas das lendas do Glorioso, não estão todas como é óbvio, mas as que estão são mesmo lendas do Sport Lisboa e Benfica. A primeira lenda que aparece é uma histórica que marcou dois golos fabulosos fora de área nas duas Taças dos Campeões Europeus ganhas pelo Benfica ao Barcelona e Real Madrid( para aqueles que dizem que fomos campeões europeus nos tempos da tv a preto e branco eu respondo que sim mas que não fomos campeões europeus contra a Princesa Stéphanie.....)e que é a inspiração para o nome deste blog, o Senhor Mário Coluna.
Um grande obrigado e um grande bem hajam a todas estas Lendas do Glorioso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Benfica 1- Celtic 0 85ªVitória/Champions



A 85ª vitória do Sport Lisboa e Benfica(a minha fonte nisto é o www.eternobenfica.blogspot.com)na Taça dos Campeões/Champions League aconteceu há poucos minutos frente aos escoceses do Celtic, vitória essa que apareceu já no fim com um belo golo de Tacuara Cardoso após uma não menos excelente desmarcação de Di Maria. O Benfica jogou melhor esta noite, teve alma na segunda parte e acreditou até ao fim, Cardoso hoje sem Nuno Gomes ao lado foi mais solicitado e recebeu mais bolas, teve duas chances no poste e terminou com um golo de classe á ponta de lança.

Na defesa Quim mais uma vez esteve seguro e deu confiança, é muito corajoso, nunca se esconde e penso que não há duvidas que é o nº1 do Benfica, Luisão incansável como sempre e Katsouranis a jogar a central mais uma vez e mais uma vez o Benfica não perde com o extraordinário jogador grego a jogar ali no meio da defesa onde também a equipa fica muito mais competitiva com Pereira na direita, esse é o caminho acho eu, perdemos em qualidade ofensiva mas ganhamos e muito em segurança lá atrás. No meio campo Binya voltou a mostrar a asneira de Santos ao mandá-lo para a Amadora(asneira igual á de Diego) é um jogador muito compettivo, não vira a cara á luta e ou muito nos enganamos ou o Benfica vai ganhar muito dinheiro com este jogador.

O Benfica hoje no geral esteve todo bem, se têm marcado mais cedo mais golos viriam concerteza, as declarações de Luisão no final do jogo para a Taça da Liga tiveram efeito hoje sem sombra de dúvidas, espicaçaram a equipa e é isso que um verdadeiro líder como Luisão tém que fazer.

Agora temos todas as condições para irmos ganhar pela primeira vez ao Parkhead em Glasgow, a equipa deve mentalizar-se que é possível e se tal acontecer estaremos outra vez na luta pela qualificação, podemos fazer ao Ac Milan o que fizemos ao Man Utd há dois anos embora seja claramente mais difícil mas não impossível.

p.s cachecol de http://orgulhovermelhocaxes.blogspot.com/

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Champions League Liverpool 0 Benfica 2


Que regressem as grandes noites europeias na próxima quarta-feira frente ao Celtic são os votos aqui do Coluna D'Águias Gloriosos, vejam este belo video retirado do DailyMotion sobre a histórica vitória do Glorioso em Anfield Road, se ganhámos lá onde poucas equipas europeias o conseguiram também o podemos fazer nesta quarta-feira e a seguir também irmos vencer a Glasgow no Parkhead do Celtic.
Que os jogadores do Benfica honrem as palavras do grande Luisão(quanto a nós o verdadeiro capitão do Benfica pois nunca se esconde) e dignifiquem ao máximo as camisolas que envergam do Sport Lisboa e Benfica!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Kimi Raikkonen World F1 Champion


Kimi Raikkonen venceu o Grande Prémio do Brasil de 2007 vencendo assim o seu primeiro campeonato mundial de pilotos, beneficiando do 3ºlugar de Alonso e 7º de Lewis Hamilton que foi traído pelo nervosismo e inexperiência, deitando tudo a perder nas últimas duas provas quando parecia que se iria tornar no primeiro rookie a ser campeão do mundo no primeiro.Raikkonen está de parabéns pela recuperação que encetou, beneficiando dos problemas existentes na Maclaren, estamos em crer que se fosse Michael Schumacher a pilotar o Ferrari este ano teríamos tido campeão do mundo mais cedo, aliás é uma pena não ver o grande Schummi a pilotar contra estes três pilotos que discutiram hoje o título, em especial o jovem Hamilton que vai concerteza aparecer muito forte no próximo ano e não cometerá erros como cometeu no final de época.

Kimi Raikkonen no primeiro título de Alonso teve azares atrás de azares durante a época, sendo por isso merecido este título que já tardava. Alonso na segunda curva após a partida demostrou o quão macaco é ao travar antes da trajectória obrigando Hamilton a uma travagem inesperada o que o levou a despistar-se, ainda bem que não ganhou e para o ano tanto Kimi como Lewis aparecerão mais fortes e ainda bem pois nunca vimos um piloto com tanta sorte como Alonso, aliás Massa neste GP esteve quase a despistar-se o que lhe daria o terceiro título e aí seria mais uma grande injustiça e impossível de ler o jornal A Marca com tanta sobranceria. Salvé Kimi Raikkonen!

domingo, 21 de outubro de 2007

Carlos Mozer é campeão de Angola


A velha glória do Benfica Mozer, ex-defesa central do Glorioso, acaba de se sagrar Campeão Nacional de Angola pelo InterClube de Luanda, um título inédito tanto para o grande Mozer como para o InterClube já que os chamados grandes em Angola são o Primeiro de Agosto e o Petro de Luanda assim como o Asa.
Está de parabéns assim o inesquecível central brasileiro que representou o Benfica da melhor forma e o mais profissional e apaixonadamente possível, Mozer foi daqueles que vestiu a camisola do Glorioso, recordo aqui que no célebre verão quente de 1993 em que Sousa Cintra roubou jogadores ao Benfica beneficiando de haver salários em atraso no clube, Mozer que foi convidado disse....devo mais ao Benfica do que alguma vez o Benfica me vai dever a mim! chama-se a isto Mística! por tudo isto o Coluna D'Águias Gloriosas te dá os parabéns e homenageia hoje Senhor Carlos Nepomuceno Mozer

South Africa World Champions of Rugby


A África do Sul venceu ontem a Inglaterra na Final do Mundial de Rugby de França 2007 por 15-6, conquistando assim o título mundial de rugby pela segunda vez depois do primeiro em 1995, de recordar que até 1992 os Springbooks como são conhecidos estiveram impedidos de participar nas competições internacionais(e muito bem aliás) devido ao Apartheid.

Que esta vitória sirva ainda mais para unir um belo país martirizado pelo racismo e Apartheid, cujo fim muito se deve a uma das grandes personalidades deste século, Nelson Mandela, que festejou com o seu povo, na praça de Montecasino, em Joanesburgo, onde mais de três mil adeptos seguiram a final em ecrã gigante.
Em baixo a imagem que define porque a África do Sul foi Campeã do Mundo e a Austrália não foi............

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Oktoberfest in Munchen


Decorreu em Munique entre o passado mês de Setembro e início de Outubro a famosa festa popular Bávara da Cerveja Oktoberfest, Esta festa foi praticamente na altura em que o famoso clube da Baviera, o Bayern de Munique, disputou a eliminatória da Uefa com o Belenenses, isto fez-me lembrar que já desejei ir a esta festa e conjugá-la se possível com um jogo em Munique no Allianz Arena entre o Bayern e o Benfica.

Fazemos votos para que tal aconteça no próximo ano na Champions League, com os dois clubes campeões nos respectivos países, está mais difícil em Portugal mas a esperança é a última coisa a morrer e como Jesualdo Ferreira é especialista em eliminações secundárias e más 2ªs voltas no campeonato há uma pequena luz ao fundo do túnel.....

No ano passado, o festival atraiu o recorde de 6,5 milhões de participantes, e eles consumiram 6,9 milhões de litros de cerveja, 58 mil litros de vinho, perto de 500 mil frangos assados e 102 bois. Os jogadores do Bayern estiveram na festa como é óbvio, assim como a famosa modelo alemã Heidi Klum, do qual infelizmente não temos imagens dela na festa mas fica para o ano, quem sabe pessoalmente as tirarei....loll

E com um brinde a dois clubes que escreveram a história gloriosa do futebol europeu nos 50 anos da Uefa, o Sport Lisboa e Benfica e o Bayern Munchen, nos despedimos deste post com esta bela imagem.....

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Makukula marcou na estreia pela Selecção


E ajudou na caminhada pela Selecção Nacional rumo ao Euro 2008 que se irá realizar na Suíça e na Áustria, agora faltam quatro pontos em 6 possíveis, os inimigos de Scolari, a começar por um de caracóis aos domingos á noite na Sic Notícias, devem estar desiludidos pois parece que ainda não é desta que lhe vão cair em cima e ainda bem para todos nós os que somos fãs da Selecção Portuguesa.

Neste post quero falar no facto de o Sport Lisboa e Benfica não ter um ponta de lança como Makukula há muitos mas mesmo muitos anos e isto ser para mim um mistério, pois parece que no Benfica na linha avançada há lugares cativos, tal como houve há alguns anos atrás nos defesas centrais e com os resultados que se conhecem...

Como é que é possível Makukula estar no Marítimo e não no Benfica....porque é que para se ser jogador do Benfica tem que se criar um estatuto antes e não no Benfica. Makukula andou anos por Espanha,marcou golos num campeonato difícil, ganhou a Taça Uefa no Sevilha etc...hoje está no Marítimo, marca golos lá e já marca na Selecção também, ou seja num futuro próximo ou voltará a Espanha ou irá para Inglaterra, se não for vai acabar no F.C Porto....porque é assim que têm acontecido sempre nos últimos anos...

Os avançados que estão no Benfica hoje em dia, os que lá estão há algum tempo, ganharam um campeonato nos últimos anos, se tivessem ganho 4 ou 5 era natural que fossem intocáveis....mas não, são uns tipos porreiros e não vale a pena estar a arranjar-lhes concorrência a sério...

Ainda bem que Camacho já disse que quer mais um avançado em Janeiro, quanto a mim eram dois, Makukula e mais um qualquer desde que seja bom e não viva á custa dos louros...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Estádio do Sport Lisboa e Benfica


Passei á pouco em frente ao Estádio da Luz na Segunda Circular e reparei que ainda não estão colocadas no estádio estas quatro Águias previstas( no qual aqui se vê uma) na altura da construção do mesmo, gostava de saber se alguém sabe porque não foram ou ainda não foram colocadas, é que como se vê aqui na imagem dá um grande impacto a meu ver ao estádio, e é nestas pequenas coisas que está a Mística do Benfica também.

Como se vê na imagem também o estádio ao início, no projecto, era para estar coberto de vidro, igual ao que está o Emirates Stadium do Arsenal FC de Londres( o arquitecto é o mesmo) só que não ficou assim obviamente pelos custos implicados e pela pressa em inaugurar o estádio, temos pena pois ficava muito mais bonito e impactante, e o actual como está hoje em dia com o tempo vai ficar parecido com o antigo e saudoso Estádio da Luz...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

UEFA suspende Dida e multa Celtic


O guarda-redes do AC Milan, o brasileiro Dida, foi hoje suspenso pela UEFA na sequência do incidente protagonizado com um adepto do Celtic no jogo da Liga dos Campeões. Quanto ao clube escocês, apenas uma multa pela falha na organização e mau comportamento do adepto que entrou no relvado.(in A BOLA Online)

Agrada-nos esta notícia pois estamos a pensar ir a Glasgow ver e apoiar o Glorioso e claro assistir ao jogo no ambiente fabuloso de Parkhead, temos uma secreta esperança que o Benfica possa surpreender na Escócia....

Salvé Rui Cunha


Já passaram quatro dias mas venho referir isto porque me parece importante para o Benfica. O vice-presidente Rui Cunha veio dar conta da sua insatisfação(e consequentemente do Benfica) sobre a arbitragem de Leiria do passado domingo, terra onde o Benfica foi mais roubado a nível de arbitragem nos últimos anos, nomeadamente quando era apitado pelo inenarrável António Costa que perseguiu o Glorioso toda a sua carreira e esteve ao serviço de quem bem sabemos.

Não vamos comentar os factos específicos que Rui Cunha apresentou sobre o jogo, mas sim referir a sua atitude pois pensamos que ela vai ao encontro dos interesses do Sport Lisboa e Benfica, pois pensamos que o Benfica perde se constantemente puser em causa TODA a Arbitragem, mas ganha se num caso isolado e em determinado momento defender os seus interesses como aconteceu no passado domingo.

O ano passado e há 2 épocas o Benfica esteve sempre em combate contra toda a arbitragem, no geral digamos assim, isso revelou que não é uma boa política nem táctica, pois o Sporting esteve caladinho e foi de mansinho até ganhar a Taça de Portugal e só depois falou na arbitragem toda, caso a caso vai sempre falando, este ano e nos anos anteriores.

Rui Cunha esteve muito bem ao dizer que A TEORIA DA VITIMIZAÇÃO ESTÁ A DAR RESULTADOS referindo-se obviamente ao Sporting, e vincou muito bem que agora AS REGRAS DO RUGBY JÁ SERVEM PARA O FUTEBOL referindo-se também ao Sporting-Guimarães em que no primeiro golo há uma FALTA CLAMOROSA de Vukcevic sobre um jogador adversário, falta essa que viria a dar o primeiro golo, Paulo Bento disse que era duvidosa, se fosse ao contrário caía o carmo e a trindade.

O Benfica não pode ficar calado, têm que fazer barulho, mas especificamente, incidindo sempre sobre o acontecimento que ocorreu, e não falar no geral na minha opinião. E têm que se falar que o clube de alvalade está cheio de telhados de vidro, ainda esta época foi beneficiado na supertaça e no alvaláxia contra o Setúbal, jogo que empatou.

O Benfica não pode dar a impressão que está com medo, que está meio abandonado, o Benfica têm que se defender e atacar os anti-benfiquistas primários execráveis existentes neste país.

domingo, 7 de outubro de 2007

De volta ás vitórias


O Benfica regressou hoje finalmente aos triunfos em Leiria frente ao União, depois de 5 jogos sem o conseguir. Nuno Gomes esteve em evidéncia ao marcar os dois golos do Glorioso esta noite, esperamos que seja um regresso aos golos para ficar e não para serem de vez em quando e sempre que não haja a pressão do primeiro lugar, Gomes está em défice de golos na Luz, hoje com o Cardoso no meio dos centrais leirienses foi mais fácil para o Nuno se movimentar, Camacho tém que ter em atenção isto.

Estes dois golos do avançado benfiquista não invalida que continuemos a pensar que o Benfica precisa de mais um avançado com outras características para atacar o título.
Este jogo mostrou a tremenda asneira que Fernando Santos fez ao dispensar Binya para o Estrela da Amadora, em que já tinha feito o mesmo no ano passado com Diego, com este a fazer grandes jogos no Brasil e assinando belos golos também.

Binya fez um grande jogo hoje, esteve incansável, está em todo lado, mete pressão e cria desequílibrios nos adversários, incomoda bastante como se viu hoje, dá garantias para ajudar quando for preciso.

Rodriguez voltou também a estar muito bem, vé-se que é um grande profissional, dá tudo em todos os jogos, tém sempre a mesma atitude, será bom que o Benfica assegure em definitivo o seu passe.

Cardoso voltou a não ser feliz, mas serviu para prender os centrais adversários e abrir espaços, com o tempo acreditamos que vai melhorar bastante.

Agora o campeonato vai parar, Camacho vai ter tempo para trabalhar os jogadores que não vão para as selecções e de algum modo preparar os próximos jogos do campeonato assim como a jornada dupla da Champions League com o Celtic Football Club.

Não queria deixar de acabar este post sem referir o escândalo de ontem em Alvalade, em que houve no primeiro golo do Sporting uma falta claríssima de Vukcevic sobre um jogador do Guimarães, jogada essa que viria a dar o primeiro golo.

As declarações de Soares Franco e Paulo Bento são de uma pouca vergonha a toda a prova, Paulo Bento quando fala em que os árbitros perderam a vergonha devia olhar-se ao espelho, ainda há 15 dias novamente em casa o Vitória de Setúbal foi espoliado em um penalty vergonhoso, sendo-lhe retirado por isso uma possível vitória.

O Apito Esverdeado está aí em toda a linha no seu esplendor, agora já não encapuzado como anteriormente, a pouca vergonha de arbitragens caseiras começa a morar para as bandas do alvaláxia....

Rui Costa abandona carreira no final da época



O grande Rui Costa deu uma entrevista á Gazzeta Dello Sport em que diz que o abandono em Junho está "99,9%" garantido....primeiro que tudo vamos sentir saudades do perfume do seu futebol, foi e é um histórico do futebol portugués e europeu. Em segundo lugar devemos dizer que Rui Costa já se deve ter apercebido do fardo que está a ser carregar sozinho nos ombros a equipa do Benfica em várias frentes com 35 anos, ou seja sem disponibilidade física para fazer 8 ou mais jogos por més.

A situação de Rui Costa no Benfica não foi bem defendida pelo clube, Rui devia ter um substituto á altura no banco, que o fizesse descansar depois de um jogo exigente, veja-se o excelente jogo que realizou contra o Sporting e depois as dificuldades encontradas frente ao Shaktar, em que bem marcado não teve força para se desenvencilhar das marcações por não estar devidamente fresco.

Rui Costa esta época já marcou grandes golos ao serviço do Benfica e fez bons jogos, demonstrou que as qualidades técnicas estão intactas, o pior é não ter o devido descanso e alguém que o substitua com o mesmo nível, aí se calhar ainda teríamos um melhor Rui Costa. Em dezembro o Benfica deve ir buscar um número dez, um jogador tipo o Jadson do Shaktar Donetsk, no brasil não faltam jogadores destes.

E claro está, se Rui Costa abandona a carreira o Benfica deve começar já a preparar a época 2008/2009 sem Rui Costa jogador mas com Rui Costa Director Desportivo muito provavelmente. Se vier a exercer estas funções na Luz, esperamos de Rui Costa uma defesa intransigente dos interesses do Sport Lisboa e Benfica doa a quem doer, como José Veiga fez nos tempos em que esteve na Luz.

Com isto queremos dizer que Rui Costa ponha sempre( e acreditamos piamente que o vai fazer se exercer estas funções) os superiores interesses do clube acima de tudo, acima de amizades com actuais jogadores por exemplo, que não haja amigos nem afilhados, haja jogadores que tém que ser apoiados sim senhora, mas que tém igualmente de apresentar um rendimento consonante com a história e os pergaminhos da camisola que envergam. Rui Costa esteve anos no Milan, lá não brincam em serviço, não importa a idade dos jogadores, o que interessa é o que rendem, e em termos de organização, apoio e enquadramento ás suas glórias como jogadores não deve haver maior clube do mundo como o AC Milan.

Dizemos isto porque pensamos que o Benfica deve ter mais pessoas á volta da sua equipa, mais velhas glórias, uma maior entourage e nomenclatura de apoio á equipa para que os jogadores se sintam protegidos deste futebol de hoje em dia em que se joga e muito também fora das linhas. Rui Costa deve também vir a defender melhor o Benfica na imprensa, Fernando Santos quando saiu apenas disse uma coisa acertada....a comunicação do futebol do Benfica para o exterior é zero desde que Veiga saiu, não está aqui uma crítica ao Presidente do Benfica mas sim uma constatação de que apenas as suas declarações são insuficientes para uma nau tão grande como a da Luz, recordo que no ano do título em 2005 eram quatro as vozes que defendiam o Benfica na imprensa, Vieira, Veiga, Trapattoni e até Álvaro Magalhães que gostaríamos de ver de novo na Luz no próximo ano.

Se esta é a última época de Rui Costa, os treinadores e jogadores do Benfica devem fazer tudo para que este saia em grande, ou seja sendo Campeão Nacional, está difícil mas não impossível, mas se tal não for possível há sempre uma 25ª Taça de Portugal para conquistar e põr nela a fotografia de Rui Costa a levantar a taça no Jamor, será a melhor homenagem que os benfiquistas lhe poderão fazer.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Presidente Vieira falou finalmente


Após um logo siléncio o Presidente do Benfica veio falar á imprensa, já não era sem tempo, o Benfica parece meio abandonado nestes mind games da imprensa, meio envergonhado não se sabe bem porqué.

Vieira veio acalmar as hostes e defender o treinador, o que fez muito bem pois não há outra solução possível neste momento, há que deixar agora Camacho trabalhar á vontade, o pior são as opções no banco deste mas isso são outras conversas.

Vieira veio também se calhar inaugurar um novo estilo sobre a arbitragem, ou seja não fazer muito barulho a nível geral sobre os árbitros e deixar isso para os outros(neste caso o Sporting), o Benfica deve falar caso a caso e sempre isoladamente sobre determinado caso que aconteça, e não fazer continuamente barulho de fundo sobre a arbitragem, pois como se viu o ano passado e ele próprio reconheceu isso quem beneficiou com isso foi o Sporting que esteve sempre caladinho o ano todo, só falando no final após ter ganho a taça.

Por falar em Sporting, as declarações de Paulo Bento hoje ainda sobre o jogo da Luz são uma vergonha mais uma vez, ainda para mais quando vários sportinguistas vieram dizer e escrever nos jornais que se aceita a atitude do árbitro, o que Paulo Bento quer é fazer esqueçer que vai no 3º ano no Sporting e este ano já vai a 7 pontos do Porto, vamos ver quantos serão em Dezembro...

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Os melhores golos do Benfica 2004/2005


Este video mostra os melhores golos do Benfica Campeão de Trapattoni, pode-se ver a importáncia por exemplo que teve no título um jogador como Geovanni que foi extremamente injustiçado pelos benfiquistas só porque um outro jogo lhe correu mal, não valorizando os importantes golos e assists que realizou e também o bom ambiente que criava no balneário da Luz.O Benfica hoje não tém um jogador com estas características, que faz lembrar em algumas situações o grande Diamantino que andava desaparecido o jogo todo e de repente tinha um lance de génio, correr isso era para o Álvaro Magalhães, Shéu e Stromberg...

Pode-se ver aqui também que Karadas, apesar de ser tosco e ter custado pouco dinheiro, marcou grandes golos e fez assists para outros. Que o BENFICA nesse ano teve 4 avançados disponíveis, Nuno Gomes, Karadas,Sokota e Mantorras, o que não tém este ano por exemplo apesar de se falar que este é melhor plantel dos últimos anos.

Que Nuno Assis foi fundamental em golos e assisténcias, jogando onde melhor rende, no meio, imediatamente atrás dos pontas de lanças, foi Mestre Trap que melhor rendimento tirou de Assis.

Que o plantel era curto mas foi esprimido até ao tutano pelo grande Trapattoni e que houve momentos de bom futebol e o espírito de conquista do italiano estava lá.

O Porto realizou uma má época sim senhora, mas os plantéis que os treinadores seguintes tiveram eram muito superiores ao de 2004/2005, foram foi mal geridos, o Benfica de Santos se não tém sido guloso se calhar tinha sido campeão, utilizar Luisão lesionado em Paris contra o PSG foi letal para as aspirações no campeonato.

E finalmente que apesar de Di Maria e Rodriguez serem grandes jogadores....não são Simão Sabrosa, jogador que teve um rendimento na Luz ao nível dos grandes jogadores do Benfica de todos os tempos, não sendo fácil agora tão cedo contratar um jogador que apresente um rendimento deste nível, só se as coisas correrem mal a Simão em Madrid e o Benfica no final de época apresentar uma proposta ao Atlético ou até mesmo propor uma troca de jogadores....

Benfica 0 - Shaktar Donetsk 1


Nada está perdido disse Rui Costa no final do jogo...é esse o espírito com que o Benfica tém que reagir a esta derrota e á situação em que está no momento neste grupo da Champions e no campeonato nacional. Entrar em depressão e começar na Luz com lenços brancos ao treinador não nos vais levar a lado nenhum, é altura é de apoiar ainda mais a equipa sob pena de senão for feita esta ainda se afundar mais.
Neste jogo o Benfica mais uma vez não teve sorte, por exemplo numa bola á trave de Di Maria, tal como já tinha tido em San Siro de Cardoso. A maneira como acaba o jogo com a cabeçada de Ed Carlos diz bem o que se passou, a bola simplesmente hoje ia entrar, ainda podiam estar lá agora que sucederia o mesmo, há dias assim, foi o mesmo com o Sporting, o pior disto tudo é que tém sido recorrente esta situação ultimamente. Em contraponto a isto hoje jogámos frente a uma boa equipa, equipa que como disse o seu treinador Mircea Lucescu, podia ter ganho ao Celtic por 5-0 na primeira jornada deste grupo, uma equipa que está recheada de bons jogadores brasileiros, alguns deles em que se falou no interesse do Benfica, como Jadson e Ilsinho, muito bons jogadores aliás. Esta equipa ucraniana foi das equipas estrangeiras que melhor futebol jogaram nos últimos anos na Luz, e ou nos enganamos muito ou vai dar que falar este ano, o Milan que se cuide, mostrou também ser uma equipa manhosa, com muitas paragens e perdas de tempo em benefício próprio. O Benfica começou o jogo com 5 jogadores novos em relação á época passada, ainda entrou Binya, que já mostrou ter qualidade, mudou muito o Glorioso, mudou de treinador também, ou seja lá estamos nós a fazer uma equipa nova de novo e sabemos bem o que isso significa desde 1994, vamos ter que dar tempo a José António Camacho para moldar esta equipa, o que não significa que não possamos criticar no bom sentido o nosso treinador. Continuamos a pensar aqui que limitar Di Maria na direita não é uma boa solução nem para a equipa nem para o jogador, Di Maria é um criativo como Cantona, deve vaguear na frente de ataque. Outra situação é a de jogar só com um avançado com os actuais avançados, embora contra este Shaktar tivesse sido melhor visto serem muito fortes, mas Camacho tém que moldar a equipa para jogar na Luz com 2 avançados, senão a equipa vai andar aos soluços e desencontrada, agora reconhecemos que com Peti é mais fácil jogar assim, até porque liberta mais Rui Costa e Katsouranis, Rui hoje esteve apagado, fruto da forte marcação de que foi alvo e também do jogo com o Spoting, o que vai ao encontro do que defendemos que é a de que o Benfica precisa de mais um número dez, pois Rui Costa já não aguenta 2 jogos por semana, o que é de resto compreensível. Katsouranis não está com a pontaria afinada como o ano passado e pensamos que tal se deve ás constantes mudanças de trinco para central. Os uruguaios estiveram bem mais uma vez, temos ali jogadores que nos vão ajudar durante a época sem dúvida. Cardoso está a pagar a Copa América e a pré-epoca, vai ter que ser bem gerida a sua situação, mas tém que ser apoiado e não abandonado. Leiria é o próximo passo e o Benfica tém que lá ir com tudo, para ganhar, e temos boas hipóteses, até porque estes também não estão bem e nao vai estar lá António Costa a apitar....

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Champions League


O Benfica joga daqui a sensivelmente 3 horas uma cartada importante nesta Champions de 2007, ganhar hoje é crucial para as nossas aspirações, depois dos resultados da primeira jornada, há que apanhar os ucranianos no grupo para depois ficar a contar com uma derrota destes em San Siro e com mais vitórias nossas é claro. O Glorioso deve e têm que se qualificar para a fase seguinte, não só pelo dinheiro mas também pelo prestígio que isso envolve, estar no sorteio para os oitavos de final será extremamente importante para o Benfica, pois é lá que vai estar a nata do futebol europeu, é o mínimo que se pode exigir. Este Shaktar não é nenhuma pêra doce, têm um jogador, Brandão, que faz lembrar Drogba do Chelsea na forma como se movimenta e remata, e claro têm Lucarelli o melhor marcador italiano na época transacta. Camacho vai voltar a jogar em 4-5-1, desta vez acho que faz bem pois este Shaktar é muito mais perigoso que o Sporting, mas continuamos a achar que com os dois avançados que temos a melhor táctica é jogar em 4-4-2, é assim nitidamente que os dois se sentem melhor e mais á vontade. Que seja um bom jogo e o Benfica tenha a sorte que não teve em Milão. Uma nota final aqui para dar os parabéns ao Sporting pela vitória de ontem em Kiev, foi a primeira vitória fora na Champions e a quarta vitória fora de todos os tempos nesta competição( acabo de ler isto num excelente post do Eterno Benfica) depois do Utrecht em 1959, o Shelbourne em 1963 e o Floriana em 1972...ano em que nasceu aqui o autor destas linhas loll, por isto apetece dizer que Paulo Bento já merece uma estátua para as bandas de Alvalade, já que no conselho de arbitragem duvidamos que isso venha a acontecer...
O nosso Benfica se ganhar hoje atingirá a 85ª vitória na Champions, faltando apenas 15 para a marca histórica das 100 vitórias nesta competição que esperamos e fazemos votos suceda o mais rápido possível, para além de que se marcarmos 2 golos atingiremos a bonita marca de 500 golos em todas as competições europeias, isto vêm referenciado no blog Eterno Benfica( o link está ali gloriosos blogs) e como o Benfica é Eterno só me apetece acabar dizendo.....Viva o Benfica!